Uma pessoa com toc de pensamentos repugnantes, pode não ter compulsões?

14 respostas
Uma pessoa com toc de pensamentos repugnantes, pode não ter compulsões?
Sim, uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de pensamentos repugnantes pode não apresentar compulsões visíveis. Existem diferentes manifestações do TOC e nem sempre estão presentes as compulsões físicas.

Olá, é possível apresentar pensamentos intrusivos sem necessariamente apresentar compulsões aparentes. Agora é necessário investigar de forma terapêutica o que seria um "pensamento repugnante" para você, pois pode não estar associado a algum tipo de transtorno mas sim diretamente com sua angústia. Procure ajuda psicológica e se possível uma psicoterapia. Boa sorte!
Um possível Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio complexo que pode sim apresentar somente obsessões sem compulsões, mas as compulsões podem não ser visíveis ou aparentes em alguns casos, por exemplo, elas podem se manifestar de maneira mais sutil, como repetir mentalmente certas palavras ou realizar rituais internos, como contagem mental como tentativa de aliviar a ansiedade. Caso a dúvida seja para você ou conhecido, é importante em ambos os casos considerar que a Terapia pode ajudar a tratar os sintomas do transtorno e os pensamentos intrusivos. Boa sorte! Abraço.
Sim. No TOC (transtorno obsessivo compulsivo), os pensamentos repugnantes configurariam a parte “obsessiva” do transtorno. A pessoa pode ter o transtorno sem, necessariamente, apresentar comportamentos “compulsivos”
Olá! Muitas pessoas com TOC podem não ter compulsões geradas pelo mesmo.
Porém esses pensamentos intrusivos (chamados de egodistônicos) trazem muito sofrimento, por não estarem conectados com seus valores e princípios.
Realizar a psicoterapia nesse caso poderá diminuir os sintomas, que seriam esses pensamentos intrusivos, e quando vierem, o autoconhecimento pode ajudar o regulamento dessas emoções geradas pelo pensamento.
Espero ter respondido sua pergunta :)
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120
Boa noite
Sim. Você pode ter apenas obsessões. Indicado para tratar com terapia comportamental
Sim, a pessoa que tem o Toca ela.pode ou não desenvolver comportamentos.compulsivps. Mas é necessário entendermos também sobre a incidência dos pensamentos, pois se for algo muito recorrente pode estar virando uma compulsão.O mais importante e você
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Sim, é um toc somente com obsessões (pensamentos repetitivos e experimentados como terrives). A Terapia Cognitivo Comportamental é uma ótima terapia para esse transtorno.
Abraço!
Olá, tudo bem? Você tem o diagnóstico formulado por um profissional? O TOC é um transtorno complexo, e compulsoes PODE SER uma das consequências dele, principalmente se ela está relacionada a traços de perfeccionismo na execução das tarefas, ou da falta de motivação. O TOC pode envolver intrusões de pensamentos indesejados e repetitivos. É importante entender que o TOC é uma condição de saúde mental caracterizada pela presença de obsessões (pensamentos intrusivos e indesejados) e compulsões (comportamentos repetitivos realizados em resposta às obsessões) que causam sofrimento significativo. Mas nao so isso! e complexo fechar um diagnostico e apenas com seu relato naotem como saber.Um pensamento intrusivo pode ser um gatilho que desencadeia esse processo. É recomendado o acompanhamento com psicólogo e psiquiatra para entender, manejar e até mesmo diminuir essas obsessões.
Um pensamento intrusivo pode ser um gatilho que desencadeia esse processo. É recomendado o acompanhamento com psicólogo e psiquiatra para entender, manejar e até mesmo diminuir essas obsessões.
É importante se perguntar: o que você valoriza, o que te conecta com o que é significativo para você? Quais experiências te fazem se sentir inteiro (a)? Você tem conseguido ter essas experiências? Um possível diagnóstico de TOC pode interferir sim no modo como vc foca ou não, mas eu não me preocuparia tanto com o diagnóstico e sim com se fazer perguntas que possam te ajudar a refletir sobre como você está nesse momento e como isso se relaciona em manter ou não sua mobilização emocional (foco) no que é importante para você. O fato de você ter formulado e postado sua questão aqui neste site é um indício de esperança e de que você pode chegar onde deseja! bom dia! '''''''''''@leticiafernandespsi''''''''''''
Olá!
Nem sempre quem tem o TOC de pensamentos repugnantes, tem também compulsão alimentar e vice versa.
Uma pessoa com TOC pode não apresentar compulsões (apenas obsessões). Entretanto, as compulsões podem manifestar-se através de comportamentos ou de atos mentais repetitivos, excessivos ou irracionais. Ou seja, nem toda compulsão ocorre em forma de comportamento.
Ola... O Transtorno Obsessivo Compulsivo, tem esse nome porque a Obsessão faz parte da Cognição, ou seja, dos pensamentos e a Compulsividade é parte do comportamento repetitivo que a pessoa começa a manifestar quando os pensamentos não consegue elaborar uma forma de alívio. Procure um profissional da Terapia Cognitivo e comportamental, ele irá trabalhar no aqui e agora ,proporcionando alivio, pois se você ainda não desenvolveu alguma compulsão, poderá em qualquer momento apresentar se os pensamentos ainda estiverem obsessivos. Espero ter construindo para sua dúvida.
Sim, é possível que uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) tenha predominantemente obsessões, que são pensamentos intrusivos e indesejados, sem a presença marcante de compulsões. No TOC, as compulsões são comportamentos ou atos mentais repetitivos que a pessoa realiza em resposta às obsessões, visando aliviar a ansiedade associada. é crucial buscar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo cognitivo-comportamental, para uma avaliação completa e a implementação de estratégias terapêuticas apropriadas.
Entendi, vamos lá!
Quando se trata de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), é comum haver uma associação entre obsessões e compulsões. As obsessões referem-se a pensamentos, impulsos ou imagens intrusivos e persistentes que causam muita ansiedade. No caso de pensamentos repugnantes, esses podem ser considerados como uma forma específica de obsessão. Eles podem ser extremamente angustiantes, interferindo no funcionamento diário da pessoa e causando um grande sofrimento emocional.
Por outro lado, as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa realiza em resposta às obsessões, com o objetivo de reduzir a ansiedade ou prevenir um evento temido. No entanto, nem todas as pessoas com TOC apresentam compulsões perceptíveis.
É importante ressaltar que as obsessões podem ser encontradas em outros quadros psiquiátricos além do TOC, o que traz a importância de uma avaliação precisa por parte de um profissional de saúde mental para um diagnóstico adequado.
Quanto ao manejo desses pensamentos repugnantes, tanto a intervenção psiquiátrica quanto a psicológica podem ser benéficas. O tratamento psiquiátrico pode envolver o uso de medicação para ajudar a controlar os sintomas, enquanto a terapia é frequentemente recomendada para ajudar a pessoa a reconhecer e modificar padrões de pensamento obsessores. Com o apoio apropriado, é possível aprender estratégias para lidar com os pensamentos obsessivos e viver uma vida mais plena.
Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição para ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!