Vou fazer uma artrodese na coluna, L4/L5. Por quê tenho que fortalecer as outras vértebras de elas f

4 respostas
Vou fazer uma artrodese na coluna, L4/L5. Por quê tenho que fortalecer as outras vértebras de elas ficam acima, tenho que fazer exercícios para coluna por toda vida? Muito o obrigada!(idade 63).
Olá;
Todo processo de recuperação é feito em fases e o mesmo ocorre com a realização de atividades físicas. Exercícios terapêuticos, aqueles instruídos por seu fisioterapeuta , são a primeira etapa de preparação. Esse é o momento em que seu corpo está mais frágil, por isso, extremo cuidado e acompanhamento intenso são importantíssimos. Apesar disso os pacientes geralmente recebem alta hospitalar andando, na maior parte das vezes, melhor do que quando foram admitidos, com orientação de manter pequenas caminhadas até a primeira visita de retorno no consultório do cirurgião.
À medida que as atividades terapêuticas forem feitas e for constatado progresso, gradativamente será possível a introdução aos exercícios físicos. O recrutamento da musculatura estabilizadora da coluna necessita estar em pleno funcionamento, para assim evitar novas dores e possíveis complicações.

Posteriormente, será recomendada a realização do treino de estabilização articular lombo pélvica, ou CORE. Alongamentos e práticas com bolas de pilates são algumas das atividades a serem feitas nesse momento para estimular o corpo. O objetivo é o fortalecimento e o reequilíbrio dos músculos posteriores, laterais e anteriores do abdome, assim como a musculatura da pelve, ou seja, garantir que sua coluna lombar esteja forte o bastante e bem treinada para o prosseguimento da reabilitação.

Abraços!

Agradeço pela sua pergunta. Entendo que você esteja se preparando para uma artrodese na coluna lombar (L4/L5) e tenha dúvidas sobre a necessidade de fortalecer as outras vértebras e realizar exercícios para a coluna ao longo da vida.

A artrodese é um procedimento cirúrgico que visa fundir as vértebras adjacentes para estabilizar a coluna vertebral e aliviar a dor associada a condições como degeneração do disco, hérnia de disco ou instabilidade da coluna. O objetivo principal da artrodese é fornecer estabilidade e reduzir a mobilidade excessiva entre as vértebras afetadas.

Ao realizar a artrodese em uma determinada região da coluna, a carga e o estresse podem ser transferidos para as vértebras acima e abaixo do local da fusão. Isso pode aumentar a probabilidade de desgaste ou degeneração das vértebras adjacentes ao longo do tempo.

Para ajudar a minimizar o risco de problemas futuros nas vértebras adjacentes, é recomendado fortalecer e estabilizar a musculatura da coluna vertebral por meio de exercícios específicos. Esses exercícios podem envolver fortalecimento dos músculos paravertebrais, abdominais, glúteos e outros músculos que suportam a coluna vertebral.

Os exercícios para a coluna podem ser parte de um programa de reabilitação pós-operatória e também podem ser recomendados como parte de um programa de exercícios gerais para manutenção da saúde da coluna. No entanto, a frequência e a intensidade dos exercícios podem variar de acordo com o seu caso específico e a orientação do seu médico ou fisioterapeuta.

É importante lembrar que cada pessoa é única, e a necessidade de exercícios para a coluna pode variar com base em fatores como a saúde geral, a condição da coluna e o estilo de vida individual. É recomendado seguir as orientações do seu médico e/ou fisioterapeuta e consultar regularmente um profissional de saúde para avaliar a saúde da sua coluna e ajustar o plano de exercícios conforme necessário.

Em resumo, fortalecer a musculatura próxima às outras vértebras e realizar exercícios para a coluna ao longo da vida pode ajudar a promover a estabilidade e a saúde da coluna, reduzindo o risco de problemas futuros. No entanto, é importante discutir suas preocupações com o seu médico ou fisioterapeuta para obter orientações personalizadas e adequadas ao seu caso específico.

Lembre-se de que o acompanhamento médico contínuo e a prática de exercícios adequados podem ajudar a manter uma coluna saudável e a qualidade de vida ao longo dos anos.
Nossas vertebras da coluna trabalham juntas por isso o fortalicimento não é apenas da região acometida, após alta fisioterapeutica é necessario manter atividade fisica.
Olá
Na verdade não é fortalecer as vértebras e sim uma manutenção ou ganho de força muscular em determinadas estruturas que estabilizam as vértebras, tanto acima , quanto abaixo daquelas que você irá realizar procedimento.
Importante destacar que é fundamental um fortalecimento da musculatura do abdome como um todo para dar maior sustentação.
Busque atendimento com um fisioterapeuta de sua escolha para realizar tanto o procedimento pré operatório quanto pós operatório.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!