Vou realizar uma cirurgia percutânea do hálux valgo (dois parafusos) + metatarsalgia +correção dos d

2 respostas
Vou realizar uma cirurgia percutânea do hálux valgo (dois parafusos) + metatarsalgia +correção dos dedo; um pé de cada vez.
Não seria melhor fazer os dois pés em uma única cirurgia? Quais os riscos? Se eu decidir pelos dois conseguirei andar?
Bom dia. Pela sua descrição, acredito que sua cirurgia será um procedimento com múltiplas correções. Isso demanda do seu corpo uma grande energia para reabilitação e cicatrização. Não é proibitivo fazer a cirurgia dos dois lados, mas em minha experiência, para esse tipo de correção, também indicaria uma cirurgia para cada pé em momentos distintos. Isso diminui os riscos de complicações e facilita sua mobilidade após a cirurgia, pois terá o pé não operado para auxiliar na sua movimentação. As duas opções são válidas, converse bem com seu médico para decidirem juntos a melhor opção para o seu caso!

Pela sua descrição do caso vc irá realizar múltiplas correções nos pés. Geralmente esse tipo de cirurgia implica em algumas restrições e muitas vezes impede que vc saia da cirurgia apoiando peso no pé operado. Nessa situação é necessário um bom planejamento e organização de como será realizado o pós operatório.
Caso vc e a equipe escolha realizar a cirurgia em ambos os pés, vc deverá ter se preparado para uma grande incapacidade nos primeiros dias e necessitará de bastante ajuda inclusive para atividades pessoais e íntimas, como ajuda inclusive para ir ao banheiro.
Por esse motivo sempre explico bem para o paciente quais o grau de incapacidade e quais as modificações deverão realizar para que não tenham surpresas no pós operatório.