Uso vortioxetina e lisdexanfetamina. Meu médico sugeriu associar buspirona p/ ansiedade. Essa combin

3 respostas
Uso vortioxetina e lisdexanfetamina. Meu médico sugeriu associar buspirona p/ ansiedade. Essa combinação é segura e a buspirona costuma ajudar na ansiedade de base, especialmente em quem usa estimulantes?
Boa Tarde, essa combinação e segura . mesmo com psicoestimulantes .. a buspirona melhora sua ansiedade ! bjokas

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde!

Obrigado por compartilhar suas medicações e a situação. A associação de venvanse com vortioxetina geralmente é considerada segura, sem interações significativas conhecidas. A buspirona pode ser útil no manejo de ansiedade de base, inclusive em pessoas que utilizam estimulantes como a lisdexanfetamina, pois não costuma potencializar efeitos estimulantes ou causar grande sedação.

Ainda assim, cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando histórico, dose e tolerância, para garantir segurança e eficácia do tratamento.

Se desejar, podemos agendar uma consulta para revisar sua medicação e discutir a melhor estratégia para controlar a ansiedade!
Dra. Ilana  Souza
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Oiii!
De forma geral, essa combinação pode ser usada sim, mas precisa de acompanhamento.
A buspirona é um ansiolítico que age na serotonina e costuma ajudar na ansiedade de base, principalmente aquela mais constante, sem dar sedação ou dependência. Em quem usa estimulante (como lisdexanfetamina), às vezes ela é associada justamente para reduzir tensão, inquietação ou ansiedade que o estimulante pode acentuar.
A combinação com vortioxetina exige apenas atenção a sintomas de excesso de serotonina (algo raro, mas possível), como agitação importante, tremores, sudorese excessiva ou taquicardia.
Em resumo: pode ser uma estratégia válida, sim. O importante é acompanhar a resposta nas primeiras semanas...

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.