Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A curetagem semiótica com ou sem dilatação do colo uterino é um exame/método de tratamento que é realizado pelos ginecologistas e obstetras. A curetagem ou dilatação e curetagem (D&C) é uma intervenção cirúrgica que permite retirar os restos do aborto. A curetagem é necessária quando existem complicações após um aborto médico ou aborto espontâneo, por exemplo no caso de infecção ovular (aborto infectado) ou quando o abortamento é incompleto e possa constituir uma ameaça para a mãe. A curetagem exige a dilatação do colo do útero para ter acesso à cavidade uterina. Esta dilatação é feita com instrumentos que se designam de velas. Depois de dilatar o colo do útero faz-se a colheita de material do endométrio ou a evacuação da cavidade uterina com a utilização dum instrumento chamado cureta. Isto é feito nos casos em que existe acumulação de sangue ou proliferação do endométrio. A curetagem pode requerer a prévia anestesia da doente. Quando se trata apenas da colheita de material do endométrio, a anestesia local pode ser suficiente. A boa preparação do colo do útero, com medicamentos que provocam a sua dilatação, pode facilitar a intervenção sem recurso à anestesia. Na evacuação de conteúdo uterino recomenda-se sempre anestesia geral. Tratando-se de ato cirúrgico existe o risco de infecção, de hemorragia ou riscos inerentes à anestesia (geral ou local). Diretamente relacionado com o ato da curetagem, existe o risco de perfuração uterina ou de uma raspagem mais vigorosa que altera as estruturas normais do endométrio e faça com que a doente deixe de menstruar.

Especialistas em curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino

Encontre um especialista em Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino na sua cidade:

Perguntas sobre Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino

Olá. Nunca inicie uma medicação hormonal como a pilula do dia seguinte sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar a pilula do dia seguinte.
A pilula do dia seguinte é uma…
1 respostas

Olá. Curetagem semiótica é indicada quando se tem um sangramento sem causa estabelecida ou até mesmo para parar o sangramento, então o ideal é que ela seja feita logo.
Abraços.
3 respostas

Dra. Elizabete Lourdes Dallago
Dra. Elizabete Lourdes Dallago
Ginecologista, Terapeuta complementar
Maringá
Retorne ao seu profissional para melhor avaliação.
1 respostas

Quais profissionais realizam Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.