Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é uma sigmoidoscopia?

Sigmoidoscopia é chamada de exploração do final do intestino utilizando um dispositivo óptico especial. Embora o exame possa ser indispensável, é um teste considerado desconfortável pelos pacientes. Geralmente não é doloroso, mas  produz algum desconforto semelhante a intestinal. Esta é uma conseqüência da insuflação de ar no intestino, que é feito no sentido de expandi-lo e vê-lo claramente.

O que fazer antes do teste?

  • Um dia antes de ser administrado um enema para amolecer e passar fezes que estão no final do intestino grosso.
  • O paciente deve ficar em uma mesa deitado geralmente em seu lado com os joelhos dobrados em direção ao seu peito e braços assunto. Isso facilita a introdução e operação do endoscópio através do ânus.

O que acontece durante o teste?

Após a inspeção do reto através da introdução de um dedo (toque retal), o médico insere o sigmoidoscópio (metal ou tubo de plástico) para definir uma pequena câmera e sopra ar para dentro para separar as paredes do intestino. O sigmoidoscópio  lentamente se move para cima, movendo-se em alguns centímetros e, em seguida é removido enquanto é inspecionado em detalhes a superfície da mucosa em busca de , incluindo inflamação, ou tumores. Quando há lesões suspeitas são obtidas amostras para exame microscópico. Pólipos são removidos usando fio e eletrocoagulação (polipectomia). Às vezes é difícil inspecionar o reto com um sigmoidoscópio. O sigmoidoscópio é apenas alguns centímetros de comprimento e pode visualizar com mais precisão os estágios finais do intestino grosso (reto).

Preciso de internação hospitalar?

O teste não exige anestesia, excepcionalmente se levar mais de 10-15 minutos e é feito em nível ambulatorial. O paciente pode deixar o hospital imediatamente após a sigmoidoscopia.

Especialistas - sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide

Sérgio Cunha

Sérgio Cunha

Cirurgião geral, Coloproctologista

Guará

Agendar uma visita
Emanuele Villela Belczak

Emanuele Villela Belczak

Endoscopista, Gastroenterologista

São Paulo

Agendar uma visita
Joana Pessoa

Joana Pessoa

Coloproctologista

Salvador

Agendar uma visita
Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Gastroenterologista

Curitiba

Perguntas sobre Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide

Doença diverticular é uma alteração comum após os 50 anos, normalmente necessita-se somente de acompanhamento seriado e boa alimentação !

Olá!

Pelo que entendi a sua colonoscopia identificou uma alça fixa em cólon sigmóide, certo?

Esse achado se refere a justamente isso, que essa parte do intestino grosso,…

Isso não é uma
Vdd para todos, mas dependendo do caso se está indicado o médico avisa antes e deve estar bem claro o motivo , a indicação. À indicação vem das queixas, antecedentes, ou…

Especialistas falam sobre Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide

A Retossigmoidoscopia é um exame endoscópico de imagem realizado através da observação direta do interior do canal anal, reto e cólon sigmóide. Este exame é realizado no consultório com aparelho rígido descartável. Não requer sedação ou anestesia e, em geral, os pacientes podem retornar às atividades normais após o exame. Ela é capaz de diagnosticar desde patologias simples como hemorróidas, fissuras e fístulas até doenças mais importantes como doenças inflamatórias crônicas, pólipo e neoplasia (tumores).

Paula De Lima E Silva Garcia

Coloproctologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Semelhante à colonoscopia, mas com preparo menos agressivo, onde se avalia os últimos segmentos do cólon.

Carla Camila Rocha

Coloproctologista

Fortaleza


Semelhante à colonoscopia, mas com preparo menos agressivo, onde se avalia os últimos segmentos do cólon.

Bruno Medeiros

Coloproctologista

Fortaleza

Quais profissionais realizam Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.