Teste ergométrico - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Avaliação da atividade cardíaca mediante eletrocardiograma, enquanto o paciente se exercita em uma bicicleta ergométrica ou esteira. Este exame de esforço é recomendado para pacientes com suspeita de doença coronária ou valvular e para atletas profissionais.

Especialistas em teste ergométrico

Encontre um especialista em Teste Ergométrico na sua cidade:
Daniela Gouvêa Cunha de Castro

Daniela Gouvêa Cunha de Castro

Médico clínico geral, Geriatra

Brasília

Agendar uma visita
Sergio Paulo Campos Lisboa

Sergio Paulo Campos Lisboa

Cardiologista, Médico clínico geral

Curitiba

Agendar uma visita
Luciana Souza

Luciana Souza

Cardiologista, Médico do esporte

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas sobre Teste ergométrico

Nossos especialistas responderam a 47 perguntas sobre Teste ergométrico

O deficit cronotrópico é o percentual da frequência cardíaca que faltou para atingir a FC máxima esperada para idade. Como dado isolado não tem significado nenhum. Mas precisa ver se é por doença…
3 respostas

Dr. Aristóteles Comte de Alencar Neto
Dr. Aristóteles Comte de Alencar Neto
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá, não é grave. No contexto do seu exame não representa pior prognostico.

O mais importante é se você apresenta algum sintoma e informar seu médico. As vezes o teste ergométrico…
1 respostas

Dr. Marcos Jose Prado Alves
Dr. Marcos Jose Prado Alves
Cirurgião geral, Médico clínico geral
São Paulo
Que no momento seu risco de sofrer uminfarto do coração é insignificante.
1 respostas

Especialistas falam sobre Teste Ergométrico

Exame onde submetemos o paciente a um esforço na esteira ergométrica, procurando alcançar o máximo possível para aquela pessoa. O objetivo é que o coração sendo sobrecarregado, aumentando a pressão e a frequência cardíaca apresente alterações que não foram detectadas em repouso. muito útil em doenças das coronárias, isquemia miocárdica,além de auxiliar também em outras doenças cardíacas. Feito sob monitorização de ECG e pressão, e sempre por um cardiologista, nunca por um técnico.

É um exame utilizado principalmente para o diagnostico e acompanhamento da doença arterial coronária. É realizado com exercício físico obtido na esteira ergométrica associado à monitoração eletrocardiográfica e da pressão arterial.

Shirley Yumi Hayashi

Cardiologista

Curitiba


Teste ergométrico é um exame complementar muitas vezes fundamental para pacientes com alterações cardiológicas, incluindo arritmias cardíacas, tanto para diagnóstico quanto para o acompanhamento terapêutico desses pacientes, e desportistas, para avaliação funcional e capacitação desses indivíduos ao treinamento regular. Consiste em submeter o indivíduo a esforço físico na esteira ergométrica, através de diferentes protocolos de imposição de carga, com aumentos graduais de velocidade e inclinação da esteira. A monitoração do ritmo cardíaco por eletrocardiograma e da pressão arterial e obrigatória durante todo o exame, que é dividido em 3 fases: repouso ou pré-esforço, esforço, e recuperação.

Pedro Henrique Maia Portugal

Cardiologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

O teste ergométrico é um exame não invasivo (não precisa usar catéter na veia) que pode avaliar a capacidade cardiorrespiratória, causas de falta de ar, comportamento da pressão arterial durante o esforço físico, presença de arritmias e possibilidade de isquemia (possivelmente relacionado a placa de gordura que dificulta o fluxo do sangue). Na minha experiência já pude até indicar cateterismo cardíaco (avalia entupimento nas coronárias) e posterior cirurgia de ponte de safena.

Leonardo Freitas Lopes

Cardiologista

Salvador


Também conhecido como teste de esforço, é um ótimo método de avaliação da função miocárdica, demonstrando o comportamento do órgão sob esforço físico. Tem função de avaliar o grau de condicionamento físico, além de diagnóstica de isquemia miocárdica (possibilidade de obstrução de coronárias) e de eventuais arritmias esforço-induzida. A pessoa deve evitar o uso de bebida alcoólica e atividades físicas desde o dia anterior ao exame, além de estresse emocional. O uso de cigarro deve ser evitado pelo menos 2 horas antes do exame. Deve-se vir ao exame em uso de roupas confortáveis, bermuda ou "short", além de calçado confortável, de preferência tênis.

Paulo César Ferreira Dos Santos

Cardiologista, Médico de família

Pará de Minas


O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente em esteira rolante. São observados: os sintomas, o comportamento da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária, a capacidade funcional cardiorrespiratória, detecção de arritmias e de anormalidades da pressão arterial.

Diego Garcia

Cardiologista

São Paulo

Agendar uma visita

Exame utilizado para diagnóstico de doenças cardíacas e avaliação de capacidade de exercício, onde o paciente faz uma caminhada em uma esteira ergométrica, enquanto seu coração em monitorizado. Podemos ver o comportamento do coração no exercício quando exigimos o máximo de sua performance.

Wilson Da Silva Gonçalves Junior

Cardiologista, Intensivista

Cachoeiro de Itapemirim


É um método que nos permite avaliar vários parâmetros do coração. Entre eles: risco de hipertensão, avaliação de arritmias, avaliação de isquemia (entupimento das artérias do coração) e a possibilidade de se orientar exercício físico; para ser realizado na frequência cardíaca ideal para perda de peso e condicionamento do coração. Realizado na esteira ergométrica e observamos os batimentos do coração durante o exercício.

Ricardo Contesini Francisco

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Teste ergométrico?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.