Ressecção endoscopica de tumor vesical - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - ressecção endoscopica de tumor vesical

Encontre um especialista na sua cidade:

Perguntas sobre Ressecção endoscopica de tumor vesical

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Ressecção endoscopica de tumor vesical

Olá, não é normal. Retorne com o urologista que te operou para ele te avaliar melhor. À disposição
1 respostas


Ola, tumor vesical é o crescimento de uma lesão na bexiga. É necessario fazer uma ressecção endoscopica do tumor vesical para diagnosticar a lesão e conduzir o tratamento. Abs.
2 respostas


Algum grau de sangramento na urina pode acontecer após os procedimentos citados. Porém, se está sangrando muito recomendo que entre em contato com seu urologista. Um abraco
3 respostas

Especialistas falam sobre Ressecção Endoscopica De Tumor Vesical

O diagnóstico do tumor de bexiga pode ser feito através de exames de imagem como o ultrassom e a tomografia, mas uma cistoscopia, um tipo de endoscopia da bexiga, pode ser necessária. O primeiro tratamento em geral é uma ressecção endoscópica do tumor através do canal da urina. Quando o tumor está superficial sem invadir a musculatura da bexiga, essa ressecção pode ser suficiente. Quando o tumor é mais agressivo, grande ou espalhado na bexiga uma segunda ressecção complementar pode ser necessária. O tratamento pode ser complementado com aplicação de medicamentos dentro da bexiga que visam reduzir a chance do tumor voltar ou evoluir com piora.

Em pacientes idosos com sangramento visível pela urina, o diagnóstico de câncer vesical deve ser sempre suspeitado. Nesses casos, quando na presença de algum pólipo ou vegetação vesical, a ressecção transuretral de bexiga está indicada e serve tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento. Em cerca de 75% dos casos os tumores são superficiais e complementa-se o tratamento com aplicação intra-vesical de BCG. Nos outros 25% dos casos faz-se necessária a remoção completa da bexiga e da próstata, com complementação ou não de quimio e radioterapia. Habitualmente o paciente fica internado durante 2 ou 3 dias e vai para a casa sem sonda.

Tumores de bexiga são mais comuns em pacientes acima de 60 anos, geralmente tabagistas de longa data. Principal sintoma é sangramento na urina, porem hoje em dia muitos diagnósticos são feitos em exames de rotina. Nesse procedimento, um aparelho com câmera é introduzido via uretral até a bexiga. Num primeiro momento, é realizada a filmagem de todas as paredes da bexiga, buscando ver a lesão suspeita e eventualmente visualizar outras lesões possíveis. Depois, com o mesmo aparelho é realizada a ressecção dessa lesão tumoral, com uma alça elétrica pequena. Todos os fragmentos são aspirados e mandados para análise, e qualquer sangramento é cauterizado. Normalmente a internação dura um dia apenas

Gabriel Barbosa Franco

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita

Pacientes que apresentam suspeita de câncer de bexiga, através de exames de ultrassom ou tomografia computadorizada, serão submetidos a cistoscopia. Este exame através de uma pequena câmera introduzida no canal urinário pode ver a característica da lesão e ser realizado uma biópsia, algumas vezes já se realiza este procedimento no centro cirúrgico com anestesia para que já realize a Ressecção Endoscópica de Tumor Vesical, também realizado por aparelhos endoscópicos onde não há cortes. O paciente deverá permanecer com sonda vesical por alguns dias. Caso apresente sangramento urinário procure seu urologista para uma consulta.

É a cirurgia realizada em praticamente todos os casos de tumor na bexiga. O procedimento é realizado com introdução de aparelho pela uretra chamado ressectoscópio, sob anestesia, que visa ressecar o tumor do interior da bexiga e retirar material para a biópsia do médico patologista. A depender das características da biópsia e da agressividade do tumor, o paciente pode ser apenas acompanhado, pode necessitar de novo procedimento endoscópico ou até necessitar de cirurgia mais agressiva, com a retirada completa da bexiga e reconstrução da via urinária.

Quais profissionais realizam Ressecção endoscopica de tumor vesical?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.