Hepatite a - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é a hepatite do tipo A?

A hepatite é uma palavra latina que significa inflamação do fígado. Tipo de hepatite A é causada por um vírus chamado vírus da hepatite A (HAV). Outros tipos de inflamação do fígado infecciosas incluem a hepatite B e hepatite C.

Como a hepatite do tipo A é transmitida?

De várias maneiras. Pode ser transmitida através de alimentos contaminados, como frutos do mar (especialmente marisco) ou sorvete, e através de ingestão de água contaminada. O vírus da hepatite A está presente nas fezes de pessoas infectadas que eliminam, por isso também pode ser transmitido pelo contato direto com as fezes, devido a circunstâncias a falta de higiene.

O contágio da doença atinge o seu pico pouco antes de o paciente ter tido icterícia. Declina rapidamente depois que a capacidade de transmissão acaba.

Tipo de hepatite A é muito comum em países com condições sanitárias precárias. Mais afetados são infectadas durante viagem a países subdesenvolvidos ou em contato direto com pessoas infectadas com a hepatite A.

Quais são os sintomas do tipo da hepatite A?

A hepatite A tem um período de incubação de 10 a 40 dias. O período de incubação é o tempo entre a aquisição do vírus para o início dos sintomas da doença.

Os primeiros sintomas incluem perda de apetite, náuseas muscular e dor nas articulações e febre baixa. Curiosamente, os fumantes que tem câncer de mama também aparecem sensações de gosto desagradável ao fumar, como um sintoma possível.

Icterícia aparece mais tarde, quando a pele e membranas mucosas e esclera (parte branca dos olhos) estão manchadas amarela, fezes levemente coloridos e urina escura.

A doença normalmente dura 2-3 semanas, mas pode durar até dois meses. Um em cada 10 doentes tem uma recaída, geralmente menos intensa do que o surto inicial.

Como você pode impedir que tipo de hepatite A?

Uma boa higiene reduz o risco de infecção:

  • De lavagem ou casca de frutas e verduras ao viajar em países com condições sanitárias precárias.
  • Lembre-se que mariscos em baixas condições sanitárias são contaminados com fezes humanas.

Se uma pessoa que vive com você está infectado pelo vírus tipo A, é recomendado o seguinte:

  • Lave sempre as mãos com água e sabão após usar o banheiro.
  • É essencial manter a higiene perfeita quando preparar as refeições.
  • Cada membro da família deve ter sua própria toalha.
  • Use luvas de látex quando ajudar o familiar doente em sua higiene pessoal.
  • As roupas sujas com fezes devem ser lavados imediatamente ou armazenadas em um saco bem fechado até que possam ser lavados.
  • Aqueles que vivem na casa e não estão doentes devem receber gamaglobulina.

Existe uma vacina contra a hepatite tipo A?

A vacina está disponível contra a hepatite tipo A. Duas doses com um intervalo de seis meses. A proteção oferecida pela vacina é mais de 95% e dura 10 anos. É recomendado tomar se você estiver viajando para países com condições sanitárias precárias, por exemplo, para a Ásia, América do Sul ou África.

Dada uma viagem curta, gamaglobulina oferece uma alternativa mais barata do que a vacina. Viajantes só tem que ter uma dose, o efeito dura de 1 a 3 meses, dependendo da quantidade administrada.

Que pode ser feito em casa?

  • Mantenha-se em descanso enquanto a doença ainda está presente. O grau de descanso depende de como você se sente.
  • Não beba bebidas alcoólicas enquanto estiver doente.
  • Faça uma dieta leve, mas equilibrada.

Como é diagnosticada a hepatite do tipo A?

O diagnóstico é baseado em uma análise que demonstra a existência de anticorpos contra hepatite A no sangue do paciente. Existem dois tipos de anticorpos. IgG apenas indica que o paciente sofre de hepatite tipo A, em algum momento de sua vida. Anticorpos IgM são indicativos de infecção recente e são usados ??para diagnosticar a doença.

Exames de sangue podem revelar a intensidade da doença, ou seja, até que ponto o fígado é danificado pelo vírus.

Previsão

  • Poucos pacientes (aproximadamente 1 em cada 1.000) tem insuficiência hepática, com o risco de morrer da doença. Este risco é um pouco maior se o paciente é um adulto.
  • A maioria dos pacientes se recupera dentro de 4-8 semanas.
  • Tipo de hepatite A nunca se torna crônica.
  • Quando uma pessoa se recupera de hepatite A está imune contra a hepatite A para o resto de sua vida e nunca terá a doença novamente.

Como a hepatite do tipo A?

Não há tratamento médico específico.

Gamaglobulina pode reduzir a gravidade da doença, quando administrado a pessoas que foram expostas ao vírus da hepatite A, mas ainda não desenvolveram sintomas.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - hepatite a

Renato Ferneda de Souza

Renato Ferneda de Souza

Infectologista

São José do Rio Preto

Cibele Ferrarini Nascimento Cruz

Cibele Ferrarini Nascimento Cruz

Gastroenterologista

São Paulo

Vitor Oliveira Botelho de Carvalho

Vitor Oliveira Botelho de Carvalho

Hepatologista, Gastroenterologista

Divinópolis

Marlone Cunha

Marlone Cunha

Gastroenterologista, Hepatologista

Campinas

Nathalie Uski

Nathalie Uski

Infectologista

Campinas

Nicole Bremer

Nicole Bremer

Infectologista

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas sobre Hepatite a

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Hepatite a

Olá, tudo bem?
A Hepatite A é uma doença de transmissão oral-fecal. O que significa, que pegamos ela através do contato com alimentos, água, pessoas contaminadas, objetos e utensílios…
1 respostas


Aguarde até que o fígado volte ao normal.
2 respostas


Quem tem hepatite aguda só deve evitar o álcool. Qualquer outro alimento ou bebida são permitidos
1 respostas

Especialistas falam sobre Hepatite A

Doença causada por vírus da Hepatite A, causando inflamação no fígado, em geral o contato se faz na infância, pode ou não ter sintomas, poucas pessoas tem sintomas como febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito, icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas e urina com cor semelhante à da coca-cola. No entanto, muitas vezes, os sintomas são tão vagos que podem ser confundidos com os de uma virose qualquer. O paciente continua levando vida normal e nem percebe que teve hepatite A. A doença é tratada com sintomáticos, em geral não causa problemas crônicos no fígado, com recuperação total.

Quais profissionais tratam Hepatite a?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.