Dr. Ricardo Toma

Ortopedista - Traumatologista · Mais

Marília 1 endereço

Número de registro: CRM: 116721-SP - CNRM 103239-1

2 opiniões

Experiência

Médico Ortopedista com especialização em Oncología Ortopédia e Trauma Ortopédico

Experiência em:

  • Trauma em emergência
  • Oncología ortopédica

Serviços e preços

  • Consulta ortopedia e traumatologia


  • Primeira consulta ortopedia e traumatologia


  • Retorno de consultas ortopedia e traumatologia


Consultório

Ampliar o mapa abre num novo separador
Instituto de Especialidades Ortopédicas

Rua Braz Sampieri, 30, Marília 17516-026

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Planos de saúde aceitos

Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!

  • Unimed

2 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • F

    Dr Ricardo atendeu minha mãe com empatia, atenção e grande conhecimento. Excelente profissional. Atendimento humanizado.

     • Instituto de Especialidades Ortopédicas Consulta ortopedia e traumatologia  • 

  • A

    Pontos positivos
    o melhor ortopedista que já nos atendeu

    Pontos de melhoria
    tudo está muito bom

     • Instituto de Especialidades Ortopédicas  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

3 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Condrossarcoma

Tive um encondroma removido do fêmur (curetagem intralesional , eletrocauterizacao e etanol mais enxerto da fíbulas e eliaco com fixação por placa bloqueada) , gostaria de saber qual a taxa de recidiva desse tumor ? E tempo para acompanhamento da lesão ?

Olá. Provavelmente o condrossarcoma removido era de baixo grau devido a forma como foi ressecada. Para esse tipo de tratamento o condrossarcoma tem recidiva menor que 10% e sobrevida maior de 90% em 10 anos. A recidiva local normalmente pode ser feita ressecando-se novamente o tumor, haja vista que a taxa de metástase é baixa quando se compara aos condrossarcoma de alto grau.
O seguimento deve ser longo. Existem relatos de que esse tumor retorna depois de 10 anos da cirurgia, mas são casos raros. Para a maioria dos tumores, um seguimento de 5 anos é suficiente.

Dr. Ricardo Toma

Pergunta sobre Tumores Ósseos

Tenho uma amiga que é deficiente e no exame de cintilografia foi constatada: Lesão de moderada atividade osteoblástica no terço médio da tíbia esquerda.
Eles pedem uma Correlação radiológica. No que consiste esse exame?

Dependendo da deficiência física podem ocorrer microfraturas e até a fratura completa dos ossos. A cintilografia pode detectar fraturas sem trauma que chamamos de fratura por estresse, infecções nos ossos, tumores etc. A correlação radiológica diz respeito a obter outro exame para juntas fazer o diagnóstico. Dentre eles pode ser a ressonância magnética, ultrassonografias, radiografias e PET-CT. A escolha do exame correto depende da hipótese diagnóstica e para isso, procure o ortopedista para a correta análise do problema.

Dr. Ricardo Toma
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes