zolpidem funciona para insonia causada por depressão?

7 respostas
zolpidem funciona para insonia causada por depressão?
Zolpidem é indutor de sono e tem ação curta. O uso ou não depende das características do seu sono, isso é avaliado pelo psiquiatra, servindo como indutor de em tds as doenças que tiverem como sintoma a insônia (geralmente de início da noite).

Zolpidem é uma medicação excelente para insônia, funciona bem na indução do sono mesmo em pacientes depressivos. Se você está com quadro depressivo, além do Zolpidem, pode ser necessário o uso de um antidepressivo e/ou um estabilizador do humor. Abraço e boa sorte!
Ë um medicamento indutor de todos os tipos de insônia porém a curto prazo, pode causar dependência e efeitos colaterais como amnésia, diarréia, problemas motores.
Precisa-se entender o quadro depressivo. Quais são os aspectos gerados e as complicações que esse estado proporciona. Entenda, o que você considera depressão é responsável pela sua insônia. E a insônia pode gerar uma série de prejuízos psicológicos, sociais e físicos que, por sua vez, geram mais conflitos. O medicamento poderá amenizar o quadro de insônia, mas não a sua causa. Pode-se associar a terapia com o tratamento medicamentoso, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida em pouco tempo. Somente o tratamento com indutores de sono não resolverá os conflitos gerados por esse estado psicológico.
É necessário tratar a causa de base da insônia, nesse caso, a depressão.
Como durante o tratamento dos transtornos psiquiátricos, o sono muitas vezes é um dos últimos sintomas a melhorar satisfatoriamente, acaba-se prescrevendo medicações para a insônia, nesse caso o zolpidem, até que haja essa melhora.
Por ser indutor do sono, o zolpidem funciona para o sintoma insônia (independente de ser causada por depressão ou outras causas) no dia, mas não trata para que não haja novos episódios.
O sono envolve diversas questões. Seria interessante acompanhar com um psiquiatra e psicólogo a qualidade do seu sono, observando como se sente ao levantar, se esta mais disposta ou mais cansada. Diversos fatores emocionais se manifestam quando estamos dormindo, a insônia muitas vezes vem como sintoma característico de emoções e sentimentos que devem ser trabalhados no paciente juntamente com um profissional.
A insônia primária é um quadro incomum. Se você tem um quadro depressivo, o mais provável é que, tratando a depressão, sua insônia melhore. O Zolpidem tem uma duração média de 5-6hs. Portanto, deve-se avaliar as características de sua insônia. Se inicial (demora a pegar no sono), de meio (acorda diversas vezes durante a noite), terminal "despertar precoce" ou global. A depressão melancólica muitas vezes tem insônia terminal, portanto, se for o caso, outra medicação deve ser pensada. No mais, o zolpidem é um excelente indutor do sono.