Balão intragástrico - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - balão intragástrico

Flavio Heuta Ivano

Flavio Heuta Ivano

Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista, Cirurgião geral

Curitiba

Agendar uma visita
Artagnan Menezes Barbosa de Amorim

Artagnan Menezes Barbosa de Amorim

Cirurgião geral, Endoscopista

São Paulo

Agendar uma visita
Viviane Fittipaldi

Viviane Fittipaldi

Endoscopista, Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Carla Smiderle

Carla Smiderle

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Porto Alegre

Agendar uma visita

Perguntas sobre Balão intragástrico

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Balão intragástrico

Oi! Especificamente quanto a idade não há contraindicação no seu caso. Importante discutir com especialista a melhor abordagem no seu caso!!
1 respostas


É indicado dieta e acompanhamento nutricional antes de qualquer procedimento. Não indicamos procedimentos ou medicações apenas com base em idade e IMC, uma serie de critérios são considerados…
1 respostas


Você tem um Índice de Massa Corporal que já indica cirurgia bariátrica caso não consiga perder peso de outra forma , e especialmente se tiver comorbidades: diabetes, hipertensão arterial, problemas…
1 respostas

Especialistas falam sobre Balão intragástrico

O Balão Intragástrico foi projetado para induzir a sensação de saciedade precoce, proporcionando uma redução na ingestão alimentar, facilitando o aprendizado de novas rotinas de alimentação. Consiste em um casulo de silicone, com sistema valvular, introduzido no estômago por meio de endoscopia. Foi projetado para permanecer na câmara gástrica por um período de até seis meses. É preenchido com solução salina e azul de metileno, com um volume de até 700 ml. Durante o período do tratamento é necessário acompanhamento multidisciplinar com o intuito de mudar hábitos alimentares e rotinas do paciente. Nutricionista, psicóloga e educador físico são fundamentais para o sucesso.

João Paulo Aguiar Ribeiro

Endoscopista

Fortaleza


Balão intragástrico é um método auxiliar na perda de peso, indicado para quem precisa perder muito peso e se preparar para uma cirurgia bariátrica ou outras cirurgias como plásticas, hérnias, cirurgias ortopédicas ou com fins estéticos somente. Hoje existem balões que duram 6 meses e 1 ano. O procedimento é realizado por endoscopia, com sedação e o paciente não sente nada durante o procedimento.A média de perda de peso do balão é em torno de 10 até 20% do peso total. É muito importante o acompanhamento com psicólogo, nutricionista e atividade física para uma readequação de dieta e controle permanente da perda de peso. Temos grande experiência com os vários tipos de balões.

Daniellson Dimbarre

Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista

Curitiba


Considerado um método não cirúrgico, é uma alternativa que utiliza a colocação de um BIG (Balão Intra Gástrico) dentro do estômago por meio endoscópico. Este balão de silicone é preenchido com cerca de 600 ml de um líquido azul denominado Azul de Metileno para que, em caso de vazamento ou rompimento do balão, este líquido na cor azul seja expelido pela urina e seja identificada a necessidade de sua retirada. O objetivo do BIG é aumentar a saciedade e diminuir a capacidade gástrica da pessoa. Possui durabilidade média de 6 meses e é indicado para pessoas com sobrepeso e obesidade grau I (IMC entre 25 a 35 kg/m2) e com superobesidade (IMC acima de 50 kg/m2), que estejam no pré-operatório.

Thales Delmondes Galvão

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita

Trata-se de um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de obesidade em pacientes com IMC a partir de 27 que não desejam ou que não têm indicação para a cirurgia Bariátrica. A colocação e retirada são realizadas ambulatorialmente, através de endoscopia digestiva alta, sem cortes ou cirurgia, apresentando uma recuperação rápida e período pequeno de afastamento de suas atividades de trabalho. É realizado acompanhamento conjunto com equipe de Psicóloga e Nutricionista para auxílio nas etapas do tratamento e prevenção do reganho de peso. Para maiores esclarecimentos, marque uma consulta ou envie um e-mail aos meus cuidados.

José Eugênio Rios Ricci Jr.

Endoscopista, Gastroenterologista

Juiz de Fora

Agendar uma visita

Uma alternativa ao tratamento cirúrgico e clínico da obesidade, é o método endoscópico da colocação de um balão intragástrico dentro do estômago. Por meio de endoscopia, coloca-se um balão de silicone com volume de cerca de 600 ml dentro do estômago. Em nenhum lugar do mundo é utilizado como método definitivo de tratamento da obesidade mórbida, já que sua utilização é temporária. Como funciona? Devido à presença do balão no estômago, é necessária menor quantidade de comida para que o indivíduo sinta saciedade.

Almino Cardoso Ramos

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo


Especialista em emagrecimento com balao Intragastrico Tradicional e Ajustavel. Botox Intragastrico-GIME; Sutura endoscopica -Overstitch Clinica pioneira no Vale do Paraiba a oferecer a sutura endoscopica-Apollo Overstitch. O estomago pode ser costurado atraves de uma endoscopia, fazendo o efeito de uma cirurgia bariatrica. Equipe multidisciplinar que oferece um tratamento completo para o paciente. A terapia endoscopica adequada, unida as mudancas de habito alimentar e comportamental permite resultados significativos e duradouros. Na Angioskope tratamos a obesidade como doenca cronica, que necessita acompanhamento e cuidado durante toda a vida do paciente.

Anna Carolina Hoff

Cirurgião geral, Endoscopista

São José dos Campos


-É um tratamento para obesidade que não modifica a anatomia do estômago; -É inserido um balão no estômago, através da endoscopia, de 6 a 12meses, com o intuito de aumentar a sensação de saciedade (“estômago cheio”); -Faz com que a pessoa se alimente em menor quantidade e consequentemente emagreça (cerca de 12 a 15% do peso inicial, podendo chegar a 20%); -Está indicado para pacientes com sobrepeso (IMC>27) após avaliação clínica por médicos especialistas; -O tratamento se inicia pela avaliação da equipe multidisciplinar e depois será definido o melhor momento para se inserir o balão; -Existem contraindicações e efeitos colaterais que devem ser expostos aos pacientes interessados.

Dra. Bruna Luz

Cirurgião geral, Endoscopista

São Paulo


O Balão intragástrico consiste em um balão de silicone que é preenchido por uma substancia. Através da endoscopia digestiva, sem necessidade de cirurgia nem internação, e sob sedação para evitar desconforto, este balão é posicionado no interior do estômago, para que haja um preenchimento de parte do mesmo, gerando uma saciedade mais precoce. Consequentemente, a quantidade de alimento que o paciente precisa para se saciar é menor. É possível permanecer com o balão por 6 meses a 1 ano, dependendo do tipo de material. A técnica que veio como um tratamento alternativo para os pacientes que não querem ou não podem realizar cirurgia, é também um pontapé e estímulo para uma vida mais saudável.

Quais profissionais realizam Balão intragástrico?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.