Uma pessoa esquizofrênica pode ser fanática religiosa e acreditar que como Deus não julga ninguém,

5 respostas
Uma pessoa esquizofrênica pode ser fanática religiosa e acreditar que como Deus não julga ninguém, ela também não deve julgar ninguém, independente de ser assassino, pedófilo, etc?
O esquizofrênico cria sua realidade, quando há um fanatismo religioso e ele acredita no que esta sendo reverenciado, ele vai intensificar este aspecto e obedece-lo como uma lei, porém é necessário um acompanhamento psicológico para identificarmos e conhecermos sua realidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No quadro de esquizofrenia há uma alteração no juízo de realidade e, caso esta pessoa esteja em um momento de "surto psicótico", poderá ter ideias fixas sobre religião, sim. Neste caso, se a crença sobre julgamento é algo que gera um sofrimento para o paciente ou que o deixa disfuncional (com dificuldades nos relacionamentos e nas realizações do dia a dia), estamos lidando com um problema e o auxílio de um profissional será bem vindo.
Olá, tudo dependerá do histórico deste paciente, precisará verificar se a doença está relacionada com a questão religiosa, ou se a religião foi agregada a doença, são muitos fatores e todos devem ser compreendidos ponto a ponto.
Se essa pessoa a qual você considera esquizofrênica não julga quem quer que seja ela não está delirando. A prerrogativa de julgar pertence a juízes togados e não à opinião pública. Os religiosos dirão que apenas Deus pode julgar os atos humanos e nesse sentido não há fanatismo mas saudavel exercício de artigo de fé.
Devemos considerar que o exercício do juizo e crítica de alguém com esse transtorno é peculiarmente diferente, se comparado ao de um indivíduo sem essa condição. Assim como, a forma como vivencia suas crenças.
Todos possuem um sistema de crenças que modula percepções, julgamentos e emoções. Ocorre que no esquizofrênico, esse conjunto de crenças é acessado, muitas vezes, com rigidez e perseverança, onde a flexibilização se torna difícil, inviabilizando formas alternativas de enxergar os eventos da vida.
Grande abraço

Especialistas

Graciela Souto Maior Braga Portela

Graciela Souto Maior Braga Portela

Psiquiatra, Médico perito

Limoeiro

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.