Uso 0.5mg de rivotril há 2 anos o uso prolongado causa problemas de saúde? Tenho síndrome do pân

3 respostas
Uso 0.5mg de rivotril há 2 anos o uso prolongado causa problemas de saúde? Tenho síndrome do pânico.
Olá, simpode causar dependencia, importante é não só usar a medicação para tratamento de sindrome de pânico , procurar atividades como yoga, natação e terapia comportamental cognitiva ajudam muito.
O clonazepan 0,5mg para as crises eventuais ok

Caro paciente,
De fato o rivotril (clonazepam) é eficaz no tratamento do transtorno do pânico, porém há vários problemas associados ao seu uso, como dependência, síndrome de abstinência, comprometimento cognitivo (como sonolência, falta de coordenação motora), aumento do risco de acidentes de trânsito, aumento do risco de fratura de quadril em idosos e até risco aumentado de desenvolver demência quando (atenção: não é que o rivotril cause demência, o que os estudos dizem é pessoas que fizeram uso crônico de benzodiazepínicos - classe de medicamentos à qual o rivotril pertence - têm maior risco de desenvolver demência em comparação a pessoas que não fizeram). Por conta desses fatores, associado ao fato de que há outras medicações eficazes para o pânico, já existem recomendações orientando que os benzodiazepínicos sejam prescritos de forma contínua por no máximo um mês. Atenciosamente, Dr. Marcos Clint Leal.
Existem diversos estudos que demonstram a eficácia e a segurança do uso do Rivotril no tratamento da Síndrome do Pânico no longo prazo (períodos tão longos quanto 5 anos). Como o Transtorno de Panico costuma ser uma condição crônica, não é raro encontrarmos pacientes que farão uso de muito longo prazo desse remédio, alguns pela vida toda. O fato é que, se o paciente estiver tendo boa resposta e estiver bem adaptado aos efeitos colaterais, não há o temer com o tratamento, desde que mantido o acompanhamento médico adequado. Outra coisa que precisa ser ressaltada é que voce jamais deverá interromper o uso desse remédio de maneira abrupta, pelo risco de ter sintomas de retirada. Mas isso também pode ocorrer com outras medicações que são utilizadas para tratar Panico e Ansiedade.