Cistoscopia com biopsia de bexiga - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Para a cistoscopia ou cistouretroscopia usam-se dois tipos de cistoscópios: o cistoscópio padrão rígido e o cistoscópio flexível. O método para introduzir o cistoscópio varia, mas o exame é o mesmo. Quando se usa o cistoscópio padrão rígido, o paciente fica na posição de litotomia (deitado de costas, com os joelhos flexionados e separados). Limpa-se a uretra e aplica-se um anestésico local. O instrumento é então, introduzido pela uretra até a bexiga. O cistoscópio flexível pode ser mais fácil para ser introduzido do que o modelo rígido, não sendo necessário ficar na posição de litotomia. A escolha do tipo de cistoscópio depende do objetivo do exame. Através do cistoscópio, introduz-se água até encher a bexiga (o médico perguntará ao paciente a sensação produzida). À medida em que a água enche a bexiga, distende suas paredes, possibilitando ao médico a observação total das mesmas. Quando a bexiga está cheia, o paciente sente o desejo de urinar, mas precisa permanecer cheia até completar o exame. Caso apareça algum tecido anormal, retira-se uma pequena amostra (biópsia) através do cistoscópio, para análise. A cistoscopia dura aproximadamente 15 a 20 minutos. A biópsia da bexiga geralmente é realizada como parte de uma cistoscopia. Caso sejam encontradas anomalias na bexiga ou um tumor estiver visível, retira-se uma amostra de tecido que é enviada ao laboratório para análise. Pode haver um pequeno desconforto quando o cistoscópio passar pela uretra em direção à bexiga. Após o líquido encher esta última, sente-se um pequeno incômodo (intensa vontade de urinar). Durante a biópsia, pode haver algumas leves pontadas. Depois que o cistoscópio é retirado, a pode ocorrer dor na uretra e ardor ao urinar por um ou dois dias. Este exame é freqüentemente realizado para diagnóstico de câncer na bexiga ou na uretra.

Especialistas em cistoscopia com biopsia de bexiga

Encontre um especialista em Cistoscopia com biopsia de bexiga na sua cidade:

Perguntas sobre Cistoscopia com biopsia de bexiga

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Cistoscopia com biopsia de bexiga

 Gunther Luis Rodrigues
Gunther Luis Rodrigues
Cirurgião geral, Urologista
Jales
Até que se prove o contrário, está falando de lesões vegetantes que podem ser tumores. A biópsia via endoscópica que é realizada por Cistoscopia através da uretra vai revelar se o tumor em questão…
10 respostas

Se depois do tratamento com antibiótico o exame de urina não constar mais infecção e os sintomas persistirem pode ser um caso de cistite intersticial ou Síndrome da bexiga dolorosa. O tratamento…
1 respostas

Preciso saber qual tipo de cirurgia foi realizada pra poder ajudá-lo. Existem cirurgias por corte e cirurgias endoscópicas( sem corte). Aguardo retorno
1 respostas

Especialistas falam sobre Cistoscopia com biopsia de bexiga

Todas as cistoscopias realizadas no Instituto de Urologia são arquivadas em avançado dispositivo de documentação computadorizado, fotografadas e filmadas. Ao final do procedimento, o paciente recebe o seu laudo acompanhado das fotos e do DVD do exame, o que permite que o paciente possa eventualmente obter outras opiniões de urologistas sem a necessidade de ser submetido a novo exame, bastando apenas apresentar as fotos e o DVD que pode ser visualizado em qualquer dispositivo reprodutor de DVD ou computadores disponíveis.

Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib

Urologista

Ponta Porã


A cistoscopia, ou endoscopia da bexiga, é um dos exames mais realizados na Urologia. Consiste na introdução de um aparelho chamado cistoscópio, que, acoplado à uma câmera, permite transmissão das imagens para um monitor e visibilização da parede interna (mucosa) da bexiga. É um exame realizado em centro cirúrgico, com o paciente sedado para maior conforto. Permite avaliar a mucosa da bexiga, em casos suspeitos de inflamaçôes (cistites), sangramentos urinários, avaliação da próstata e bexiga, investigação de tumores de bexiga, entre outros. Quando há alguma lesão suspeita, é retirado um pequeno fragmento por biópsia e enviado para análise por médico patologista.

A cistoscopia é um procedimento realizado em consultório ou centro cirúrgico sob anestesia local ou sedação em que o urologista examina a uretra e a bexiga inteiramente através da introdução de um aparelho fino e longo pela uretra (ótica com câmera). É um exame essencial em pacientes com queixas de hematúria (sangue na urina), estenose de uretra e em alguns casos de HPB onde podemos identificar a causa do sangramento na urina, local do estreitamento uretral e o tamanho do adenoma da próstata. Além disso, podem ser realizados outros procedimentos conjuntos como biópsias, dilatações da uretra, passagem de catéter duplo J, quebra de cálculos na bexiga, entre outros.

Pedro Henrique De Oliveira Filgueira

Cirurgião geral, Urologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Cistoscopia com biopsia de bexiga?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.