Uma criança que não tem um diagnóstico fechado de autismo, tem suspeita, é recomendado começar atendimento

8 respostas
Uma criança que não tem um diagnóstico fechado de autismo, tem suspeita, é recomendado começar atendimento com fonoaudiólogo? Muito Obrigada!
Olá!
Sim o tratamento é indicado mesmo que o diagnóstico não esteja fechado.O objetivo é de melhorar os sintomas comportamentais , linguagem ,comunicação verbal e não verbal..

Sucesso!

Mais importante do que o diagnóstico é poder ajudar a essa criança. A estimulção da fala é muito importante, e certamente já irá contribuir para a melhoria da criança e inserí-la ainda mais no contexto social.
Sim, pois é muito importante a estimulação da fala mesmo tendo a suspeita.
Quando mais cedo a estimulação melhor.
Olá, independente do diagnóstico fechado autismo, na presença de atraso do desenvolvimento, é fundamental o início de terapias de intervenção precoce, incluindo também fonoaudiologia.
Sim. A terapia fonoaudiológica terá como enfoque a estimulação de interação, comunicação e fala. É muito comum que haja suspeita de autismo quando tais características estão defasadas. Portanto, é importante que se inicie uma terapia fonoaudiológica com profissional com experiência em autismo, mesmo quando o diagnóstico ainda não foi fechado.
Independente de haver suspeita de autismo ou não, se há atrasos na fala é importante sim procurar um fonoaudiólogo para iniciar a estimulação. E procurar o quanto antes uma avaliação completa e acompanhamento com profissionais adequados para checar se a hipótese diagnóstica se confirma (neuropediatra e psicólogo, além do fono) e, caso positivo, iniciar acompanhamento interdisciplinar o quanto antes para maximizar o potencial da criança.
Começar o atendimento com a fono não necessariamente requer um diagnóstico, será visto e tratado as necessidade existentes no momento que a criança se encontra... que complementa as avaliações para um possível diagnóstico.
Olá. A indicação da terapia a ser iniciada irá depender de algumas questões: da idade da criança e das principais dificuldades que ela vem apresentando naquele momento. Caso se trate de uma criança com atraso no desenvolvimento da linguagem, uma avaliação fonoaudiologia poderá ser importante para auxiliar compreensão diagnostica e na estimulcão do desenvolvimento da linguagem. Devemos levar em consideração, entretanto, que para além do estímulo da fala, ou de uma determinada função, deve-se sempre estar atento aos aspectos relacionais envolvidos no processo, que auxiliarão na compreensão do caso e na sua terapêutica. Desta forma, deve-se certificar que o fonoaudiólogo tem uma compreensão das questões de saúde mental e que possa dialogar com outros profissionais da área, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, neurologistas e psiquiatras, quando necessário.