Uma paciente com 81 apresenta, um aneurisma abdominal de aproximadamente 11 centímetros, É cardiopata

4 respostas
Uma paciente com 81 apresenta, um aneurisma abdominal de aproximadamente 11 centímetros, É cardiopata e renal moderado. Quais os prós e os contras numa angioplastia?
Dr. Rodrigo Paez
Cirurgião cardiovascular
São Paulo
Certamente é uma boa indicação para tratamento endovascular (implante de endoprótese - stent)!
O risco principal é de insuficiencia renal pelo uso de contraste. Existem ainda riscos de lesões vasculares nas pernas e, mais raramente, AVCs. Mortalidade baixa, entre 5 a 10% dependendo das co-morbidades.
Todos esses riscos existem na cirurgia aberta em numero muito maior.
Vantagem é rápida recuperação e alta hospitalar precoce.
Pelo tamanho 11cm, o risco de rotura e morte sem tratamento é alto. Deve tratar, se não houver impedimentos maiores.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Alexandre Campos Moraes Amato
Cirurgião vascular
São Paulo
Aneurisma abdominal de 11 centimetros de diâmetro (não extensão) é bem grande, com alto risco de ruptura. É preciso avaliar o risco cirúrgico do paciente e sua expectativa de vida. A colocação de uma endoprótese depende de uma anatomia favorável, o que nem sempre é possível se o aneurisma tiver mesmo esse tamanho. É preciso ponderar tanto a viabilidade do procedimento, quanto os benefícios para o paciente. Sugiro conversar com um Cirurgião Vascular e Endovascular.
Dr. Marcos Luis Martins Santos
Cirurgião vascular
Salvador
Concordo com as opiniões anteriores, as quais se completam, a qualidade e expectativa de vida do paciente são fatores primordiais, assim como a anatomia favorável a correção endovascular ( implante de endoprótese ), atentar também que a medida determinante é o diâmetro e não a extensão, importante discutir a experiência do profissional com a técnica e as possíveis intercorrências, de tal forma a consulta com um cirurgião vascular se faz bastante necessária para esclarecer as dúvidas de forma satisfatória.
Dr. Vicente Freire Gonçalves Junior
Cirurgião vascular
Fortaleza
Olá boa noite, acho que você deve estar falando do implante de uma endoprotese no aneurisma. Com 81 anos deve-se avaliar bem a expectativa de vida com saúde! O implante dessa endoprotese é mais seguro e com menor chance de morte em relação a uma cirurgia convencional. Porém não é isento de riscos. Se a família vê no parente uma pessoa que apesar da idade leva uma vida ativa, que apesar das comorbidades tem um dia a dia bem saudável com certeza poderemos acreditar que possa viver mais de 2 anos e bem. Pois a chance de morte por rompimento do aneurisma de 11 cm é maior que 60% em um ano! Logo em dois anos a chance que ele rompa e seu familiar faleça é muito alta. Portanto faria a cirurgia. Agora tratando-se de uma pessoa acamada com uma vida bem limitada, onde a família vê um risco de acontecer o pior em breve é melhor manter o convívio com a família e negar-se a fazer um procedimento tão arriscado. Converse com seu cirurgião vascular e boa sorte!

Especialistas

João Paulo Martins Campos

João Paulo Martins Campos

Cirurgião vascular

Uberlândia

Victor Sampaio Barreto

Victor Sampaio Barreto

Cirurgião vascular

Salvador

Camila Kill

Camila Kill

Angiologista, Cirurgião geral

São Paulo

Luiz Otávio Otero Genelhú

Luiz Otávio Otero Genelhú

Cirurgião vascular, Angiologista

São Paulo

Alexandre Colmanetti

Alexandre Colmanetti

Cirurgião vascular

Araraquara

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 170 perguntas sobre Aneurisma da Aorta Abdominal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.