Cistoscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é uma cistoscopia?

A cistoscopia é um exame telescópico da bexiga e da uretra (o tubo que transporta a urina para fora) e é realizado por um dispositivo (cistoscópio), que é passado através do interior do canal da uretra, sem necessidade de incisão. É feito para diagnosticar as causas dos sintomas decorrentes do trato urinário inferior ou como parte de tratamento de uma doença em particular, como um tumor ou cálculos (pedras) na bexiga.

Existem dois tipos de cistoscópio:

Cistoscópio rígido

É um tubo reto que incorpora um sistema óptico para receber a imagem (com uma fonte muito intensa luz para iluminar o interior da bexiga) e um caminho de canal ou independente, para permitir a adição de outros instrumentos (pinças de corpo estranho, pinça de biópsia, cateter de introdução, eletrocautério, fibras laser, etc.) com o qual o médico pode manipular distância dentro da bexiga.

Cistoscópio flexível

É usado principalmente para o diagnóstico e monitoramento de tumores de bexiga. É um dispositivo que tem uma ponta que pode dobrar, e é fácil, portanto, passar por todo o comprimento da uretra.

Como é uma cistoscopia?

O cistoscópio rígido é frequentemente utilizado com anestesia local. Com este dispositivo temos uma boa visão e podemos utilizar várias ferramentas com as quais podemos obter amostras para biópsias, remover pedras na bexiga ou até mesmo cauterizar (queimar) tumores pequenos de bexiga ou condilomas uretral. Note que, por razões anatômicas (a uretra feminina é de 4 cm e 20-25 cm do macho, principalmente pela existência do pênis) exames realizados com este dispositivo spelo sexo masculino, são mais desconfortáveis. Por esta razão, em alguns casos, dependendo dos recursos disponíveis e tolerância do paciente, você pode usar a sedação do paciente ou anestesia geral (dormindo toda a pessoa) ou regional (dormir apenas uma parte do corpo trabalhando no médico). Em nosso país, o cistoscópio rígido ainda é o mais usado.

O cistoscópio flexível pode ser passado através da uretra, sem qualquer anestésico, mas geralmente o médico aplica um gel lubrificante à ponta do aparelho e / ou abertura da uretra. Flexão e rotação da ponta do cistoscópio, o médico pode ver todas as áreas da bexiga. Tem a desvantagem de não ter o canal de manipulação à distância e, portanto, não permitir o uso de acessórios discutidos na seção anterior.

Em ambos os casos, você pode anexar uma câmara para visualização de imagens em um monitor.

O que é cistoscopia?

Como a unidade avança, o médico explora a uretra para examinar a possível existência de estreitamento da uretra e sinais de obstrução de origem prostática. Uma vez dentro da bexiga, o revestimento da mesma (a membrana mucosa) é cuidadosamente examinada para verificar se há pólipos, divertículos (hérnias da mucosa da bexiga) e renais (pedras). Revisamos também a aparência da mucosa como um todo. Além disso, foi avaliada a capacidade da bexiga e da presença de deformidades. Também explora as bocas dos ureteres (os tubos que transportam a urina dos rins) e examina cuidadosamente o colo da bexiga (a junção com a uretra). O médico fica devidamente informado dos resultados do teste e, se necessário solicita algum procedimento complementar de diagnóstico para obter mais dados.

Especialistas em cistoscopia

Encontre um especialista em Cistoscopia na sua cidade:

Perguntas sobre Cistoscopia

Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Cistoscopia

Anestesia geral. A criança deve estar dormindo, sem dor e sem lembrar do procedimento.
1 respostas

A retirada do cateter duplo J pode ser feita apenas com anestesia local (colocação de gel anestésico na uretra) ou também com sedação (medicação injetada pelo anestesista diretamente na corrente…
1 respostas

Descofoto ao urinar pode permanecer alguns dias após cistoscopia, so pela irritação passagem aprelho de cistoscopia. Dor abdomnial e distençao abdominal não é comum.Procure seu uroogista pois…
1 respostas

Especialistas falam sobre Cistoscopia

Exame necessário para pesquisa de Lesões em Bexiga sendo realizado preferencialmente com sedação para melhor conforto e resultados

A cistoscopia é um exame muito importante onde avaliamos o sistema urinário inferior como a uretra e o interior da bexiga. Exame fundamental para avaliação dos pacientes que apresentam sangue na urina, para estadiamento do câncer de colo uterino e nos casos de dor pélvica a esclarecer. Exame realizado a nível ambulatorial, sem a necessidade de internação e em pacientes selecionados pode ser feita sob anestesia em nosso centro cirúrgico.

André Luiz Campos Mancini

Urologista

Manaus


Exame endoscópico para visualizar a uretra e a bexiga por dentro. Similar a Endoscopia Digestiva Alta, a cistoscopia serve para dar auxiliar no diagnóstico de doenças da bexiga e da uretra, principalmente por propiciar a realização de biópsias.

Lembrando o exame de endoscopia para examinar o estomago das pessoas com gastrite, a cistoscopia é realizada com um aparelho específico, sob anestesia, com introdução deste pela uretra até a bexiga. Este exame costuma ser muito bem tolerado por homens e mulheres, alguns preferindo realizar apenas com anestesia local. A maior indicação do exame de cistoscopia é para pacientes com historia de sangramento na urina, mas também pode ser indicado para pacientes com dificuldade para urinar por estenose na uretra ou prostatas volumosas que não respondem ao tratamento com medicação.

A uretrocistoscopia é um exame rápido e praticamente inócuo, utilizado para o diagnóstico de doenças que possam acometer o trato urinário inferior (bexiga e uretra). A utilização de um aparelho chamado cistoscópio flexível permite a realização deste exame sob anestesia local em regime ambulatorial e com a vantagem de coletar imagens relacionadas ao exame. A utilização de um aparelho flexível ao invés do rígido termina por simplificar o procedimento, reduzindo os seus custos.

A Uretrocistoscopia (ou apenas Cistoscopia) trata-se de uma endoscopia do aparelho urinário. É um exame realizado com bastante frequência no dia-a-dia urológico, para avaliação da anatomia do trato urinário. Suas indicações são diversas, sendo as mais comuns problemas relacionados à uretra, bexiga e próstata, tais como sintomas do trato urinário (p. ex. dificuldade para urinar), sangramento na urina, avaliação de tumor na bexiga e obstrução prostática, dentre outras. O preparo é feito com raspagem dos pelos genitais e pubianos e jejum. É rápido e pode ser feito na clínica ou ambiente hospitalar, e a sedação proporciona um exame sem desconforto e de maior qualidade.

Luis Fernando Dip

Cirurgião geral, Urologista

Francisco Beltrão


A cistoscopia é um procedimento em que o urologista coloca uma pequena câmera dentro do canal urinário do paciente (uretra) até a bexiga. Dessa forma é possível verificar se o paciente tem alguma lesão (um tumor por exemplo). É indicado geralmente para pacientes que apresentaram sangramento na urina ou para avaliar lesões vistas em exames de imagem (ultrassom, tomografia). O paciente é sedado para fazer o procedimento e não sente nada durante sua realização. Pouco tempo após acordar o paciente já pode ir pra casa.

É um exame normalmente realizado em centro cirúrgico no qual o urologista avalia a bexiga por meio de um aparelho acoplado a uma câmera. Esse exame geralmente é realizado sob sedação venosa o que possibilita a realização de biópsia da bexiga. Em alguns casos, podemos identificar também alterações na uretra (canal urinário) como estreitamentos, inflamações e tumores.

Quais profissionais realizam Cistoscopia ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.