Teste ergométrico - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Avaliação da atividade cardíaca mediante eletrocardiograma, enquanto o paciente se exercita em uma bicicleta ergométrica ou esteira. Este exame de esforço é recomendado para pacientes com suspeita de doença coronária ou valvular e para atletas profissionais.

Especialistas - teste ergométrico

Encontre um especialista na sua cidade:

Perguntas sobre Teste ergométrico

Nossos especialistas responderam a 54 perguntas sobre Teste ergométrico

Seus batimentos cardíacos podem acelerar antes do momento desejado e também pode demorar para ter o desaceleramento esperado.
Isso influencia na interpretação do exame e pode dar algum…
1 respostas


Não está. O grupo de risco para o COVID-19 é composto por pessoas portadoras de hipertensão, diabetes, obesidade, doença coronariana, asma, enfisema pulmonar, insuficiência cardíaca, usuários…
2 respostas


No teste ergométrico são avaliados o eletrocardiograma, a pressão arterial, a frequência cardíaca e os sintomas durante o esforço e na fase de recuperação. Alterações nestes parâmetros podem…
1 respostas

Especialistas falam sobre Teste Ergométrico

Exame onde submetemos o paciente a um esforço na esteira ergométrica, procurando alcançar o máximo possível para aquela pessoa. O objetivo é que o coração sendo sobrecarregado, aumentando a pressão e a frequência cardíaca apresente alterações que não foram detectadas em repouso. muito útil em doenças das coronárias, isquemia miocárdica,além de auxiliar também em outras doenças cardíacas. Feito sob monitorização de ECG e pressão, e sempre por um cardiologista, nunca por um técnico.

É um exame utilizado principalmente para o diagnostico e acompanhamento da doença arterial coronária. É realizado com exercício físico obtido na esteira ergométrica associado à monitoração eletrocardiográfica e da pressão arterial.

Shirley Yumi Hayashi

Cardiologista

Curitiba


Teste ergométrico é um exame complementar muitas vezes fundamental para pacientes com alterações cardiológicas, incluindo arritmias cardíacas, tanto para diagnóstico quanto para o acompanhamento terapêutico desses pacientes, e desportistas, para avaliação funcional e capacitação desses indivíduos ao treinamento regular. Consiste em submeter o indivíduo a esforço físico na esteira ergométrica, através de diferentes protocolos de imposição de carga, com aumentos graduais de velocidade e inclinação da esteira. A monitoração do ritmo cardíaco por eletrocardiograma e da pressão arterial e obrigatória durante todo o exame, que é dividido em 3 fases: repouso ou pré-esforço, esforço, e recuperação.

Pedro Henrique Maia Portugal

Cardiologista, Médico clínico geral

Curitiba


O teste ergométrico é um exame não invasivo (não precisa usar catéter na veia) que pode avaliar a capacidade cardiorrespiratória, causas de falta de ar, comportamento da pressão arterial durante o esforço físico, presença de arritmias e possibilidade de isquemia (possivelmente relacionado a placa de gordura que dificulta o fluxo do sangue). Na minha experiência já pude até indicar cateterismo cardíaco (avalia entupimento nas coronárias) e posterior cirurgia de ponte de safena.

Leonardo Freitas Lopes

Cardiologista

Feira de Santana


Também conhecido como teste de esforço, é um ótimo método de avaliação da função miocárdica, demonstrando o comportamento do órgão sob esforço físico. Tem função de avaliar o grau de condicionamento físico, além de diagnóstica de isquemia miocárdica (possibilidade de obstrução de coronárias) e de eventuais arritmias esforço-induzida. A pessoa deve evitar o uso de bebida alcoólica e atividades físicas desde o dia anterior ao exame, além de estresse emocional. O uso de cigarro deve ser evitado pelo menos 2 horas antes do exame. Deve-se vir ao exame em uso de roupas confortáveis, bermuda ou "short", além de calçado confortável, de preferência tênis.

Paulo César Ferreira Dos Santos

Cardiologista, Médico de família

Pará de Minas


O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente em esteira rolante. São observados: os sintomas, o comportamento da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária, a capacidade funcional cardiorrespiratória, detecção de arritmias e de anormalidades da pressão arterial.

Diego Garcia

Cardiologista

São Paulo

Agendar uma visita

Exame utilizado para diagnóstico de doenças cardíacas e avaliação de capacidade de exercício, onde o paciente faz uma caminhada em uma esteira ergométrica, enquanto seu coração em monitorizado. Podemos ver o comportamento do coração no exercício quando exigimos o máximo de sua performance.

Wilson Da Silva Gonçalves Junior

Cardiologista, Intensivista

Cachoeiro de Itapemirim

Agendar uma visita

É um método que nos permite avaliar vários parâmetros do coração. Entre eles: risco de hipertensão, avaliação de arritmias, avaliação de isquemia (entupimento das artérias do coração) e a possibilidade de se orientar exercício físico; para ser realizado na frequência cardíaca ideal para perda de peso e condicionamento do coração. Realizado na esteira ergométrica e observamos os batimentos do coração durante o exercício.

Ricardo Contesini Francisco

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Quais profissionais realizam Teste ergométrico?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.