Avaliação neuropsicológica infantil - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em avaliação neuropsicológica infantil

Encontre um especialista em Avaliação neuropsicológica infantil na sua cidade:

Perguntas sobre Avaliação neuropsicológica infantil

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica infantil

 Helton Fernando Mota Guerra
Helton Fernando Mota Guerra
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Olá. Existem várias formas de se avaliar uma criança e há vários profissionais que o podem fazer. A falta da fala, como você diz, pode estar relacionada a fatores psíquicos que devem sim ser…
9 respostas

 Bianca Batista Dalmaso
Bianca Batista Dalmaso
Psicólogo
São Paulo
Olá!
Cada criança se desenvolve no seu tempo e ritmo, então as informações que eu posso te passar é bem geral e pode não ser o caso do seu filho.
O corpo caloso é responsável pela…
7 respostas

Especialistas falam sobre Avaliação neuropsicológica infantil

Estuda relação entre cérebro e o comportamento humano trazendo um diferencial para o diagnóstico , investigando déficit em diversas áreas de aquisição de conhecimento como a atenção , memória, percepção , raciocínio, linguagem. Podendo assim esclarecer alterações de aprendizagens escolar em crianças , em adultos identificar déficit e transtornos psiquiátrico ou neurológico.

Andeli Della Aversana

Psicólogo

Barueri


Avaliação Neuropsicológica de Crianças com Autismo (TEA). Geralmente ocorrem por dois motivos: Investigar uma suspeita diagnóstica e avaliar as competências cognitivas preservadas e prejudicadas, de modo a gerar uma maior compreensão da criança e de seu funcionamento, tanto em nível comportamental quanto de aprendizado. A avaliação deve indicar o potencial cognitivo do paciente, aspectos neuropsicológicos e suas habilidades de vida diária.

Assim como a do jovem/adulto, a ANI visa, também, averiguar as características neuropsicológicas da criança, com uma diferença no “olhar”. É levado em consideração que este “pequeno” ser humano se encontra em processo de desenvolvimento/maturação de áreas corticais e subcorticais do cérebro. Sendo assim, a avaliação busca investigar quais funções estão ou não desenvolvidas, e suas relações com a queixa (dificuldades de aprendizagem, de comportamento, de relacionamento, etc). Outro aspecto que não pode, jamais, ser ignorado é a condição emocional e afetiva da criança. Esta, por vezes, interfere no bom funcionamento neuropsicológico, e pode levar a queda de rendimento escolar, por exemplo.

A Neuropsicologia é a área da psicologia e das neurociências que estuda as relações entre o sistema nervoso central, o funcionamento cognitivo e comportamento. A Avaliação Neuropsicológica possibilita o raciocínio de hipóteses diagnosticas, identifica o tipo e a extensão da alteração cognitiva, discrimina funções cognitivas preservadas e comprometidas, a presença de alteração comportamental e do humor, e como o impacto que as mesmas têm em atividades da vida diária, ocupacional, social e pessoal. Diversos transtornos podem ser avaliados juntos da Neuropsicologia: TDAH, AVC, epilepsias, cefaleia, dislexia, Alzheimer e demências, autismo, danos a partir do de substancias...

A avaliação neuropsicológica consiste em mapear como se dá o funcionamento cognitivo da criança. Geralmente é solicitado quando a criança apresenta uma dificuldade, como agitação, desatenção, dificuldades escolares, psicomotoras ou comportamentais.

Ana Flávia Ferreira

Psicólogo

Indaiatuba


A avaliação neuropsicológica serve para identificar quais são os problemas apresentado pela criança. Pode-se avaliar se a criança tem TDAH, dislexia, etc e é feita através de testes e entrevista. Os testes que são usados são escolhidos mediante a demanda que a criança apresentar.

Maria Farias

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

É um procedimento para avaliar as funções cognitivas das crianças, tais como: eficiência intelectual, linguagem, atenção, memória, planejamento, velocidade de processamento de informação, organização, aspectos emocionais e comportamentais. Serve como auxílio diagnóstico e intervenção precoce de distúrbios e doenças. No consultório, realizamos a partir de 2 anos e meio até 16 anos.

A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar as funções dos pacientes, buscando elucidar os distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, além de alterações cognitivas específicas. Ela busca investigar quais as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas, tendo por objetivo poder coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão da extensão das perdas e explorar os pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso central de cada paciente. A partir desta avaliação neuropsicológica é possível estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduo.

Blanda Kuhn

Psicólogo

Curitiba


O processo de avaliação busca investigar a natureza das dificuldades encontradas pelas crianças ao longo de seu percurso de aprendizagem. São utilizadas diversas tarefas a fim de compreender seu desenvolvimento linguístico-cognitivo e habilidades do funcionamento cognitivo. A avaliação consiste em uma ferramenta para que famílias e escolas compreendam e acolham a dificuldade da criança, viabilizando formas de lidar com tais dificuldades. Desse modo, essas dificuldades podem ser trabalhadas da melhor forma possível, buscando a sua superação. A avaliação do funcionamento cognitivo pode ser realizada quando existe a suspeita de qualquer dificuldade de ordem cognitiva ou comportamental.

Aline Barreto

Psicólogo

Rio de Janeiro

Quais profissionais realizam Avaliação neuropsicológica infantil?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.