Avaliação cognitiva - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - avaliação cognitiva

Especialistas falam sobre Avaliação Cognitiva

Toda dificuldade de memória deve ser avaliada por um neurologista. A avaliação cognitiva é feita pela obtenção da história clínica, pelo exame neurológico e pela aplicação de teste específicos. Esta avaliação deve ser feita por profissional treinado e com experiência na área. É feita avaliação da memória imediata, recente e remota, orientação temporal e espacial, atenção, linguagem, planejamento motor e capacidade de abstração (funções executivas), práxis, gnosis, comportamento e do humor.

Igor Bruscky

Neurologista

Recife


Avaliação Cognitiva a partir dos 60 anos de idade é importante para identificar distúrbios da memória com a realização de exames médicos e testes cognitivos. A incidência de doença neurológica degenerativa como a Doença de Alzheimer e a Demência Vascular inicia-se nesta fase da vida e aumenta com o envelhecimento. Quanto antes o diagnóstico, melhor a evolução da patologia.

Avaliação Cognitiva é o instrumento utilizado pelo médico para esclarecer um quadro de transtorno cognitivo (que pode ser uma queixa de memória, comportamento, funções executivas entre outros). Baseia-se em testes e escalas para definir a provável causa da queixa e identificar os possíveis tratamentos. Geralmente está incluída dentro da Avaliação Geriátrica Ampla.

Guilherme Liausu Cherpak

Médico clínico geral, Geriatra

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Avaliação cognitiva?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.