Uma vez que apresento incontinência fecal/anal terei que conviver pro resto da minha vida? Vi que são

3 respostas
Uma vez que apresento incontinência fecal/anal terei que conviver pro resto da minha vida? Vi que são poucas as opções terapêuticas e nenhuma leva a cura, no máximo diminui os sintomas... Fiz anuscopia e manometria e todos normais, mas continuo com incontinência para flatos. Pode ser psicológico?
Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Para a incontinência anal / fecal , assim como para todas as doenças, os exames auxiliam no diagnóstico que por princípio é clínico. Para uma adequada avaliação podem ser necessários outros exames como colonoscopia, defecografia e trânsito intestinal por exemplos.Testes terapêuticos também podem ser empregados, assim como um acompanhamento multidisciplinar com nutricionista e fisioterapeuta, por exemplo. Para alguns casos, há indicação de implante de um neuromodulador sacral, técnica minimamente invasiva e que proporciona ótimos resultados com praticamente nenhum efeito colateral.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Alini Cardoso
Fisioterapeuta
Londrina
O que ajuda a manter a fezes e flatos são músculos e ligamentos. Assim como qualquer outra atividade e/ou músculo se deve aprender a controlar e nesse caso saber identificar qual é o músculo correto a ser trabalhado e de que forma será exercitado. O grupo de músculos chamado períneo é o responsável para sustentar órgãos internos da região abdominal, urina, fezes e flatus. Como qualquer outro músculo a atividade física é recomendada que seja feita sempre. Então com técnicas da fisioterapia pélvica ou coloproctológica te ajudarão a controlar e até mesmo evacuar melhor. Alimentação e ingesta hídrica adequada é essencial. Abraços
Dra. Juliani Bittencourt
Fisioterapeuta
Cabo Frio
Existe fisioterapia para incontinência fecal. Isso ocorre devido a uma flacidez no seu esfíncter externo, que é responsável por manter a continência de fezes e gases. O que você tem que fazer é fortalecer toda essa estrutura e também seu assoalho pélvico, e para isso é necessário uma fisioterapia específica.

Especialistas

Marcelo Tonus

Marcelo Tonus

Cirurgião geral

São José dos Campos

Nayara Campos

Nayara Campos

Fisioterapeuta

Londrina

Laís Sanches Jerônimo

Laís Sanches Jerônimo

Fisioterapeuta

Pindamonhangaba

Bruna Biazi

Bruna Biazi

Coloproctologista

Erechim

Gabriela Santos

Gabriela Santos

Fisioterapeuta

Botucatu

Suellen Fernandes Rodrigues

Suellen Fernandes Rodrigues

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Incontinência fecal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.