Cpre - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é CPRE?

CPRE representa a endoscopia retrógrada cholangio pancreatógrafa. É um exame de raios-X para verificar as vias biliares e pâncreas, que foram preenchidas com contraste para ser capaz de ver. Para a ductos biliares deixar o fígado e secreção pancreática pelo pâncreas. Ambos levam à porção inicial do intestino delgado (duodeno).

Quando é CPRE?

O objetivo deste teste é detectar qualquer doença ou irregularidade dos ductos biliares ou pâncreas.

  • Ela pode servir para localizar e, às vezes remover cálculos biliares presos no duto biliar.
  • Ele também pode detectar infecções, câncer e cirrose hepática.
  • Usados ??para estudar a icterícia, que é quando o paciente se torna amarelo devido à obstrução dos ductos biliares.
  • Para estudar a dor abdominal, quando outros testes não mostram causa.

Além de seus usos diagnósticos, CPRE pode também aliviar a icterícia, para extrair o ducto biliar ou pela colocação de um tubo plástico (stent) através de um estreitamento da porção terminal do ducto biliar.

Como é CPRE?

CPRE é feito no serviço de raios-X de um hospital. Para permitir que o esparelho se mova suavemente o estômago deve estar vazio, o que é conseguido com um jejum de seis horas.

  • Após a explicação do procedimento, o endoscopista pulveriza a parede de trás da garganta com um spray que tem um anestésico local semelhante ao que os dentistas usam, que entorpece a garganta e pode interferir com a deglutição.
  • Um sedativo é injetado na mão ou braço. Não um anestésico verdade, mas aquele que faz com que o paciente se sinta sonolento.
  • Endoscópio especial é colocado na boca, e pede-se que o paciente engula. É como engolir um grande pedaço de comida.
  • Embora a partir desse momento o paciente  muitas vezes não perceba nada, o endoscópio faz o seu caminho através do duodeno. Uma vez lá, um tubo do endoscópio através de um pequeno buraco na parede do duodeno, é inserido os tubos que vêm para a vesícula biliar e pâncreas.
  • O contraste é injetado no duto e radiografias.
  • O endoscopista examina as radiografias.
  • Se há uma pedra no ducto biliar, são capazes de eliminar a dilatação da extremidade distal do conduto e puxando o cálculo.
  • Se há um estreitamento do ducto biliar é inserido um tubo de plástico (stent) para permitir o fluxo da bile para o duodeno.

Após o procedimento, os pacientes permanecem com sono por várias horas. Se uma pedra é removida ou colocação de stent pode ser necessário para passar a noite no hospital.

O quão perigoso é CPRE?

CPRE para fins de diagnóstico é completamente seguro. Pode haver casos excepcionais de alergia ao contraste iodado. Há também um pequeno risco de inflamação do pâncreas (pancreatite) que aparece em 1% dos scans.

CPRE terapêutica (quando o objetivo é tratar) é comparável à cirurgia, embora ainda seguro, há 3% dos doentes que sofrem complicações. As principais são infecção, sangramento e pancreatite. A maioria dse recupera completamente com o tratamento.

Em mulheres grávidas, o líquido de contraste pode danificar o feto. Pessoas com coração, fígado ou doença renal também devem consultar um especialista antes de fazer o teste.

Especialistas - cpre

Encontre um especialista na sua cidade:
Eduardo Franca Pereira

Eduardo Franca Pereira

Gastroenterologista

João Pessoa

Agendar uma visita
Tiago Coelho Martins

Tiago Coelho Martins

Gastroenterologista

Fortaleza

Agendar uma visita
Carlos Alberto Leal Valias

Carlos Alberto Leal Valias

Endoscopista, Gastroenterologista

Montes Claros

Agendar uma visita
Tiago Cardoso

Tiago Cardoso

Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista

Manaus

Agendar uma visita
Karolinni Fontes

Karolinni Fontes

Gastroenterologista

João Pessoa

Agendar uma visita

Perguntas sobre Cpre

Nossos especialistas responderam a 129 perguntas sobre Cpre

Pode ter migrado pra dentro da vesicula biliar ,ou dificil retirada ..avaliar com seu medico uma colangioressonancia ou usg


A CPRE tem como complicação pancreatite aguda. A dieta zero e dosagem de amilase são tratamento e diagnóstico sugestivo de pancreatite respectivamente.Outras complicações como sangramento se…


Boa tarde! Importante saber o motivo que ela realizou a CPRE para uma resposta mais precisa. Porém, se ela é portadora de pedra na vesícula e fez o exame por cálculo no colédoco (ducto que leva…

Especialistas falam sobre CPRE

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE é um procedimento indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas (as vias biliares intra e extra-hepáticas e o canal pancreático principal ou ducto de Wirsung, respectivamente).

Alysson Amaury Cansanção De Souza

Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista

Garanhuns

Quais profissionais realizam Cpre ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.