André Augusto de Moura Rezende

Psicólogo · Mais

Número de registro: CRP-RJ 05/69244

Experiência

Me chamo André Rezende, sou psicólogo clínico (UFRJ) com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e atendo adolescentes e adultos usando como princípio ético a prática baseada em evidências, onde busco oferecer sempre o melhor tratamento disponível pela ciência, aliado ao respeito pelos valores e preferências do paciente.

De maneira simplificada e breve, a TCC se apoia no modelo cognitivo, que pode ser explicado através de três pilares: a maneira como a gente pensa, a maneira como a gente sente e a maneira como a gente se comporta. A forma como interpretamos as situações está diretamente ligada à maneira como nos sentimos sobre elas, o que vai influenciar na forma como nosso corpo e nós mesmos reagimos. Partindo desse modelo, a TCC entende que a base comum de todos os transtornos psicológicos é, portanto, o pensamento disfuncional.

Com a TCC, o paciente aprenderá a reavaliar os proprios pensamentos e a buscar estratégias mais efetivas para lidar com as dificuldades do dia-a-dia e com emoções difíceis. Por isso, a TCC é uma terapia específica, focada no problema atual do paciente e relativamente breve se comparada à outras formas de terapia.
mais Sobre mim

Abordagem terapêutica

Terapia cognitivo comportamental

Experiência em:

  • Risco de suicídio
  • Atendimento adulto e infantil
  • Atendimento ao público lgbtqia+

Pacientes que trato

Adultos

Serviços e preços

  • Primeira consulta psicologia


  • Teleconsulta


Consultórios (2)

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador
Ed. Tower Center

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com André Augusto De Moura Rezende? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas respondidas

6 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Falar apenas sobre si mesmo, mas só dos defeitos e coisas negativas, ainda sim é um traço narcisista?

Não. O Transtorno de Personalidade Narcisista como o entendemos hoje pela literatura mais recente é marcado por um padrão difuso de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia. Isso pode ser expresso por sensação grandiosa da própria importância, preocupação com fantasias de sucesso ilimitado, crença de ser especial e único, demanda por admiração excessiva, arrogância, entre outros. Falar apenas sobre si mesmo poderia sugerir esse tipo de transtorno somente se o conteúdo fosse relacionado aos elementos descritos acima. Mesmo assim, apenas um sintoma não é suficiente para fechar um diagnóstico, já que os sintomas não são particulares e exclusivos de cada transtorno. Por exemplo, uma pessoa com dificuldades para dormir poderia ter esse problema num transtorno depressivo, por pensamentos de fracasso, ruína, culpa ou perda; num transtorno ansioso, por medo ou preocupação excessivos e despropocionais sobre algum evento (uma prova, uma conversa com o chefe, etc); num transtorno bipolar, pela excitação de um quadro maníaco; e por aí vai. Para uma avaliação mais minuciosa, é fundamental procurar um clínico.

 André Augusto de Moura Rezende

Pergunta sobre Fobia social

A terapia brainspotting e indicado para fobia social ?

As evidências científicas que temos atualmente para o tratamento de fobia social (ou transtorno de ansiedade social) utilizando Brainspotting ou EDMR são promissoras, mas controversas. E o que isso significa?

A primeira linha de tratamento para transtornos ansiosos, incluindo fobia social, é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), com especial ênfase em técnicas de exposição. É especialmente comum nesse tipo de transtorno que as interpretações do paciente a respeito das situações sociais superestimam o seu risco, fazendo-o acreditar que elas são mais ameaçadoras que realmente são. Para promover o alívio dos sintomas e devolver autonomia e qualidade de vida, a TCC sugere que expôr o paciente gradualmente à situações aversivas permite, junto ao terapeuta, reavaliar os pensamentos e crenças sobre a situação temida, construindo uma visão mais realista e adaptativa, o que geralmente leva a diminuição dos sintomas e eventual melhora.

O que o Brainspotting faz? Guia o paciente a fazer movimentos com os olhos, enquanto fica deitado numa maca confortável e fala a respeito dos seus traumas e medos nas situações sociais. É o mesmo tipo de exposição, só que com a firula de ficar mexendo os olhos. Como não é uma terapia necessariamente direcionada à exposição, seus efeitos são relativamente limitados quando comparados à Terapia Cognitivo-Comportamental.

Por isso hoje, com a evidência que temos, a Associação Americana de Psicologia recomenda como melhor evidência para o tratamento de Transtorno de Ansiedade Social (ou fobia social) a Terapia Cognitivo-Comportamental.
Ficou interessado? Entre em contato e agende sua consulta!

 André Augusto de Moura Rezende
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes