Uma pessoa esquizofrênica pode ser fanática religiosa e acreditar que como Deus não julga ninguém,

5 respostas
Uma pessoa esquizofrênica pode ser fanática religiosa e acreditar que como Deus não julga ninguém, ela também não deve julgar ninguém, independente de ser assassino, pedófilo, etc?
O esquizofrênico cria sua realidade, quando há um fanatismo religioso e ele acredita no que esta sendo reverenciado, ele vai intensificar este aspecto e obedece-lo como uma lei, porém é necessário um acompanhamento psicológico para identificarmos e conhecermos sua realidade.

No quadro de esquizofrenia há uma alteração no juízo de realidade e, caso esta pessoa esteja em um momento de "surto psicótico", poderá ter ideias fixas sobre religião, sim. Neste caso, se a crença sobre julgamento é algo que gera um sofrimento para o paciente ou que o deixa disfuncional (com dificuldades nos relacionamentos e nas realizações do dia a dia), estamos lidando com um problema e o auxílio de um profissional será bem vindo.
Olá, tudo dependerá do histórico deste paciente, precisará verificar se a doença está relacionada com a questão religiosa, ou se a religião foi agregada a doença, são muitos fatores e todos devem ser compreendidos ponto a ponto.
Se essa pessoa a qual você considera esquizofrênica não julga quem quer que seja ela não está delirando. A prerrogativa de julgar pertence a juízes togados e não à opinião pública. Os religiosos dirão que apenas Deus pode julgar os atos humanos e nesse sentido não há fanatismo mas saudavel exercício de artigo de fé.
Devemos considerar que o exercício do juizo e crítica de alguém com esse transtorno é peculiarmente diferente, se comparado ao de um indivíduo sem essa condição. Assim como, a forma como vivencia suas crenças.
Todos possuem um sistema de crenças que modula percepções, julgamentos e emoções. Ocorre que no esquizofrênico, esse conjunto de crenças é acessado, muitas vezes, com rigidez e perseverança, onde a flexibilização se torna difícil, inviabilizando formas alternativas de enxergar os eventos da vida.
Grande abraço