Aferição da pressão arterial - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Qual é a medida da pressão arterial ?

A maioria das pessoas tem medido a pressão arterial (tirar o stress, em linguagem coloquial) em um momento ou outro em suas vidas. Este é um teste simples e indolor que fornece uma riqueza de informações sobre a condição de coração e vasos sanguíneos.

O que é medido?

O médico determina a pressão máxima (sistólica) e pressão mínima (diastólica), realizados pelos batimentos cardíacos.

  • A pressão máxima: A pressão máxima em uma artéria (vaso sanguíneo que leva sangue do coração),é quando o coração está batendo, e empurrando o sangue pelo corpo.
  • A pressão mínima: é a pressão mínima na parede da artéria, nos momentos que passam entre as batidas, quando o coração está em repouso. Esta pressão é particularmente importante para o diagnóstico de hipertensão (pressão alta). Também é importante acompanhar a evolução da pressão arterial.

Como é medida a pressão arterial?

É importante que o paciente está relaxado e mantido em repouso por pelo menos 5 ou 10 minutos antes de gravar a sua pressão arterial. A pressão arterial pode ser medida de várias formas de acordo com o que vai usar as informações obtidas pelas medidas, mas geralmente o que é feito é o seguinte:

  • O paciente esteja sentado relaxado, com o braço direito apoiado sobre um suporte. Ao redor do topo de seu braço direito existe um balão inflável conectado a um dispositivo com uma escala de um lado, conhecido como um esfigmomanômetro.
  • Posteriormente, o ar é soprado dentro da bola, o que aumenta o manguito de pressão em torno de seu braço.
  • O médico coloca um estetoscópio no braço do paciente e ouve o pulso, ao deixar o ar sair lentamente para fora da bola.
  • A pressão sistólica é determinada no momento em que o  médico ouve o primeiro pulso. Este som vai lenta e progressivamente ficando mais distante, para finalmente desaparecer.
  • A pressão diastólica é medida a partir do momento que o médico não consegue ouvir o som do pulso. Corresponde, portanto, até o último batimento audível.
  • A pressão arterial é medida em termos de milímetros de mercúrio (mmHg).

O que constitui a pressão arterial elevada?

Pressão arterial 150/90 (sistólica / diastólica) - medida  quando o paciente está em repouso, é considerada alta. Em algumas pessoas, especialmente no caso dos diabéticos, o objetivo deve ser uma leitura de valores de pressão arterial abaixo de 130/80.

Todo mundo tem variações da pressão arterial durante o dia. As situações que envolvem a ansiedade, estresse ou desconforto podem, temporariamente, aumentar a pressão arterial em pessoas sem hipertensão significativa (ie, aumento da pressão arterial que necessita de tratamento).

Por esta razão, em todos os casos, exceto o mais grave, é melhor não fazer julgamentos sobre o significado do aumento da pressão arterial, até que tenham sido três ou quatro medidas no espaço de poucas semanas, que irá calcular o pressão arterial média.

Especialistas em aferição da pressão arterial

Encontre um especialista em Aferição da pressão arterial na sua cidade:
Fernando Wagner

Fernando Wagner

Cardiologista

Joinville

Agendar uma visita
Louise Freire

Louise Freire

Cardiologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Bruno Feijó Ouriques

Bruno Feijó Ouriques

Cardiologista, Médico clínico geral, Intensivista

Niterói

Agendar uma visita

Perguntas sobre Aferição da pressão arterial

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Aferição da pressão arterial

Dra. Louise Freire
Dra. Louise Freire
Cardiologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Bom dia! Podemos aferir a pressão arterial nos membros superiores (isso é, braços - alguns aparelhos automaticos medem tambem no antebraço) e membros inferiores (pernas). A escolha de qual membro…
3 respostas

Dra. Joana Cundari
Dra. Joana Cundari
Médico de família, Especialista em medicina estética
Rio de Janeiro
A Pressão arterial pode ser variável ao longo do dia, diante de alguns fatores internos e até mesmo do meio externo. Geralmente, isso acontece em questão de horas ou até mesmo minutos. O que…
1 respostas

Dra. Paula Bianchi
Dra. Paula Bianchi
Cardiologista, Intensivista
São Paulo
Geralmente a pressão tem que ser reavaliada e as medicações ajustadas para mais ou menos dependendo da avaliação. Às vezes se faz necessário a troca da medicação
1 respostas

Especialistas falam sobre Aferição da pressão arterial

Aferir a pressão arterial é um método fácil , simples e de grande de grande importância nos consultórios durante a avaliação médica de rotina . Níveis pressóricos elevados , raras vezes produzirão sintomas e na sua grande maioria das vezes as pessoas não referem sintomas , aproximadamente 85 % segundo os estudos. Uma aferição da pressão arterial se faz muito necessária já a partir dos 20 anos de idade . Aferição da pressão arterial realizada no tempo oportuno e precoce pode fazer o diagnóstico de Hipertensão Arterial bem como evitar as consequências catastróficas futuras da doença.

Claudio Alves Senne

Cardiologista

Sorocaba

Quais profissionais realizam Aferição da pressão arterial ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.