Andreia Oliveira do Carmo

Psicólogo · Mais

Goiânia 1 endereço

Número de registro: 09-007406

2 opiniões

Experiência

Ramo da Neurociência, a Neuropsicologia surge diante da necessidade de compreender a relação das funções mentais com os padrões comportamentais apresentados por cada sujeito em sua individualidade.
  Envolta e vislumbrada pelas nuances desta ciência, enveredei-me desde a graduação por este caminho. Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, especialista em Avaliação Neuropsicológica de crianças, adultos e idosos, atuei no CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo) no setor de Neuropsicologia com avaliação e reabilitação neuropsicológica de indivíduos vítimas de lesão encefálica adquirida.
 No Tribunal de Justiça de Goiás no programa Justiça Terapêutica em avaliação de detentos usuários de substâncias psicoativas e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás no ambulatório de psicogeriatria em avaliação neuropsicológica de idosos e ministração de aulas para residentes.
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Neuropsicologia
  • Reabilitação neuropsicológica
  • Avaliação neuropsicológica

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Consultório

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório particular

Rua T-43 Qd. 29 Lt. 01 N.08, Residencial Vale Dos Sonhos , Goiânia 74210-140

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Serviços e preços

  • Consulta Psicologia


  • Laudo Pericial


  • Teste Palográfico de personalidade


  • Teste HTP (House, tree, person)


  • Teste de Trilhas


Artigos

Ansiedade

A ansiedade em níveis adequados nos mobiliza e nos leva para frente, impulsionando-nos a agir antecipadamente, preparando-nos tanto para o futuro quanto para enfrentar uma situação de perigo. No entanto, a exacerbação dos sinais ansiosos podem se transformar em sintomas com grande repercussão nas funções cognitivas, causando diversos prejuízos na vida biopsicossocial do individuo. A atenção e a memória são duas funções mentais comumente afetadas, frente às alterações de neurotransmissores no sistema nervoso central ocasionadas pelos distúrbios de ansiedade.


Demência

A medida que vivenciamos o aumento da expectativa de vida, a prevalência das demências tende a aumentar com o avanço da idade. As síndromes demenciais se caracterizam pela derrocada de habilidades cognitivas causando prejuízo nas atividades rotineiras da pessoa, repercutindo na vida pessoal, social e profissional. A função comumente acometida é a memória, no entanto, para o diagnóstico de demência se faz necessário a presença de declínio de pelo menos mais uma habilidade, seja ela linguagem, praxia, gnosia ou funções executivas. As alterações dessas esferas manifestam-se de forma peculiar, conforme o tipo de demência.


Depressão

A depressão é o transtorno mental que mais causa incapacitações atualmente devido sua grande repercussão na vida pessoal, social, laboral e acadêmica. Apesar do maior acometimento às mulheres, o rebaixamento do humor assola tanto adultos, quanto crianças e idosos. É certo que a sintomatologia se manifesta de forma diferente em cada fase do desenvolvimento, mas é indiscutível as alterações que acompanham este transtorno, como por exemplo: insônia, baixo rendimento no trabalho ou na escola, abulia ou falta de vontade de fazer as coisas, alterações do apetite, etc. Diante desse quadro o paciente precisa ser avaliado para que possa ser orientado e tratado de forma individualizada.


Avaliação neuropsicológica

ANP ou Teste Neuropsicológico trata-se de um processo avaliativo no qual busca-se compreender o funcionamento cognitivo do paciente, englobando tanto as disfunções quanto as potencialidades. Inicialmente realiza-se uma entrevista minuciosa para coleta do máximo de informações possível. Posteriormente da-se a etapa de testagem através da aplicação de instrumentos formais e informais com o intuito de analisar e compreender o desempenho de cada individuo, para que, enfim, seja confeccionado um laudo neuropsicológico descrevendo os resultados quantitativos e qualitativos, sempre levando em consideração o "ser" em sua integralidade e individualidade.

Veja todos os artigos

2 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • P

    Pontos positivos
    A dra Andreia e extremamente competente, atenciosa e carismatica.

     • Consultório particular Altas habilidades  • 

    Andreia Oliveira do Carmo

    Procuro atendê-los sempre pensando em como eu gostaria de ser atendida. Obrigada pelo carinho!


  • P

    Pontos positivos
    Tudo, atendimento de excelência.

     • Consultório particular  • 

    Andreia Oliveira do Carmo

    Obrigada!! Trabalhamos para satisfação de nossos pacientes.


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

12 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Depressão

Antidepressivo pode causar depressao em quem nao tem?

Medicamentos não causam transtornos. Podem ocasionar alterações humor em decorrência dos efeitos colaterais no organismo.

 Andreia Oliveira do Carmo

Pergunta sobre Ansiedade

Meu medico me receitou Atenolol 25 (para tomar a metade) por causa ansiedade, isso pode?

Olá!! Apesar de ser um medicamento da classe dos beta bloqueadores usados para problemas cardíacos, as pesquisas mostram que o Atenolol age em alguns sintomas típicos de ansiedade como palpitações, sudorese e tremor nas mãos, melhorando estas sensações.

 Andreia Oliveira do Carmo
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes