Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc)

Rodrigo Faria

Rodrigo Faria

Psiquiatra, Médico clínico geral

Arapongas

Agendar uma visita
Larissa Lemes

Larissa Lemes

Psicanalista, Psicólogo

Porto Seguro

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas sobre Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc)

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc)

Sim, uma das causas (mas não a única) de "pensamentos ruins" persistentes pode ser o transtorno obsessivo-compulsivo. Procure um psiquiatra para avaliação e tratamento. Caso já tenha,…

Olá, que bom que você já iniciou esse acompanhamento para tratar das suas questões. Não sei há quanto tempo e como está esse processo para você, mas pelo seu relato penso que seria importante…

Com certeza há a possibilidade de reduzir seus sintomas e se sofrimento, a ausencia dos pensamentos intrusivos é bastante difícil de se alcançar.

Especialistas falam sobre Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. As obsessões são pensamentos ou impulsos não desejados que retornam repetidamente à mente da pessoa. As obsessões são intrusas, inapropriadas e causam acentuada ansiedade e estresse. As obsessões mais comuns são: contaminação, agressão, religião(escrupulosidade) segurança/prejuízo, necessidade de exatidão e simetria, temores somáticos (corporais). Para aliviar sentimentos desagradáveis decorrente das obsessões, como : ansiedade, nojo, desconforto e outros, a maioria das pessoas com TOC recorre a comportamentos repetitivos denominados compulsões (checagem, limpeza, contagem, estocagem, etc).

É uma situação, onde o paciente padece de pensamentos extremamente invasivos, que por vezes é impossível serem eliminados, mesmo com grande esforço por parte do paciente. Muito comum ocorrer destes pensamentos, acompanharem de sintomas ou rituais. Estes rituais de alguma forma aliviam estes pensamentos e se tornam quase obrigatório para o paciente para se sentir aliviados. Mesmo tendo certeza que muitas vezes esses rituais são excessivos e causam sofrimento, o paciente não consegue os abandonar, por sentir que algo ruim pode ocorrer. É uma situação de grande desconforto, porém atualmente contamos com muitas opções eficazes de tratamento.

Edir Corrêa De Araújo Filho

Psiquiatra

São Paulo


O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é caracterizado por pensamentos intrusivos (que vem à mente contra a vontade do paciente, como "se eu não bater na madeira 3 vezes a minha mãe vai morrer") e comumente são discordantes com a personalidade do paciente (egodistônicos) que geram muita ansiedade e que normalmente são acompanhados de rituais comportamentais motores (como fazer o sinal da cruz) e/ou cognitivos (como rezar 3 vezes ou contar até 10) que tendem a diminuir a ansiedade provocada pelo pensamento intrusivo. É uma doença que costuma responder bem ao tratamento farmacológico e psicoterápico, melhorando muito a qualidade de vida da pessoa que sofre com o TOC.

Geraldo Moreira

Generalista

Recife


O tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) inclui o acompanhamento com Psiquiatra da Infância e Adolescência para o manejo medicamentoso sobretudo com medicamentos que possam auxiliar a melhorar os sintomas do TOC. A psicoeducação das crianças e adolescentes, bem como dos pais também é fundamental. Outra questão importante no tratamento do TOC é o acompanhamento, se possível semanal, em psicoterapia com Psicólogo, já que vários estudos apontam a importância da psicoterapia na possível remissão dos sintomas do TOC. Portanto, procure um Psiquiatra da Infância e Adolescência para avaliação, pois quanto antes iniciarmos o tratamento, menos impacto teremos na vida dos pacientes.

Fernando Brum Batista

Psiquiatra

Foz do Iguaçu

Quais profissionais realizam Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc)?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.