Usei aparelho fixo na adolescência e o retirei ao completar 18 anos. Acredito que na época não tenha

6 respostas
Usei aparelho fixo na adolescência e o retirei ao completar 18 anos. Acredito que na época não tenha usado o aparelho móvel pelo tempo correto e hoje, aos 33 anos percebo que meus dentes tem desalinhado ao longo dos anos. É possível usar uma contenção após tantos anos para evitar mais desalinhamento ainda?
Olá, boa tarde.
Tenho algumas considerações a respeito das suas colocações.

Nossos dentes se movem constantemente, até o resto da vida. Ou seja, o tempo "correto" de uso do aparelho móvel, eu digo que é "eternamente + 10 anos". Obviamente, não é uso intenso pelo resto da vida. Preconizo usar por 6 meses durante o dia todo (com acompanhamento mensal, para que eu faça os ajustes), e só tirar pra comer (usar inclusive para dormir). Após este período, usar somente para dormir (mas, se quiser, pode usar por mais tempo também!).
Não gosto daquela contenção fixa, que é presa na parte interna dos dentes inferiores (por uma série de problemas que ela causa ... se quiser me adicionar no whatsapp, posso explicar os motivos). Faço contenção móvel superior E inferior.

Sobre o tanto que seus dentes se moveram: precisaria avaliar se é possível realinhá-los com o aparelho móvel, ou se seria necessário recolocar o aparelho fixo, ou alinhador estético (invisalign, entre outros). Mas, respondendo sua pergunta, é possível, sim, fazer uma contenção em você, para evitar que seus dentes se desalinhem mais.

Espero ter ajudado =D

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A contenção serve exatamente para manter os dentes na atual posição em que eles se encontram, por isso é indicado o uso após o término do tratamento ortodôntico. Então sim, você pode usar uma contenção para evitar que eles se movam mais, mas pra realinhar novamente só com um tratamento ortodôntico, que com uma avaliação de um especialista irá te indicar qual o melhor meio de tratamento.
Dr. Humberto Filho
Dentista
Salvador
Ola boa tarde , como já houve uma movimentação de recidiva o uso da contenção nesse estágio não seria apropriado pois os dentes já saíram da posição , o mais interessante seria fazer uma consulta de avaliação com o ortodontista para avaliar melhor o seu caso.
Dra. Karin Astrid
Dentista
Porto Alegre
Claro que pode... se você só quer prevenir de mais desalinhamento, pode colocar agora sim!
Dra. Ana Cristina Maia de Oliveira
Dentista, Especialista em harmonização orofacial
São José do Rio Preto
Isto é natural que está acontecendo, pois você está encolhendo e sua boca também. Podemos realinhar os dentes com plaxas alinhadoras e colar as contenções novamente.
Se sua intenção é evitar mais movimentação, sim, pode usar. Mas existem outras alternativas que podem restaurar o alinhamento e nivelamento como alinhadores dentários

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 849 perguntas sobre Aparelho ortodôntico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.