Escleroterapia com espuma - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - escleroterapia com espuma

Patricia Oliveira Menezes Serrão

Patricia Oliveira Menezes Serrão

Angiologista, Cirurgião geral

Salvador

Agendar uma visita
Bruno Lima de Castro

Bruno Lima de Castro

Angiologista, Cirurgião vascular

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Fabiana Leal de Souza Marques

Fabiana Leal de Souza Marques

Angiologista, Cirurgião vascular

Salvador

Agendar uma visita
Gabriella Sancho

Gabriella Sancho

Angiologista, Cirurgião vascular

João Pessoa

Agendar uma visita

Perguntas sobre Escleroterapia com espuma

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Escleroterapia com espuma

A escleroterapia deve ser sempre feita por um Cirurgião Vascular ,após uma avaliação vascular completa, inclusive com Ultrassom, para detectar vasos maiores, que causam os pequenos vasos.…

Imediatamente ao tratamento de varizes com espuma pedimos para o/a paciente caminhar por alguns minutos, devido ao risco dessa espuma se acumular nas veias mais profundas, existe o risco de uma…

Ola. O tratamento de espuma possui indicações e contra indicações precisas. E não é isento de riscos. Por isso deve ser muito bem avaliado e realizado por médico especialista, bem como o precedimento…

Especialistas falam sobre Escleroterapia com espuma

Pioneira no tratamento com espuma no Brasil, realizando a técnica diferenciada desde 2004.

Solange Seguro Meyge Evangelista

Angiologista, Cirurgião vascular, Internista

Belo Horizonte


É a injeção de medicamentos em forma de espuma dentro dos vasos, causando sua oclusão e posteriormente seu desaparecimento. Diferente da escleroterapia convencional, possibilita o tratamento de vasos maiores, eliminando a necessidade de cirurgia. Todo o tratamento é acompanhado com o uso de ultrassom com dopler ou duplex scan.

Carla Souza Friche

Angiologista, Cirurgião vascular

Belo Horizonte


A escleroterapia com espuma é uma técnica que se aplica no interior das varizes o agente esclerosante líquido polidocanol sob forma de espuma, ou seja misturado com ar após um movimento de vai e vem entre duas seringas. Sob a forma de espuma, o polidocanol induz uma inflamação e fibrose dos vasos e, posteriormente, nosso corpo absorve a veia e ela desaparece. A grande vantagem da espuma é a possibilidade de evitar a cirurgia. E é possível tratar os famosos vasinhos, veias de maior calibre e até pacientes com úlceras por varizes. Esse procedimento é realizado no consultório, sem anestesia, sem internação ou necessidade de repouso.

Catarina Almeida

Cirurgião vascular

Recife


Técnica recentemente empregada no nosso meio, consiste na escleroterapia (aplicação, injeção de medicação no interior dos vasos) realizada com a mistura da medicação com ar. Essa mistura forma uma espuma densa, que é muito mais potente que a medicação pura, e capaz de tratar varizes de calibre muito maior. Sua aplicação pode ser realizada até mesmo nas veias safenas, e em casos selecionados, pode substituir a cirurgia de varizes. Técnica realizada no consultótio, sem necessidade de internação ou anestesia, geralmente com o auxílio do aparelho de ecoDoppler.

Breno França Vieira

Angiologista, Cirurgião vascular

Niterói


Escleroterapia com espuma densa consiste na injeção de substância química (parece uma espuma de barba) dentro de varizes maiores que 4mm e que causam uma irritação local na parede do vasinho causando um flebite química causando o fechamento e cicatrização do vaso e ele desaparece, não circula mais sangue nele ("cola" a veia). A ação é local porque a quantidade injetada é pequena e não chega a atingir a circulação sistêmica. A espuma não é utilizada para vasinhos muito fininhos devido ao risco de pigmentar a pele. (veja vídeos de colegas anexo na página com boa explicação sobre técnicas).

Maira Souza

Angiologista, Cirurgião vascular

Aracaju


Escleroterapia com espuma consiste na injeção de um medicamento na forma de espuma (polidocanol) dentro dos vasos que encontram-se doentes para, através de um processo de esclerose, tratá-los. Essa técnica pode ser utilizada nas veias safenas, nas varizes e mesmo em alguns casos de teleangiectasias (vasinhos).

Ana Bittencourt

Médico acupunturista

Goiânia


A Escleroterapia com Espuma consiste na aplicação de uma substância chamada Polidocanol, que atinge a consistência de espuma após ser misturada com ar. Pode ser utilizada como opção a cirurgia de varizes nos casos de impedimento à cirurgia (idade avançada ou problemas cardíacos , por exemplo). É também utilizada como opção à cirurgia nos casos em que a finalidade do tratamento é estética (nesta situação para tratar as veias reticulares também chamadas de “veias mãezinhas”).

David Pinto

Angiologista, Cirurgião vascular

Fortaleza


O tratamento com espuma consiste na mistura de uma substância esclerosante com o ar, levando à formação da espuma densa que possui um alto poder de tratamento das varizes. O procedimento é bastante efetivo, principalmente para as varizes mais calibrosas, muitas vezes pode ser usado como substituto à cirurgia convencional evitando assim internação hospitalar, cortes e anestesia.

Victor Hugo Lauro Soares

Angiologista, Cirurgião vascular

Fortaleza


O Tratamento de Varizes por Espuma é uma grande alternativa no tratamento desse tipo de veia. Não está indicado para todos os calibres de varizes, portanto é importantíssimo a avaliação prévia com Eco Color Doppler, até mesmo durante o procedimento.

Felipe Silva Da Costa

Angiologista, Cirurgião vascular

Niterói


A espuma densa é um medicamento capaz de tratar algumas varizes mais calibrosas sem a necessidade de cirurgia, no entanto a chance de aparecerem manchas após o tratamento existe. A espuma é muito utilizada para acelerar a cicatrização de úlceras venosas e tratar varizes em pacientes com risco cirúrgico elevado. O procedimento é feito no consultório e as restrições das atividades são mínimas, mas há necessidade de compressão com meias ou ataduras elásticas na área tratada.

Ludmila Bertti Coelho

Angiologista, Cirurgião vascular

Brasília

Quais profissionais realizam Escleroterapia com espuma?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.