Rua Nóbrega, 127 - sala 203, Niterói 24220-330
Possibilidade de emissão de recibos para reembolso de convênio médico.
Caso não encontre horário em minha agenda, entre em contato pelo whatsapp.
20/02/2025
Niterói 1 endereço
Número de registro: CRP RJ 05/50927
13 opiniõesRua Nóbrega, 127 - sala 203, Niterói 24220-330
Possibilidade de emissão de recibos para reembolso de convênio médico.
Caso não encontre horário em minha agenda, entre em contato pelo whatsapp.
20/02/2025
Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!
Dependência química
Para avaliar a dependência química é preciso estar atento à maneira como a droga está sendo administrada, se o uso é compulsivo, perceber de que forma a abstinência é vivenciada, ver a quantidade e seu nível de tolerância, se há abondono de outros interesses em detrimento da droga e se apesar dos efeitos negativos ainda persiste seu uso. Geralmente, os dependentes químicos sofreram uma falha ambiental no seu processo de separação da sua primeira experiência afetiva. O tratamento pela via psicanalítica preconiza um estabelecimento de um vínculo terapêutico profundo que propiciará o sujeito elaborar suas vivências emocionais, desenvolver-se, e, aos poucos, se tornar cada vez mais independente.
Automutilação
Cada vez mais frequente na adolescência, sendo mais comum em meninas, vem assustando familiares, amigos e professores. Se trata de um conjunto de práticas que consiste em fazer cortes e marcas no corpo com giletes, estiletes ou compassos para, através da dor, reduzir e localizar a angústia. Em sua continuidade, acaba sendo ligada à experiência de prazer. A angústia pode ter sua origem nos impasses vivenciados na adolescência, época de luto pelo corpo infantil, das suas idealizações e de produção de um novo corpo ainda indeterminado. Reconhecer esse novo corpo, enfrentar as dificuldades nas relações interpessoais e inventar seu próprio modo de estar na vida faz parte do tratamento.
Bullying
O bullying é uma forma de violência praticada no ambiente escolar (mas não apenas nele) por agressores mais fortes ou em grupo, que se caracteriza por agressões verbais, humilhação, difamação, discriminação, perseguição, isolamento social, violência física, destruição e roubo de objetos pessoais. No cyberbullying, o bullying praticado na internet, conta com o anonimato e os efeitos tomam proporções incontroláveis. Os agressores desqualificam suas vítimas buscando autovalor. Vítimas e testemunhas sofrem calados e acreditando na impunidade. O trabalho psicológico com a vítima é apenas uma parte desse processo que visa envolver a escola, professores, alunos, orientadores educacionais e os pais.
Ansiedade
Segundo a OMS, 9,3% da população brasileira sofre com os transtornos ansiosos. A prática psicanalítica tem se mostrado eficiente no tratamento da ansiedade, no curto, médio ou longo prazo, dependendo da singularidade do caso. Dentro do espectro da angústia, tem como característica a indefinição do objeto, no excesso de expectativa do que está por vir, na tentativa de controlar o imprevisível. Numa busca impossível para que nada dê errado, os ansiosos se afastam do desejo. Para superar o quadro é preciso atravessar a angústia para redimensionar o desejo, produzindo sentido. Fugir com medicações, drogas e outros artifícios, que servem para amortecê-la só adiará ainda mais esse encontro.
13 opiniões
Educada e atenciosa
Conseguiu tirar algumas dúvida de ações que posso está fazendo
Ótimo atendimento e ótima profissional, recomendo.
Andrea Ferioli
Obrigada pela sua opinião, Juliana!
Muito boa profissional. Me sinto ouvido e revigorado depois de cada sessão. Vi avanços em todas as áreas da minha vida. Recomendo ela de olhos fechados.
Andrea Ferioli
Agradeço pela sua opinião e recomendação! Saiba que atribuo também estes avanços a você, pois é condição para este êxito estar comprometido com o processo analítico, e você está! Abs.
Profissional com uma escuta atenta num ambiente acolhedor e harmonioso.
Andrea Ferioli
Agradeço por sua avaliação, Marcia.
Excelente profissional! Tratamento extremamente eficaz.
Andrea Ferioli
Agradeço por expressar a sua opinião!
Super atenciosa com o meu de 12 anos, as consultas eram on line, mas era como se fosse presencial. Ele mesmo quando não queria fazer a consulta, ficava mesmo assim, e após ele dizia que gostava muito de conversar com ela.
Andrea Ferioli
Agradeço pela sua disponibilidade em compartilhar sua opinião e sua parceria no tratamento. O processo psicanalítico requer um certo engajamento e compromisso que seu filho sempre teve e isso é determinante para que o trabalho aconteça! Um abraço para vocês.
É muito acolhedora, tem uma escuta atenta. Desde o primeiro atendimento. O espaço para atendimento também é excelente. Me sinto confortável, segura com a sua maneira de conduzir a consulta!
Andrea Ferioli
Agradeço por compartilhar sua opinião e sua experiência. Parabéns pelo seu comprometimento com seu processo de análise! Abs
Faço acompanhamento há algum tempo e segue sendo fundamental no meu desenvolvimento. Agradeço todo o cuidado e carinho :)
Andrea Ferioli
Parabéns pelo seu processo e o caminho que vem trilhando em sua análise. Obrigada pela disponibilidade em compartilhar sua opinião.
Pontos positivos
desde a primeira consulta senti bastante confiança pra me expor. alem disso, a Andrea tem uma sensibilidade de entender minhas insegurancas sem que eu tenha que falar duas vezes. A flexibilidade com horarios tb é muito boa.
Pontos de melhoria
por enquanto, nada
Andrea Ferioli
Obrigada pela disponibilidade em compartilhar a sua opinião. Parabéns pelo empenho e engajamento no seu processo terapêutico, pois são atitudes fundamentais para o êxito desse trabalho.
Pontos positivos
Amei como eu me senti a vontade para expor meus sentimentos e pensamentos. Ela me passou muita confiança pela sua capacidade profissional, mas mais ainda pela sua capacidade humana. Gostei da maneira como nossas consultas eram conduzidas e de como fui tirada da minha zona de conforto. Evolui muito!!
Pontos de melhoria
Nao existe nada que eu apontaria que necessite de melhora. Pelo contrario. Só tenho elogios!!
Andrea Ferioli
Agradeço pela sua opinião! Fico muito feliz que veja o seu processo analítico dessa forma. Parabéns pelo seu desenvolvimento. Um grande abraço.
68 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Parafilia pode evoluir para transtorno parafilico?
Acho que sua pergunta pode ser respondida com um "sim, em alguns casos". No entanto, esta sua preocupação de que se torne algo patológico seria algo importante de se investigar em um espaço psicoterapêutico. É interessante que você possa falar disso com alguém que tenha uma escuta cuidadosa, ainda que não seja sobre você, mas enquanto algo que te preocupa em uma relação. Estou à disposição! Um abraço.
Gostaria de perguntar aos psicólogos qual é, ou quais são, o(s) melhor(es) campos da psicologia para tratar, dentro de um processo terapêutico, a questão do relacionamento romântico que é abusivo/tóxico. Estou precisando de ajuda para sair dessa situação, já decidi procurar um profissional, mas fico confusa em meio a tantas vertentes.
Não há, dentro do campo da psicologia, uma abordagem teórica ou especialidade que melhor tratará da questão de relacionamentos românticos abusivos/tóxicos. Qualquer profissional da área da psicologia clínica deve estar apto para lidar com questões como estas. Enquanto psicóloga e psicanalista, posso afirmar que a psicanálise tem ferramentas preciosas que podem auxiliar bastante neste trabalho delicado e que envolve muitos sentimentos ambivalentes. Mas, como uma colega falou, a melhor estratégia é que você possa experimentar e sentir se o caminho do processo terapêutico está sendo interessante para você, se você se sente escutada, acolhida, impulsionada a se investigar e a transformar-se, se esse for o seu desejo. Um abraço!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.