Av. das Américas, 2480 - 216 e 217 - Bloco 1 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro 22640-101
Moderno centro de infusão de imunobiologicos.
Ler mais14/12/2022
Rio de Janeiro 3 endereços
Número de registro: CRM RJ 946354 - TIT ESP CNRM 344889 - Reumatologia RQE 40204
435 opiniõesPacientes deste especialista retornam para outras consultas.
Sou médico reumatologista, referência no tratamento de doenças autoimunes, com atuação no Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF) e formação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tenho mestrado e residência em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o que amplia minha visão para um cuidado integral e individualizado.
Acredito que o melhor tratamento começa com uma boa escuta. Procuro compreender o que cada sintoma representa na vida do paciente e transformar esse conhecimento em um cuidado personalizado, claro e eficaz. Busco sempre construir uma relação de confiança e parceria ao longo de todo o acompanhamento.
Av. das Américas, 2480 - 216 e 217 - Bloco 1 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro 22640-101
Moderno centro de infusão de imunobiologicos.
Ler mais14/12/2022
Síndrome de Sjogren
A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune, na qual células do seu sistema imune reconhecem moléculas do seu organismo como moléculas estranhas e a atacam. Os principais alvos são as glândulas exócrinas, como as glândulas salivares e lacrimais, levando a sintomas como secura nos olhos e na boca. Dores articulares, fadiga, neuropatia e outros sintomas podem surgir. A síndrome de Siogren pode ser leve (apenas síndrome seca) mas pode também levar a manifestações graves. Comumente, a síndrome de Sjögren ocorre junto com outras doenças autoimunes. O acompanhamento da síndrome inclui monitorar complicações, buscar outras doenças associadas e tratar os sintomas para melhorar a qualidade de vida.
Miosite
Miosites ou miopatias inflamatórias são um grupo heterogêneo de doenças que causam inflamação muscular e fraqueza. A fraqueza é principalmente proximal, por exemplo, dificuldade para subir um degrau ou pegar objetos acima da cabeça. Dependendo da doença pode também acometer outros órgãos como pele, pulmão e trato gastrointestinal. O diagnóstico diferencial é bem amplo e envolve além do grupo de doenças das miopatia inflamatórias, as distrofias musculares, miopatias metabólicas e outras doenças raras. O diagnóstico adequado garante não só o melhor tratamento como garante que você não se exponha desnecessariamente a efeitos colaterais de medicamentos que não façam efeito na sua doença.
Espondilite Anquilosante
A espondilite anquilosante faz parte de um grupo de doenças chamadas "espondiloartrites e é uma doença que causa dor e rigidez principalmente nas costas, pescoço e quadris. Começa com inflamação em pontos onde os tendões se inserem no osso, chamados enteses. O reumatologista, através de uma boa história clínica, exame físico, exames de imagem e alguns exames laboratoriais pode fazer um diagnóstico preciso. O tratamento depende dos sintomas e gravidade e tem como objetivo aliviar seus sintomas, ajudá-lo a realizar suas atividades normais. O exercício é uma parte importante do tratamento que também inclui anti-inflamatórios e medicações imunobiológicas.
Lúpus Eritematoso Sistêmico
O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença crônica autoimune que pode afetar várias partes do corpo. A causa do lúpus não é bem compreendida, é provável que haja um componente genético, mas acredita-se que fatores ambientais tenham um papel. As pessoas com lúpus geralmente começam a desenvolver sintomas no início da idade adulta, embora isso possa acontecer em qualquer idade, sendo a doença bem mais comum em mulheres. As pessoas com lúpus apresentam períodos de piora dos sintomas (surtos) intercalados com períodos de melhora dos sintomas (remissão). O lupus não tem cura mas existem tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas, a inflamação e minimizar os danos causados pela doença.
Artrite Reumatóide
A artrite reumatóide é uma doença que causa dor, inchaço e rigidez nas articulações. Trata-se de uma doença autoimune que é quando o sistema de combate a infecções do corpo - o sistema imunológico, "ataca" as articulações. Apesar de acometer as principalmente as articulações, outras partes do corpo também podem ser envolvidas. Existem muitas formas de artrite, o reumatologista é o médico indicado para fazer o diagnóstico e prescrever um tratamento eficaz. O diagnóstico se baseia nas características clínicas, radiológicas, dosagem de anticorpos e marcadores inflamatórios. A artrite reumatoide não tem cura mas com tratamento adequado pode se atingir a remissão e evitar as sequelas da doença.
Artrite Psoriásica
A artrite psoriática é uma forma de artrite inflamatória que pode ocorrer em até 30% dos pacientes com psoríase. A artrite aparece após o início das lesões cutâneas na maioria dos pacientes. No entanto, a artrite precede a doença de pele em aproximadamente 15% dos pacientes, e as lesões de pele estão presentes, mas não foram diagnosticadas em 15%. A artrite psoriásica pode se apresentar de muitas formas diferentes e o diagnóstico precoce bem como tratamento adequado objetivando a remissão da doença é essencial para evitar complicações. Atualmente existem muitos tratamentos disponíveis e o reumatologista deve sempre levar em consideração todos os domínios da doença na escolha do tratamento.
Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!
435 opiniões
Atencioso e extremamente profissional. Obrigada, Dr. Bruno! Sua dedicação tem sido fundamental e tem me ajudado muito no meu tratamento da psoríase.
Atendimento excelente. Médico atencioso, cuidadoso e claro nas explicações. Fui muito bem orientada e me senti segura durante toda a consulta.
A paciente é a minha mulher, ficamos muito seguros com o Dr. Bruno.
Grato
Acessível, disponível, solidário e competente.
Profissional atualizado!
Excelente atendimento muito atencioso e gentil pontual
Ótimas explicações, médico atencioso e bastante aberto ao diálogo sobre as condutas.
Excelente profissional, se preocupa em ajudar a melhor a qualidade de vida da gente.
Muito obrigado.
Tudo muito bom ,estou confiante no tratamento, muito atencioso.
Dr Bruno é um médico extraordinário, cuida da minha mãe com carinho, precisão e respeito, sempre trazendo confiança e paz. Ele faz diferença em cada detalhe e por isso será para sempre o médico dela. Minha gratidão é enorme, Deus abençoe sua vida e seu trabalho.
Um excelente profissional, muito agradável, de boa comunicação, detalhista e atencioso com minha queixa.
46 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Minha filha está grávida de oito meses, tem tiriodite de Hashimoto e os médicos disseram para tomar reuquinol desde já.
Tem algum problema para o bebê?
Não se trata tireoidite de Hashimoto com Reuquinol. Está orientação não está correta. Procure uma segunda opinião.
Um anti- histaminico pode estar a provocar uma crise de Gota?
Não, anti-histamínico não causam crise de gota. Dentre os gatilhos que podem precipitar uma crise de gota estão medicamentos como diuréticos, aspirina, ciclosporina, bebidas alcoólicas, trauma local, cirurgias, infarto agudo do miocárdio e outras doenças agudas. Espero ter ajudado! Na dúvida, procure um reumatologista da sua confiança.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.