uma pessoa pode ter um surto uma vez e nunca mais apresentar outros surtos?

3 respostas
uma pessoa pode ter um surto uma vez e nunca mais apresentar outros surtos?
Alguns pacientes podem ter um evento único na vida, o que chamamos de síndrome clinica isolada.

Outros podem ter o diagnóstico confirmado de Esclerose Múltipla e mesmo assim apresentar poucos surtos ao longo da vida.

Existem formas mais brandas da doença.

A Esclerose Múltipla é uma doença desmielinizante do sistema nervoso central. A doença pode ser classificada segundo a ocorrência dos surtos e pela progressão dos sintomas. A diferenciação entre as várias formas clínicas é útil para se estimar o prognóstico e ajudar na escolha do tratamento. O objetivo do tratamento é diminuir a frequência e a intensidade dos surtos bem como reduzir o número de lesões ativas à ressonância magnética. Dessa forma, impedir que o paciente tenha novos surtos é uma meta do tratamento. É imprescindível o acompanhamento neurológico contínuo.
A Esclerose Múltipla é uma doença com uma manifestação muito diferente entre os pacientes. Existem casos de pacientes que apresentam apenas um surto por um longo período de tempo. A média normal é de um surto por ano nos pacientes sem tratamento,mas há casos de pacientes que possuem uma doença muito leve, apresentando poucos surtos e bem espaçados. Nestes casos, é necessário acompanhar com a realização regular de Ressonância de Crânio, pois podem estar havendo surtos sem sintomas clínicos. O acompanhamento com um neurologista é muito importante para melhor avaliação.