• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Quando uma pessoa que possui um marca-passo falece, é comum que o dispositivo seja desativado ou "desligado". Isso geralmente é feito usando um programador específico, que é um dispositivo…

Prezado, as pessoas têm de aproveitar a vida em sua plenitude, não deixar de manter as coisas prazerosas, dentro das limitações impostas por doenças de qualquer natureza. Aos 81 anos, os prazeres…

Os aumentos repentinos e muito expressivos de pressão arterial podem estar relacionados à AVC. O uso de marcapasso nesse caso não está relacionado à pressão arterial.

Boa noite.
A Síndrome de Brugada possui risco de morte súbita. Antes de pensar em retirar ou não trocar a bateria, verifique com um médico especialista em arritmia a sua indicação do…

Prezado (a)
o CDI (Cardiodesfibrilador) foi implantado por causa de arritmias malignas com risco de vida.
Se o CDI for retirado o paciente vai correr o risco de ter morte súbita.

É possível retirar, mas há essa indicação. Se foi implantado, deve-se pensar que existe uma necessidade indiscutível para preservá-lo em seu tórax.

Olá !
As indicações para implante de dispositivos cardíacos eletrônicos (DCEIs), como marcapassos ou o seu CDI, se devem a diagnósticos que não respondem somente ao tratamento com medicamentos…

Se a indicação cirúrgica foi correta, não há como retirar o marcapasso, pois a lesão é definitiva. A retirada do sistema, poderia ocorrer em situações; como no pós-operatório de cirurgia cardiaca,…

Parecer CRM:
"A retirada de dispositivos cardíacos eletrônicos, de pacientes ou cadáveres, é ato médico, devendo ser realizado por médico. O procedimento é obrigatório nos casos de…

O marcapasso qdo bem indicado é tratamento definitivo. Não se retira o marcapasso. Mas é possivel trocar o gerador , qdo a bateria dá sinais de que esta chegando ao fim., neste caso mantemos…