Gengivoplastia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A gengivoplastia é uma variante para melhorar o sorriso gengival. É uma técnica que remodela a gengiva corrigindo o tamanho e forma para fornecer um sorriso com aparência mais estética e saudável. A forma em que a técnica é executada é a remoção de um pequeno pedaço da gengiva que envolve o dente buscando a harmonia da dentadura.

Especialistas em gengivoplastia

Encontre um especialista em Gengivoplastia na sua cidade:

Perguntas sobre Gengivoplastia

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Gengivoplastia

Dra. Ludmyla Torres
Dra. Ludmyla Torres
Dentista
Viçosa
Não existe valor médio de procedimentos odontológicos. Cada dentista dá seu valor conforme seus custos e formação para o procedimento. Consulte os dentistas de sua região.
1 respostas

Dra. Rafaela Pentagna
Dra. Rafaela Pentagna
Dentista
Rio de Janeiro
Descobrir a causa é fundamental para obter bons resultados estéticos. Retração gengival na maioria das vezes esta ligada à má oclusão.
4 respostas

Tem solução sim com a cirurgia, procure sempre fazer uma avaliação com cirurgião dentista habilitado. Procure por um periodontista, é o especialista responsável por essa área.
4 respostas

Especialistas falam sobre Gengivoplastia

A Gengivoplastia é indicada para os pacientes que possuem o Sorriso Gengival, os dentes pequenos ou que não são proporcionais a face. Alguns casos é necessário fazer também a remoção de um pouco de osso, para que não ocorra recidivas. Pode ser feita tradicionalmente, ou com o auxilio do bisturi elétrico e do laser, a melhor técnica e número de dentes, vão depender do seu caso. E por isto fazer uma consulta inicial é muito importante! So desta forma o profissional poderá passar um orçamento da cirurgia, a correta indicação e definir o melhor tratamento para você. A recuperação geralmente é muito tranquila, e os pontos são removidos com 10 dias, quando necessário.

A gengivoplastia, plástica gengival ou gengivectomia é um procedimento estético que tem sido muito procurado por artistas e pessoas que trabalham com suas imagens. Neste procedimento, removemos o excesso de gengiva que possa estar cobrindo o dente, deixando todo o esmalte dentário aparente. Como resultado, temos dentes mais longos e bonitos. É uma cirurgia realizada no próprio consultório, com anestesia local, e resulta em um ótimo pós-operatório. O paciente não precisa se afastar do trabalho e, geralmente, não apresenta desconforto. Em nosso consultório temos aparelhos de laser que podem acelerar a cicatrização. Em 1 semana a cicatrização está quase completa.

Rowan Vilar

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Um problema gengival bastante comum que prejudica a estética do sorriso é a aumentada exposição de gengiva ao sorrir (sorriso gengival) ou quando a altura da gengiva entre os dentes não é homogênia e esteticamente aceitável (um dente de cada tamanho). Para resolução desses problemas estéticos, cirurgias plásticas gengivais, englobando procedimentos como gengivoplastia e gengivectomia, devem ser realizados. Tais procedimentos podem ser também necessários antes da colocação de lentes de contato de porcelana ou de facetas, a fim de que o resultado estético final do caso seja perfeito. A Dra Fernanda rotineiramente realiza tais procedimentos de forma integrada para tratamentos estéticos.

Fernanda Vieira Ribeiro

Dentista

Barueri


Procedimentos cirúrgicos que visam corrigir desarmonias estéticas no tecido gengival, como por exemplo a retirado excesso de gengiva sobre os elementos dentários (Sorriso Gengival), correção de assimetrias gengivais, escurecimento das gengivas, entre outros. Avaliação da estética gengival é fundamental para maximização de resultados estético em procedimentos em dentes anteriores, como Facetas, Coroas de Porcelana ou Lentes de Contato Dentais. Entretanto muitas vezes a simples correção da estética das gengivas proporciona o resultado esperado pelo paciente sem que haja necessidade de outros procedimentos.

Vitor Nunes

Dentista

Rio de Janeiro


Gengivoplastia se refere a técnicas de cirurgia plástica da gengiva com o objetivo de corrigir qualquer ausência de gengiva (como ocorre nas retrações gengivais), ou excesso de gengiva (quando a quantidade de gengiva é maior que o normal, deixando os dentes menores e a gengiva excessivamente à mostra). A gengivoplastia é um procedimento simples que proporciona grandes benefícios e para que haja um resultado adequado do tratamento, principalmente em casos onde a estética é fundamental.

Para um sorriso harmônico é importante que a gengiva tenha uma relação de contorno ideal com os dentes, espessura e cor satisfatórias e, também, saúde. A Cirurgia Plástica Gengival tem como objetivo promover essas condições.Por meio de simples procedimentos, como o peeling gengival, é possível remover manchas; com os enxertos é possível recobrir raízes expostas e com a gengivoplastia, melhorar o contorno gengival.

Rodrigo Tadashi Martines

Dentista

São Paulo


Gengivoplastia é uma cirurgia que tem como objetivo corrigir a gengiva e o sorriso. Consiste em retirar o excesso de tecido gengival e reconstruir seu contorno ao redor dos dentes. Essa cirurgia, também chamada cirurgia plástica gengival, é recomendada para quem tem o chamado sorriso gengival, ou seja, a exposição exagerada da gengiva ao sorrir.

A Cirurgia de correção de sorriso gengival é um tipo de Cirurgia Plástica Periodontal, nas quais sou Especialista. Bastante requerida antes da realização de facetas ou lentes de contato dentais, para aumentar o tamanho dos dentes, melhorando assim a harmonia do sorriso e sua estética facial. São necessárias radiografias, e uma consulta prévia para fotografias e avaliação do sorriso. Após a cirurgia a cicatrização é rápida, e necessário um repouso de 3 dias.

A cirurgia plástica gengival é simples e rápida, não há pós-operatório, o paciente volta em seguida às suas atividades normais. Em geral, o dentista aplica uma anestesia local e com o bisturí, corta o que está sobrando na gengiva corrigindo inclusive outras imperfeições como gengiva torta – plastia gengival. Cada caso deve ser analisado. Às vezes, somente retirar o excesso da gengiva resolve, mas em casos mais complexos, quando a parte da gengiva que aparece for maior que 8mm, pode ser necessário uma cirurgia maior.

Juliana Pelegrini

Dentista

Campinas


O aumento de coroa clinica estético conhecido popularmente como "gengivoplastia", consiste na remoção da gengiva em excesso que esta cobrindo o dente, com a necessidade ou não de osteoplastia (aplainamento ósseo) e/ou osteotomia (remoção óssea) que esta cobrindo o espaço biológico, onde a gengiva se estabeleceu em excesso, por isso a necessidade das mesmas, pois uma gengivoplastia com somente remoção de gengiva poderá ter ''recidiva" ou seja, a gengiva volta no mesmo lugar que estava tendo insucesso no tratamento, É importante um exame clínico bem detalhado, com sondagem das margens gengivais, radiografias específicas e o mais importante, pegar confiança no profissional.

Gengivoplastia é o nome dado à cirurgia que corrige a gengiva e o sorriso, através da retirada do excesso de tecido gengival e reconstrução do contorno da gengiva ao redor dos dentes. Recomendada para quem mostra mais a gengiva que os dentes ao sorrir, ou tem as gengivas muito grandes (chamado sorriso gengival), para os casos de gengivas muito finas, e em casos de retrações, que acontece quando a gengiva s desloca e expõe a raiz. Esse procedimento é realizado pelo periodontista (especialista em gengivas) no próprio consultório.

A cirurgia plástica periodontal abrange técnicas que tem como objetivo corrigir defeitos nos tecidos moles (gengiva e mucosa) e no tecido duro (osso). Esses defeitos podem ser genéticos ou decorrentes da sequência de erupção dos dentes, da posição dental, da higiene bucal, do trauma de escovação, da perda precoce de dentes de leite, de extrações dentárias, de traumas, de doenças de gengiva e osso e de algumas doenças sistêmicas. Quando bem planejada e executada, ela possibilita a melhora nos resultados funcionais e estéticos, trazendo a satisfação e bem-estar do paciente.

Para pacientes com sorriso gengival, ou seja, com gengiva bem aparente e coroa dos dentes curtas, muitas vezes é necessário fazer uma cirurgia para remover uma parte da gengiva, aumentando assim o tamanho dos dentes. é necessario antes, ua avaliação do paciente para ver se essa é a melhor indicação de seu caso

Quais profissionais realizam Gengivoplastia?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.