Teste do olhinho - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Teste do Reflexo Vermelho

Especialistas em teste do olhinho

Encontre um especialista em Teste do Olhinho na sua cidade:
Guilherme da Silva de Luna

Guilherme da Silva de Luna

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Renata Prado

Renata Prado

Oftalmologista

Campinas

Agendar uma visita
Wesley Moreira

Wesley Moreira

Oftalmologista

Sete Lagoas

Agendar uma visita

Perguntas sobre Teste do olhinho

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Teste do olhinho

Boa tarde. O valor do teste do olhinho deve ser o valor de uma consulta médica especializada, variável de acordo com cada profissional.
3 respostas

Boa tarde. Sim, é um teste indispensável para excluir possibilidade de patologias graves ou caso haja alguma alteração, seja possível tratar o mais precoce possível. Não deixe de levá-lo ao seu…
4 respostas

Boa tarde. Não há tempo limite para o exame, no entanto deve ser feito o quanto antes, preferencialmente ao nascimento. Procure seu médico.
3 respostas

Especialistas falam sobre Teste do Olhinho

Exame de fundo do olho com a pupila dilatada realizado nos primeiros dias de vida de um bebe. Deve ser realizado por oftalmologista. Obrigado por lei e é realizado para excluir doenças do olho da criança que pode levar a perda da visão permanente (catarata e glaucoma) ou até perda da vida (tumores).

Monica Rinkevicius Rossi

Oftalmologista

Natal


Exame rápido e indolor - realizado para descartar algumas doenças oculares. Fundamental em todos os recém nascidos, mas normalmente feito na maternidade pelo pediatra.

Ricardo Valente

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

É um programa digital bem sucedido para rastreio de doenças oculares dos recém-nascidos que permite a detecção de doenças com antecedência suficiente para permitir uma intervenção precoce, tais como estimulação visual ou mesmo tratamento cirúrgico. O Teste do Reflexo Vermelho (teste do olhinho Simples) não é o suficiente? O teste do reflexo vermelho (teste do olhinho Simples) é um exame para triagem de doenças oculares em Recém nascidos e pode não identificar algumas destas perturbações visuais, principalmente em fases iniciais, que também podem progredir e levar à perda da visão. Vantagens: - Exame mais preciso - Detecção e tratamento precoce de doenças oculares.

Marcelo Alexandre Agra Cavalcante Costa

Oftalmologista

São Paulo


o teste do reflexo vermelho do olho ou teste do olhinho como é mais conhecido, serve para avaliar e descartar doenças importantes como Retinoblastoma , um câncer de olho que já pode nascer com a criança e catarata congênita por exemplo, ou seja exame de suma importância para o recém nascido pode ser feio desde a maternidade até os 3 meses de vida.

William De Mattos Santussi

Pediatra, Pneumologista

Naviraí


O teste do olhinho é o primeiro exame oftalmológico obrigatório do bebê. Visualiza-se alterações no reflexo vermelho retiniano, usando- se um oftalmoscópio. O principal objetivo nessa faixa etária, é diagnosticar precocemente a catarata congênita.

O teste do olhinho é um teste que deve ser realizado ainda na maternidade, antes da alta hospitalar, e nas consultas seguintes com o pediatra. Com o uso do oftalmoscópio, incide-se um feixe de luz na pupila do bebê, onde haverá um reflexo vermelho, sugerindo a normalidade do teste. Caso haja alteração do mesmo, pode-se suspeitar de algumas doenças, como glaucoma, catarata congênita ou tumores. A detecção precoce dessas patologias, permite intervenção rápida e melhor prognóstico. A realização do teste do olhinho é garantida por lei tanto em maternidades públicas ou privadas.

​É um exame rápido e indolor, que consiste na visualização de um reflexo vermelho, quando um feixe de luz branca ilumina o olho do bebê. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão. Deve ser preferencialmente realizado em todos os bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira (catarata congênita, glaucoma congênito, tumor intra-ocular etc). O diagnóstico precoce possibilita o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

Rosane Corrêa

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Refazemos o teste do olhinho feito na maternidade ,para maior segurança e eficácia.Acompanhamento da visão desde o nascimento.

A criança logo ao nascer deve realizar o Teste do Olhinho (teste do Reflexo Vermelho). Este teste detecta alterações oculares como catarata e glaucoma congênitos e até mesmo doenças graves (retinoblastoma). Como o desenvolvimento visual ocorre nos primeiros anos de vida, qualquer fator que interfira neste momento crítico, determinará déficits visuais irreversíveis, se não forem diagnosticados e tratados precocemente. O Dr. Giovanni é um dos pioneiros na implantação da lei da obrigatoriedade do teste do Olhinho; ele também ministrou cursos ensinando colegas médicos a técnica de realização deste teste.

Giovanni Marcos Travi

Oftalmologista

Porto Alegre

Agendar uma visita

Teste realizado no recém nascido, melhor quando realizado o quanto antes, servindo para descartar a possibilidade de catarata e glaucoma congênito como também o retinoblastoma que é um câncer bem agressivo e que tem que ser tratado o quanto antes. caso exista o glaucoma congênito ja encaminhamos para cirurgia pois nessa fase a criança tem chances de cura. e a catarata consentida o quanto antes resolvida melhor para o desenvolvimento visual.

Juliana Franca Machado Costa

Oftalmologista

Aracaju

Quais profissionais realizam Teste do olhinho?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.