Utilizei o vaso sanitário de um pronto-socorro e respingou água nas minhas nádegas. Não puxei a desc

2 respostas
Utilizei o vaso sanitário de um pronto-socorro e respingou água nas minhas nádegas. Não puxei a descarga antes de usar, mas, aparentemente, estava bem limpo. Posso ter contraído hepatite a ou alguma outra doença? Obrigado.
Dra. Nancy Villaron
Infectologista
Indaiatuba
É improvável contrair hepatite A por respingo de água na pele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Entendo sua preocupação, mas gostaria de te esclarecer que p risco de contrair hepatite A ou outra infecção por respingo de água de vaso sanitário sobre a pele íntegra das nádegas é extremamente baixo, ou seja, praticamente nulo.

A hepatite A se transmite pela via fecal-oral, ou seja, pela ingestão do vírus (mãos ou água/alimentos contaminados levando à boca). Sem ingestão e sem contato com mucosas (boca/olhos) ou feridas abertas, não há indicação de exames, profilaxia ou medicamentos. HIV, hepatite B/C e outras ISTs não se transmitem por assento/água de vaso sanitário.

Atenção aos sinais de alarme:

- Icterícia (pele/olhos amarelados), urina escura, fezes claras.
- Dor abdominal intensa, náuseas/vômitos persistentes.
- Diarreia com sangue, febre alta persistente ou sinais de desidratação.

Nas situações futuras que isso possa ocorrer, as orientações são estas:
- Higienize a pele e as mãos com água e sabão após o uso do banheiro e evite levar as mãos à boca/olhos.
- Não há necessidade de exames ou vacina de “urgência” para este tipo de situação.

Verifique se seu esquema vacinal está atualizado: hepatite A (2 doses) e hepatite B (3 doses) são recomendadas e protegem para exposições futuras. Também há vacina combinada hepatite A+B disponível e que simplifica o esquema de imunização
Se surgirem sintomas gastrointestinais nas próximas 2–6 semanas, procure avaliação presencial para orientação e, se indicado, os testes necessários.

Especialistas

Nathalie Uski

Nathalie Uski

Infectologista

Campinas

Raphaella Teixeira

Raphaella Teixeira

Enfermeiro

Belém do Pará

Rafaela Fernandes Nascimento

Rafaela Fernandes Nascimento

Infectologista

Goiânia

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Gastroenterologista

Curitiba

Maria Cristina Gama de Oliveira

Maria Cristina Gama de Oliveira

Infectologista

Rio de Janeiro

Carolina Arana Stanis Schmaltz

Carolina Arana Stanis Schmaltz

Infectologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Hepatite A
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.