Uma pessoa que sempre praticou atividade física ao longo da vida e que sempre ingeriu cálcio regularmente
5
respostas
Uma pessoa que sempre praticou atividade física ao longo da vida e que sempre ingeriu cálcio regularmente corre o risco de ter osteoporose na terceira idade ?
Sim. Existem vários fatores que podem levar ao quadro de osteoporose.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Infelizmente corre sim, pois existe um componente denominado “genética “, que pode levar o indivíduo ao longo de sua vida, por mais saudável e rica em fatores que auxiliem, a desenvolver a osteoporose, porém é claro, com menos chance de ser mais grave daquele que não se preparou para o envelhecimento!
Mesmo com hábitos saudáveis dependendo da história familiar e de fatores como por exemplo se usou ou não alguma medicação ou apresentou alguma doenças como artrite reumatóide, menopausa precoce e alterações hormonais podem aumentar o risco de ter osteoporose.
A osteoporose tem varias outras causas além da baixa ingesta de cálcio ou sedentarismo. Temos diversas causas hormonais desde hiperparatireoidismo, déficit de hormônios sexuais, hipertireoidismo, déficit de Vitamina D, uso crônico de álcool, tabagismo. Além da menopausa que é o maior fator de perda óssea. Procure um endocrinologista para avaliar melhor a causa da osteoporose.
A prática de atividade física regular e ingesta de cálcio são muito importantes para a saúde dos ossos, ajudam a prevenir osteoporose e podem fazer parte do seu tratamento. Contudo, há outros fatores de risco para o desenvolvimento desta doença, como: idade, sexo, histórico familiar, tabagismo, uso prolongado de corticoides, dentre outros.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 65 anos tenho osteoporose e faço tratamento com ortopedista que me receitou prolia de 6 em 6 meses. Tomei uma dose em 14/07/25. Tenho que tomar a próxima dose exatamente em 14/01/26 ou posso tomar um pouco antes ou depois do dia 14/01/26?
- fiz o exame de osteoporose, deu alterado mandaram procurar o especialista.Qual medico procuro?
- Bom dia, tomei uma dose da prolia e não tomarei mais, tem algum problema parar após a primeira dose?
- Tenho Sidrome Nefrótica, pressão alta,de vez em quando a diabete sobre,tomo Gliclazida e outro medicando a noite para controlar a diabete,fez um ano que fiz exame da osteoporose,tomo Resindronato 35 mg a mais de um ano,fiz os exames a médica falou que osteoporose está boa,tomo remédios de pressão,e tenho…
- É verdade que a Alimentação com cálcio e vitamina D trata e previne Osteopenia ?
- Quais os Alimentos ruins para a saúde óssea ? .
- Estou grávida, não consigo engolir comprimido. Posso triturar o comprimido carbonato de cálcio diluir na água e beber?
- Osteoporose: exame de densitometria é o único para o diagnóstico?
- Estou com osteoporose, tenho 61 anos ,minha endócrino, receitou prolia 60mg.gostaria de tirar a dúvida, pois faço uso de imunoglobulina, por deficiência de igg. Eu li que este medicamento afeta sistemas imunológicos, pode me responder?
- Hola para repor vitamina k2 tengo que interroper a sinvadtatina? Pois faço uso dela
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 159 perguntas sobre Osteoporose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.