Uma pessoa com o Transtorno bipolar pode matar ?

4 respostas
Uma pessoa com o Transtorno bipolar pode matar ?
Pode-se generalizar que todas pessoas com transtornos psiquiátricos e mesmo as que não tem nenhum, são passíveis de praticar um crime de morte.

Matar não é é prerrogativa dos pacientes psiquiátricos. Mães com TAB em fase depressiva podem matar o bebê ou cometer suicídio. Pacientes com quadros maníacos extremos, que tenham sintomas psicóticos delirantes, estando sem tratamento,podem cometer atos violentos, um crime ou podem expor-se a situações de risco, que poderão levá-lo à morte. Pacientes com retardo mental podem praticar homicídio. Pacientes com patologias Dual (TAB e drogas), podem, em situações extremas, cometer homicídio.

ENTRETANTO TODOS ESSES CASOS SÃO EXTREMAMENTE RAROS. Não são um padrão.

Sua pergunta é se pode matar. Sim, qualquer pessoa pode, entretanto os estudos de PSIQUIATRIA FORENSE afirmam que as pessoas ditas normais matam mais do que os pacientes psiquiátricos.

Uma pessoa sem transtorno nenhum, pode matar?
Não.
A inimputabilidade (ausência de responsabilidade por seus atos) só é conferida em alguns casos e serão necessárias provas, de que no momento do ato a pessoa não tinha noção do que fazia, só a doença não torna ninguém incapaz de ter julgamento do que é certo!!! Portanto dependerá do tipo de doença, da fase em que se encontrava e se haviam sintomas que deixaria alguém inapto para fazer um julgamento do que é correto ou não, e ainda assim de comprovação em juízo das provas de qualquer ato cometido (roubo, morte, injúria etc).
Atenciosamente,
Dra. Karina Barradas
Uma pessoa com transtorno bipolar pode acabar em situações de perigo de vida. Nos episódios depressivos ela pode ficar deprimida a ponto de ter ideações suicidas. Em contra-ponto, no momento de euforia ela pode se sentir tão bem e não tomar alguns cuidados básicos de segurança pessoal. Há também o estado de euforia em que individuo pode ficar agressivo, o que pode lhe conferir alguns outros perigos.
Sendo extremo, pode-se dizer que o individuo com transtorno bipolar pode suicidar-se no momento depressivo da psicopatologia, assim como pode perder a vida no episodio eufórico, por acabar menosprezando ou não dando importância a alguns riscos. Neste sentido, se o episodio eufórico apresentar um comportamento agressivo em conjunto, o individuo poderia chegar a matar outra pessoa, talvez por acabar entrando em uma briga e acabar se excedendo.

Mas isso tudo não é uma regra.
É mais "fácil" o individuo com TB suicidar-se ou perder a vida do que acabar matando outra pessoa

Abraço!
Na sua dúvida percebo que há uma preocupação associada ao bipolar e risco de suicídio.
Se este foi pensamento associado quanto deixou aqui para nós sua Dúvida.. muito importante que falar sobre o assunto com médico que faz acompanhamento, pois o risco de evolução da doença difere de cada caso. Avaliação do médico que acompanha colabora para melhor desenvolvimento do que será necessário para ajuda lo.