Doenças do nervo trigêmeo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças do nervo trigêmeo

Matheus Miranda Mendes

Matheus Miranda Mendes

Neurocirurgião

Santos

Adalberto Santiago de Souza Junior

Adalberto Santiago de Souza Junior

Neurocirurgião

Campo Grande

Samuel Miranda de Moura

Samuel Miranda de Moura

Neurocirurgião

Petrolina

Fernando Levi Alencar Maciel

Fernando Levi Alencar Maciel

Neurocirurgião

Bento Gonçalves

Thaís Melo de Paula

Thaís Melo de Paula

Neurocirurgião

Uberlândia

Marcello Weynes Barros Silva

Marcello Weynes Barros Silva

Neurocirurgião

Sobral

Perguntas sobre Doenças do nervo trigêmeo

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Doenças do nervo trigêmeo


Após um procedimento de balão para tratar a nevralgia do trigêmeo, também conhecido como compressão por balão, é relativamente comum que os pacientes experimentem algumas alterações sensoriais,…

Olá querido(a) paciente, agradecemos o envio da dúvida.
Espero que se encontre bem!

Será um prazer te atender e poder sanar as suas dúvidas.

Se puder por gentileza…

As crises de dores no nervo podem piorar com a mudança climática. Assim como a rinite pode "atacar" na mudança do tempo. Como vc tem essas duas condições. Parecem que uma piora a outra.…

Especialistas falam sobre Doenças Do Nervo Trigêmeo

Uma dor intensa, súbita, no rosto, desencadeada durante a alimentação, ou escovação dos dentes, ou mesmo na forma de crises rápidas e intensas, espontâneas. A dor pode confundir com problemas na boca e por vezes os pacientes procuram dentistas, fazem varios tratamentos dentarios até chegar no neurologista. O descorforto é tanto que pode levar a pessoa e evitar comer e emagrecer, ou ficar desanimada e triste. Há varios tipos de medicamentos e até cirurgia para casos que não melhoram com o tratamento clínico. Analgesicos comuns e antiinflamatórios não costumam aliviar, é preciso consultar um neurologista para avaliar o tratamento mais adequado para cada caso.

Denise Leal

Neurologista

Florianópolis


A neuralgia do trigêmeo é uma dor lancinante, em metade da face, que dura alguns segundos e pode ser desencadeada por estímulos sensitivos como o vento, escovar os dentes, alimentar-se ou mesmo tocar a face. A dor pode ser referida como choque, pontada ou agulhada e é de tal intensidade que freqüentemente leva o paciente a procurar auxílio médico hospitalar com urgência. A causa mais comum desta dor é a compressão do nervo trigêmeo por uma artéria localizada dentro do crânio e que pulsa sobre a raiz nervosa. Outras causas são as idiopáticas (sem causa determinada), secundárias a Esclerose Múltipla (EM) ou a tumores intracranianos.

A neuralgia do trigêmeo é uma doença caracterizada por episódios lancinantes e súbitos de dor na região da face, semelhantes a um choque, que geralmente duram de poucos segundos a dois minutos. Tipicamente, a dor é desencadeada por falar, beber, escovar os dentes, barbear-se, mastigar, ou tocar levemente no rosto e pode ocorrer repetidamente ao longo do dia. O pico de aparecimento é de 60 a 70 anos de idade, sendo incomum antes dos 40 anos. A causa mais comum é pela compressão do nervo por uma alça arterial. Cinco a 10% dos pacientes têm como causa a esclerose múltipla, os tumores cerebrais, as anormalidade da base craniana ou malformação arteriovenosa.

Renvik Demauir

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Tratamos as doenças do nervo trigêmio com o uso da Laserterapia e com Aplicação de Toxina Botulínica.

Ana Cristina Maia De Oliveira

Dentista, Especialista em harmonização orofacial

São José do Rio Preto

Quais profissionais tratam Doenças do nervo trigêmeo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.