Fistulectomia anal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A anal é a retirada cirúrgica da fístula anorretal. As fístulas anais não têm uma causa específica na maioria dos casos. Muitas são consequentes à obstrução dos canais de drenagem de glândulas no canal anal, junto aos esfíncteres anais. Esta obstrução provoca um processo inflamatório. Se forma um trajecto fistuloso com uma abertura na pele, através da qual será drenado o conteúdo. A fístula anorretal é um trajeto anormal, como se fosse um túnel, desde o ânus ou reto até a pele próxima ao ânus, ainda que, ocasionalmente, ele possa ir até outro órgão (p.ex. vagina). Consiste numa uma infecção local dolorosa com secreção permanente. Fístulas anais podem desenvolverse secundariamente a traumatismos perirectais ou anais, fissuras anais, doença de Crohn, , doenças anorectais malignas, tuberculose e outras doenças infecciosas. Em geral, as fístulas anais nas crianças são congénitas. São mais comuns nos rapazes do que nas raparigas. Síntomas das fístulas anais são , dor e outros síntomas típicos de infecção, abcessos recorrentes, secreção de pus ou sangue e tumefacção. No exame da região perianal encontra-se uma área endurecida, avermelhada e dolorosa. O único tratamento eficaz é a cirurgia. Há duas cirurgias básicas: a fistulotomia, que apenas abre a fístula em toda sua extensão, curetando o trajeto, transformando assim a fístula em uma canaleta que cicatriza por segunda intenção, e a fistulectomia anal que retira todo o trajeto fistuloso.

Especialistas - fistulectomia anal

Sérgio Cunha

Sérgio Cunha

Cirurgião geral, Coloproctologista

Guará

Agendar uma visita
Joana Pessoa

Joana Pessoa

Coloproctologista

Salvador

Agendar uma visita
Marcos Hyppolito

Marcos Hyppolito

Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita
Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas sobre Fistulectomia anal

Nossos especialistas responderam a 437 perguntas sobre Fistulectomia anal

Nesse período de pós operatório é usual a saída de secreção anal. Na presença de outros sintomas ou persistência da drenagem de secreção, deverá agendar consulta com seu cirurgião para avaliação…

Boa noite, não é normal sair fezes pelo orifício por onde foi drendo o abscesso, sugiro que procure um especialista para ser avaliado.

Especialistas falam sobre Fistulectomia anal

Fistulectomia anal trata-se da abertura de todo o trajeto da fístula seguido de sua raspagem estimulando uma cicatrização adequada. Entretanto não pode ser aplicada para trajetos profundos, que atravessam a musculatura esfincteriana, podendo levar a incontinência anal. Técnicas minimamente invasivas como o Plug e o recente VAAFT permitem que sejam tratadas sem a realização de cortes, com excelentes resultados.

Ricardo Lourenço

Cirurgião do aparelho digestivo

Campinas

Quais profissionais realizam Fistulectomia anal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.