Dr. Samuel Acácio Pereira

Psicólogo · Mais

Número de registro: CRP DF 17280

3 opiniões

Experiência

Bom ter você aqui! Sou Samuel, psicólogo com formação em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em 2012, atuo desde então na clínica atendendo adultos e idosos. Tenho experiência no acompanhamento de pacientes com quadros de ansiedade, depressão, estresse, questões de gênero e sexualidade, autoconhecimento, dentre outros. Possuo pós graduação em Psicanálise - título de especialista. Trabalho também na área hospitalar, com especial atenção aos pacientes onco-hematológicos e aos transplantados. Em razão da atual pandemia da Covid-19, atendo também, no Hospital, pacientes infectados e seus familiares. Possuo pós graduação em Psicologia Hospitalar - título de especialista. Disponibilizo agendamento online para consultas por telemedicina.
mais Sobre mim

Pacientes que trato

Adultos

Serviços e preços

  • Teleconsulta

    R$ 150

Consultório

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

3 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • J

    Desde que começei a terapia tenho mudado bastante para melhor. Fazendo melhores escolhas, me cuidando mais, me libertando de antigas amarras... Agradeço muito pelo ótimo trabalho que o dr Samuel tem feito. Super indico!

     • Consulta online Teleconsulta  • 

    Dr. Samuel Acácio Pereira

    Obrigado, Julia!


  • P

    Profissional muito ético e atencioso. Um excelente analista com uma escuta muito apurada e sensível.

     • Consulta online Teleconsulta  • 

    Dr. Samuel Acácio Pereira

    Gratidão pela opinião, P. Felix!


  • M

    O Dr Samuel tem me ajudado bastante!!! Tenho me aceitado melhor, tenho conseguido enfrentar a vida com outro olhar... recomendo muito o profisisonal!

     • Consulta online Teleconsulta  • 

    Dr. Samuel Acácio Pereira

    Agradeço muito pela sua opinião, M.L.P.


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

11 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Transtorno da conduta

Olá tenho 33 anos e ainda moro som meus pais, nunca consegui trabalhar tenho transtorno de ansiedade, não diagnosticada, ,mas pelos sintomas seria isso, um amigo meu foi diagnosticado e me identifiquei, fico sem reação quando preciso falar
com mais de uma pessoa, falo baixo como se a voz estivesse presa e tenho crises de pânico, tenho

medo do que possa ser do meu futuro.
Preciso fazer psicanalise?

Olá! Pelo seu relato, é possível constatar a existência de sofrimento psíquico - independentemente da existência de um diagnóstico segundo o manual de transtornos psíquicos, ou de qual seja ele, caso haja. Um profissional poderá avaliar este aspecto. Quanto a sua dúvida, penso que a Psicanálise - bem como outras vertentes de psicoterapia - poderia sim ajudá-lo(a) em suas demandas. Lembrando que não existe "A MELHOR" modalidade de terapia a ser feita (Psicanálise, TCC, Comportamental, Gestalt, etc), o sucesso terapêutico passará pela construção de um bom vínculo terapêutico com o profissional que te atenderá, bem como pela sua satisfação ante a modalidade terapêutica escolhida (vale experimentar e saber se você sentiu-se bem com a modalidade). A psicanálise proporciona uma compreensão sobre o que está por trás do processo de adoecimento, seja ele qual for, tratando de sua origem e seu modus operandi (como se dá seu funcionamento) - frequentemente marcados por aspectos inconscientes. Coloco-me à disposição caso queira marcar uma primeira consulta. Espero ter ajudado.

Dr. Samuel Acácio Pereira

Qual a diferença nas eficácias entre tratamentos de psicanálise e psicoterapia com orientação psicanalítica? Os dois utilizam as mesmas técnicas?

Olá! Ambos possuem como base o corpo teórico freudiano. O ponto central que diferencia Psicanálise e Psicoterapia de Orientação Analítica é justamente a técnica utilizada. Esta última propõe menor número de sessões semanais; contato visual direto do terapeuta com o paciente; objetivos mais delimitados; terapeutas são mais diretivos; o tratamento dura menos tempo (vide delimitação de objetivos). A Psicanálise, por sua vez, propõe maior número de sessões semanais (não é uma regra absoluta); normalmente o paciente faz sua análise a partir de um divã, sem contato visual (ou, mais recentemente, atrás de uma tela de computador ou celular - rs); o psicanalista é não-diretivo; os objetivos não são limitados, o que possibilita uma abordagem ampla e aprofundada do sujeito - vide a não delimitação de questões a serem trabalhadas - motivo pelo qual o processo de uma análise costuma ser mais demorado. Penso ser inadequado indicar que uma seja mais eficaz que a outra; depende dos objetivos de quem procura o tratamento. Por parte do paciente, para um trabalho de psicanálise são necessários interesse/capacidade/disposição para reflexões e questionamentos. A própria etimologia da palavra análise, do grego, reporta-se à Química: análise como a decomposição de uma substância em seus diversos elementos constituintes, a fim de se obter uma compreensão aprofundada. Espero ter ajudado. Coloco-me à disposição, caso queira marcar uma consulta.

Dr. Samuel Acácio Pereira
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes