Urofluxometria - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em urofluxometria

Encontre um especialista em Urofluxometria na sua cidade:

Perguntas sobre Urofluxometria

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Urofluxometria

olá um fluxo baixo pode ser sinal de algum disturbio de funcionameto da bexiga ou obstrução do canal da urina
retorne com seu médico para avaliar o resultado do seu exame e iniciar tratamento…
1 respostas

Dr. Marcio Josbete Prado
Dr. Marcio Josbete Prado
Urologista
Salvador
Somente pelo volume urinando não é possível qualquer análise na fluxometria. Não se faz suspeita diagnóstica sem a história clínica.
1 respostas

Boa tarde, para que o exame tenha validade é necessário urinar no mínimo 150ml e não deve passar muito de 500ml, mas cada caso precisa ser avaliado individualmente. A disposição.
2 respostas

Especialistas falam sobre Urofluxometria

O estudo urodinâmico é um exame realizado para avaliar o funcionamento da bexiga e esfíncteres da uretra. Quando indicado, esse exame é essencial para o seu médico definir e predizer a resposta ao tratamento que será proposto. Além disso, é um exame que também pode ser decisivo quanto a indicação ou não de um tratamento cirúrgico.

A urofluxometria é um exame que deve ser realizado em todo o paciente que tiver próstata acima de 30 gramas ou que apresente alguma dificuldade para urinar, principalmente demora pra iniciar a micção, jato urinário fraco ou sensação de resíduo vesical após urinar. O exame é bastante simples, onde o paciente deve urinar em um funil com uma balança que mede a força desta urina. este exame só tem validade se o paciente urinar um volume acima de 100ml de urina, logo o paciente deve estar com a bexiga cheia quando for realizar este exame.

Ronaldo Sergio Sampaio Dantas

Urologista, Cirurgião geral

Salvador

Agendar uma visita

A urofluxometria é um exame simples, indolor, realizado no consultório. O paciente precisa estar bem apertado para fazer xixi, realiza a micção num sistema conectado a um computador. Assim, obtem-se a medição do fluxo urinário num programa de computador e através dele, obtemos informações importantes sobre a micção do paciente.

Marco Dionisio

Urologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A urofluxometria, também chamada de urofluxo, é um exame utilizado para avaliar o volume e a velocidade do fluxo urinário. O exame pode ajudar o médico a identificar a causa pela qual o paciente apresenta micção lenta ou dificuldade para urinar. Em geral, o médico solicitará um exame de urofluxometria se o paciente relatar sintomas de micção lenta ou dificuldade para urinar.Trata-se de um exame rápido e não-invasivo, onde o paciente irá urinar normalmente em um recipiente conectado a um fluxômetro. Para a realização deste exame, é necessário que o paciente esteja com a bexiga moderadamente cheia e, portanto, recomenda-se que o paciente não urine antes de sair de casa e beba água.

A urofluxometria e um exame pouco invasivo que permite obter informações a respeito do fluxo urinário dos pacientes. E pode auxiliar no diagnostico de lesões de uretra e próstata, e também nas disfunções miccionais da infância como a enurese noturna a incontinência urinaria e a retenção urinária.

A urofluxometria é um exame que mede a força do jato urinário. O exame serve para orientar o tratamento de pacientes com sintomas urinários. Pacientes com fluxo urinário baixo podem apresentar problemas de estreitamento do canal da uretra ou da próstata, ou até mesmo perda de contração da bexiga. A principal vantagem da urofluxometria é sua facilidade de realização, pois é um exame rápido, simples e indolor. O paciente deve estar com a bexiga cheia. No exame, o paciente é solicitado a urinar no fluxômetro, um aparelho que se parece com um vaso sanitário comum, que, porém está conectado a um computador. A velocidade do jato é calculada e registrada em um gráfico para análise pelo urologista.

Pedro Henrique De Oliveira Filgueira

Cirurgião geral, Urologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Urofluxometria?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.