Joanete - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - joanete

Encontre um especialista na sua cidade:
Lauriene Fonseca

Lauriene Fonseca

Podologista

São Luís

Marcus Paulo Marques Barbosa

Marcus Paulo Marques Barbosa

Ortopedista - traumatologista

Gramado

Ricardo Moutte de Freitas

Ricardo Moutte de Freitas

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Lara Lisboa

Lara Lisboa

Podologista

Rio de Janeiro

Rodrigo Miranda Vieira

Rodrigo Miranda Vieira

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Ricardo de Souza e Silva Morelli

Ricardo de Souza e Silva Morelli

Ortopedista - traumatologista

Campinas

Perguntas sobre Joanete

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Joanete

As osteotomias são variáveis dependendo do cada caso, o ortopedista que realizou o procedimento será o mais indicado para orientar sobre o tipo de calçado, pois depende do tipo de procedimento…
2 respostas


Certamente pode ser feito, principalmente através de técnicas menos invasivas que utilizamos atualmente. A recuperação é a mesma ou um pouco mais lenta, ficando em torno de 2 a 3 meses para retorno…
2 respostas


procure um ortopedista com titulo pela sociedade e especialidade em tornozelo e pé o mais rápido possivel!
abtpe.org.br
2 respostas

Especialistas falam sobre Joanete

O nome correto desta deformação do hálux (dedão), conhecida popularmente como joanete, é hallux valgus. Acomete frequentemente as mulheres e, na maioria dos casos, é provocada pelo uso insistente de calçado cuja forma é inadequada (ponta triangular e salto alto). Não existe nenhuma forma eficiente de tratamento para corrigir esta deformidade além da cirurgia. Não existe uma única técnica para tratar todos os tipos de deformidades (leves, moderadas ou graves). Uma vez indicada a operação, é essencial considerar os seguintes fatores antes de escolher o tipo da cirurgia: idade; atividade; doenças associadas (Ex: Artrite Reumatóide); rigidez articular; dor; artrose, grau da deformidade; etc.

Ricardo Cardenuto Ferreira

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


O halux valgo ou joanete é uma deformidade progressiva em que ocorre o desvio lateral do halux e a projeção da deformidade medial do primeiro metatarso. Uma patologia basicamente de tratamento cirúrgico, mas felizmente atualmente temos a opção por tratamento cirúrgico percutâneo. Na técnica percutânea, através de mínimos acessos e um instrumental específico podemos corrigir diversas deformidades, possibilitando o retorno as atividades mais rápido e menos dor no pos operatório.

Tiago Doyle

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

O Hállux Valgus ou a popular Joanete, é um deformidade presente e mais comum nas mulheres. Em geral existe um componente hereditário e também associado ao uso de sapatos de "bico fino"ou estreitos. Além do aspecto estético, a joanete nos seus graus moderado e grave podem provocar quadros de dor na região plantar e sobrecarga e garra dos outros dedos do pé. O tratamento deve ser realizado inicialmente da maneira não cirúrgica, como o uso de palmilhas, fisioterapia, mudança nos calçados, dentre outros métodos. A cirurgia varia de caso em caso e deve ser indicada apenas nos pacientes que não obtiveram sucesso no tratamento conservador.

Gabriel Ferraz

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Um osso volumoso aparece do lado de fora do dedão do pé. No início pode ser doloroso só com saltos mais altos ou sapatilhas mais estreitas. Pode ter herança genética pelo lado materno, e 80% das pessoas com joanete têm história da lesão na família. Além disso há uma influência grande dos calçados, sendo piores os estreitos e flexíveis. A joanete tende a crescer com o tempo pois os tendões e ligamentos que antes protegiam, passam a piorar o desvio. O tratamento deve ser sempre individualizado, de inicio conservador com órteses, orientação de calçado e medicação. Mas eventualmente a cirurgia pode ser indicada, seja por técnica aberta ou percutânea.

Rodrigo Vicente

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


Associada a uso de calçados inadequados e herança genética, é uma das deformidades mais comuns dos pés, principalmente em mulheres. Doença progressiva que causa dor e dificuldade para uso de calçados, além de incômodo do ponto de vista estético. Seu tratamento de escolha é cirúrgico e apresenta em geral bons resultados e satisfação do paciente, com possibilidade de caminhar com uso de sandálias especiais logo nos primeiros dias.

Juliana Doering Xavier Da Silveira

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


O joanete (Halux Valgus), é uma patologia complexa do pé que produz uma série de deformidades no antepé, principalmente no 1ª raio (dedão do pé), manifestando-se na fase adulta em sua grande maioria dos caso. O paciente com esta afecção, apresenta dor, limitação ao uso de determinados calçados e diminuição da qualidade de vida. As opções de tratamentos são divididas entre tratamentos não cirúrgico e cirúrgico. Dentre as mais variadas opções das técnicas cirúrgicas, uma avaliação ortopédica por um especialista de Medicina e Cirurgia e Tornozelo e Pé se faz necessário para a individualização do tratamento e resultado desejado. Procure um profissional médico apto a realizar esta avaliação.

José De Arimathéa Fleury Brandão

Ortopedista - traumatologista

Brasília


O joanete é mais do que uma simples deformidade do dedão do pé ou "caroço" que incomoda na hora de utilizar calcados. Ele é uma deformidade complexa do pé que, infelizmente, tende a evolução. Além disso muitas vezes confundido com outras doenças, como por exemplo a artrose dessa articulação. O tratamento deve ser baseado no exame clínico, exames de imagens, sintomas e evolução da doença.

Thiago Rocha Protta

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Joanete é uma deformidade progressiva do antepé ( parte da frente do pé).Apesar de acometer o halux ( 1°dedo)especificamente, geralmente leva a comprometimento de outras areas do pé, sendo causa primária ou secundária de dor e desconforto. É importante uma avaliação cuidadosa para decidir a melhor opção de tratamento. Em geral, quando a mudança de calçados não leva à remissão dos sintomas, é aconselhavel o tratamento cirúrgico.

Juliano Rodrigo Martynetz

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Joanete?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.