Ecocardiograma - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O eco cardiograma é um exame de diagnóstico efetuado por um dispositivo ecocardiográfico, que mostra a estrutura e os movimentos do coração. Especificamente, ele fornece informações sobre a forma, tamanho, força e função das diferentes partes em que o coração é composto por meio de ultra som. Além disso, é comum para realizar um eco cardiograma para verificar o estado do feto durante as primeiras semanas de gestação. Não confundir com o eletrocardiograma, que embora os dois sejam testes cardiovasculares, este mede os impulsos elétricos do bombeamento de coração.

Especialistas em ecocardiograma

Encontre um especialista em Ecocardiograma na sua cidade:
Raquel Coelho

Raquel Coelho

Cardiologista

Salvador

Agendar uma visita
Sergio Paulo Campos Lisboa

Sergio Paulo Campos Lisboa

Cardiologista, Médico clínico geral

Curitiba

Agendar uma visita
Fabio da Cunha Balbão

Fabio da Cunha Balbão

Cardiologista, Médico clínico geral

Mogi Mirim

Agendar uma visita

Perguntas sobre Ecocardiograma

Nossos especialistas responderam a 118 perguntas sobre Ecocardiograma

Especialistas falam sobre Ecocardiograma

O ecocardiograma é o exame de ultrassom do coração. É o exame mais utilizado para fazermos o diagnóstico de cardiopatias congênitas. As cardiopatias congênitas podem ser diagnosticadas intra-útero, ou seja, ainda no pré-natal, através do ecocardiograma fetal, exame que deve ser solicitado na rotina do pré-natal, logo após o ultrassom morfológico, conforme as diretrizes da Sociedade Internacional de Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia. É um exame muito solicitado pelos pediatras quando se ausculta um sopro no coração da criança. Esse exame deve ser realizado, de preferência, por cardiologista pediátrico habilitado em ecocardiografia fetal e pediátrica.

Ecocardiograma é a grosso modo uma ultrassonografia do coração. Vemos a imagem do coraçâo em movimento e avaliamos seu tamanho, forma e determinamos se está aumentado, dilatado, hipertrofiado; se contrai bem, com força, ou não; se apresenta áreas de fibrose, cicatrizes de infartos antigos, ou áreas de contração ruim, indicativas de isquemia do miocárdio. detecta alterações congênitas, doenças nas válvulas. O Doppler mede velocidade e fluxo, calcula área das valvas e auxilia muito no diagnostico. (Todo ECO tem Doppler e colorido, não existem mais aparelhos sem essas tecnologias). Exame não invasivo, muito informativo e pode ser repetido sem nenhum risco para o paciente.

Exame não invasivo que avalia as estruturas cardíacas através de ultrassom fornecendo informações sobre o músculo cardíaco e as valvas do coração.

O Eco é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens estáticas e dinâmicas em tempo real. Permite avaliar aspectos anatômicos e funcionais tantos das paredes quanto da cavidades cardíaca (tamanho das cavidades, espessura das paredes, movimentação das válvulas). Pode ser usado para diagnosticar e acompanhar diversas doenças. O resultado geralmente fica disponível dentro de um dia.

Gracielly Barros

Cardiologista, Médico clínico geral

Cariacica


O Ecocardiograma consiste em um exame de ultrassonografia do coração, um procedimento simples, não invasivo, indolor e geralmente rápido, não exigindo preparo prévio. O procedimento é recomendado para suspeitas de sopro cardíaco, sintomas de palpitação, desmaio, falta de ar, dor torácica ou nos portadores de diversas doenças cardíacas, tais como doenças do músculo cardíaco, insuficiência cardíaca, doenças das válvulas do coração, anomalias congênitas, coração grande, coração fraco.

André Chiga

Cardiologista

São José dos Campos


A Ecocardiografia (ou Ecocardiograma) nada mais é do que o "ultrassom do coração". Trata-se de um exame diagnóstico não invasivo e indolor, sendo um dos principais e mais utilizados recursos da cardiologia. Ele permite ao médico avaliar aspectos anatômicos e funcionais do coração (tamanho das cavidades, espessura das paredes, válvulas cardíacas, etc.). É utilizado para estabelecer o diagnóstico e o grau de gravidade das doenças cardíacas e para o planejamento terapêutico e prognóstico das mesmas. Pode ser empregado na avaliação de pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica, ou nos portadores de diversas doenças cardíacas.

Quais profissionais realizam Ecocardiograma?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.