Vale a pena um adulto ir atrás de diagnóstico de autismo? Sou considerada esquisita desde criança pe

14 respostas
Vale a pena um adulto ir atrás de diagnóstico de autismo? Sou considerada esquisita desde criança pelos meus familiares e pessoas próximas, e sempre vivi assim a gente se acostuma com a indiferença dos outros, desconfio do autismo, mas muda alguma coisa na vida de um adulto ter um diagnóstico?
Olá! É possível que sim!
Um diagnostico muitas vezes funciona como "dar um nome" para um problema ou um sofrimento. isso pode abrir caminhos para você conhecer pessoas que tem características parecidas com as suas, pode significar conhecer melhor como você funciona e nesse sentido, descobrir que você pode ser se cuidar de formas que até hoje não tinha imaginado. Ser diagnosticado é colocar a ciência apra te ajudar ;)

Olá! Esse é um tema bastante sensível a meu ver. Isso, porque o que orienta o psicólogo em sua práxis não é exclusivamente o diagnóstico, no sentido do senso comum, esse mais utilizado no discurso médico. Entendo que você procura encontrar a verdade sobre seu sofrimento, e nesse sentido, um rótulo aplaca de algum modo as incertezas. Contudo, uma análise é guiada pelos sintomas que emergem, pelas manifestações inconscientes que surgem. E isso é muito singular, pois a classificação, muitas vezes, pressupõe a exclusão da subjetividade. Assim, talvez fosse mais interessante compreender melhor suas sensações diante do modo como se percebe ou da forma como estabelece suas relações com os demais diante disso, pelo seu relato. Você não precisa passar por isso sozinha!
Olá! Espero que você esteja bem!

Buscar esse diagnóstico pode te trazer alguns benefícios, como: Autoconhecimento; Acesso a recursos e apoio; Aprendizado e crescimento e; Desenvolvimento de habilidades que te ajudem a lidar com questões especificas desse diagnóstico.

No entanto, é importante ressaltar que a decisão de buscar um diagnóstico é pessoal e depende de seus próprios objetivos e necessidades. Se você estiver considerando essa possibilidade, é recomendado buscar a orientação de um profissional de saúde mental especializado em autismo, como um psicólogo ou psiquiatra, para discutir suas preocupações, realizar uma avaliação adequada e fornecer orientação personalizada.

Lembre-se de que um diagnóstico não define quem você é, mas pode fornecer uma compreensão mais clara de suas características individuais e ajudá-la a moldar sua jornada de autodescoberta e autodesenvolvimento.

Um forte abraço!
Olá! Pelo seu discurso entendo que já seja uma pessoa adulta e adaptada à essa 'realidade', contudo vejo também que a presença de uma nomeação/diagnóstico pode vir a te ajudar a compreender melhor algumas situações e comportamentos, por exemplo. Se ainda não realiza, te indico procurar uma psicoterapia, lá você vai conseguir observar e elaborar melhor as questões que hoje te incomodam, sendo elas relacionadas ou não a um possível diagnóstico de TEA, te proporciona um ambiente seguro para desenvolver-se e ter mais clareza diante do seu mundo interno. Fico à disposição. Se cuide!
Olá! Muitas vezes o diagnóstico lhe trará uma compressão maior de por que algumas coisas "são como são". Mas a psicoterapia pode lhe auxiliar a lidar com as situações que surgem a partir daí.
Diagnóstico é autoconhecimento, psicoterapia é ferramenta para lidar com o que você percebe sobre sí mesmo e o que quer fazer com isso.
Espero ter ajudado.
Ter um diagnóstico vai dar nome a um conjunto de sintomas. Talvez te ajude a compreender que algumas características suas são sintomas de TEA. Pode ser que você tenha a sensação de "isso é por conta disso".
Porém, para pensar em como você se sente em relação a isso, os comentários externos e a indiferença à eles, como tudo isso afeta sua vida, sua rotina e relações (entre inúmeras outras coisas), você não precisa de um diagnóstico; podendo ser trabalhado em psicoterapia.
Olá! diagnóstica um sofrimento talvez ajude ou não isso só vai depender de você, da sua reação. "Esquisito", quem é normal? Pensar diferente, agir e etc. pode ser esquisitos para alguns e outros não. Se seria aconselhável um conjunto de profissionais a neuropsicológica para a avaliação e psicólogo para o acompanhamento terapêutico.
Olá,
Que diferença faria na sua vida ter um diagnóstico? Pelo que li na sua pergunta, me pareceu que ser considerada esquisita e tratada com indiferença lhe traz sofrimento. Então se lhe faz sofrer, embora seja uma situação a qual está acostumada, talvez isso seja um motivo para procurar ajuda psicológica. Não apenas para ter um diagnóstico que vai justificar seu modo de ser, mas também para buscar respostas sobre si e quem sabe encontrar um modo mais leve de viver.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, antes é necessário entender "o que" ou "para que" um diagnóstico, a finalidade do mesmo é PRINCIPALMENTE para que as pessoas saibam como conduzir sua situação ou auxiliar a você em momentos distintos como um momento de crise por exemplo.
Sim!!!Buscar esse diagnóstico pode te trazer alguns benefícios como autoconhecimento; aprendizado e crescimento. Desenvolverá habilidades que te ajudem a lidar com questões especificas desse diagnóstico. Porém, para pensar em como você se sente em relação a isso, os comentários externos e a indiferença à eles, como tudo isso afeta sua vida, sua rotina e relações você não precisa de um diagnóstico,tudo isso pode ser trabalhado em psicoterapia.
Rótulos ajudam e atrapalham. Ter diagnostico de autista pode ser bom para caso precise de medicamento , mas pode ser ruim para limitar suas possibilidades, tanto para voce como para a vida. se voce esta perguntando isso, me parece que voce nao é autista .
Hojr em dia se fala de espectrum autista, de varios graus de autismo. A mim parece que englobam sob este título outras formas de funcionamento mental. Além disso o que é ser esquisita?
Enfim , de todas as formas, independente do título, há tratamento que pode levar voce a se sentir melhor , menos esquisita, mais a vontade na vida consigo própria e com os outros . Psicanálise ajuda . mas voce também precisará se deixar ajudar . É um trabalho de mão dupla
Olá, o diagnóstico pode ajudar na compreensão da sua maneira de ser, de se relacionar e também reconhecer alguns limites. Se a dúvida estiver lhe causando sofrimento, procure ajuda profissional. Uma avaliação psicológica pode investigar melhor essa hipótese diagnóstica.
Se precisar de ajuda, disponha!
A pergunta que você deve fazer para si: Para que eu quero o diagnóstico? Talvez se você se compreender e se conhecer vai te ajudar a lidar no dia-a-dia. Procure um profissional que faça esta avaliação psicológica. Fique bem.
Os diagnósticos de modo geral servem para os médicos se orientarem quanto à prescrição de medicamentos. Mas também podem nos ajudar a compreendermos nosso funcionamento dentro de um conjunto de sintomas que possam fazer parte do nosso dia a dia de forma integrada à rotina, todavia, como fonte de sofrimento.
Conviver com a rejeição e indiferença alheia, ainda mais de pessoas da família, pode ser uma grande fonte de sofrimento. Antes de mais nada, seria importante você buscar auxílio da psicoterapia e se você entender onde um diagnóstico caberá em sua vida, poderá fazer avaliação para tal.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!