Claudia Valois dos Santos

Psicóloga · Mais

Número de registro: CRP 06/100532

42 opiniões
Tempo estimado de resposta:

Experiência

Eu me formei em Psicologia com Ênfase em Processos de Prevenção e Atenção à Saúde em 2009. A minha atividade clínica de psicoterapia tem como objetivo desinstalar a pessoa da sua condição de adversidade para que ela consiga reinventar o seu próprio resgate. O suporte psicológico que eu oferto na minha manifestação profissional está para acolher todo sofrimento de alma originado pela não expressão, pela perda, pela sobrecarga, trauma, exclusão e violência.

Psicoterapia Breve ou Psicoterapia por Tempo Indeterminado. O meu domínico técnico é o da psicoterapia breve. Através de um número reduzido de sessões, os atendimentos são centrados em uma resolutiva de assuntos e conteúdos focais. Também realizo psicoterapia de tempo indeterminado, este direcionamento e avaliação sobre o tempo do processo são dirigidos conforme a queixa e demanda apresentada pelo cliente/paciente. Os meus atendimentos podem ser orientados para os seguintes fins:

▪DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO, que envolve: Anamnese; Avaliação da estrutura e dinâmica da personalidade; Avaliação das características da personalidade e Avaliação Psicológica.
▪SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS, envolve: Psicoterapia em casal; Psicoterapia familiar e Psicoterapia individual.
▪ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA: Acompanhamento e reabilitação profissional e Acompanhamento psicoterapêutico.

O apoio psicológico pode estar intencionado para o manejo, suporte e acompanhamento de pessoas, familiares e cuidadores que vivem e convivem com:

- Transtorno do Espectro da ESQUIZOFRENIA e Outros Transtornos Psicóticos:
- Transtorno (da Personalidade) Esquizotípica; Transtorno Delirante; Transtorno Psicótico Breve; Esquizofrenia e Transtorno Esquizoafetivo.
- Transtorno Relacionados a TRAUMA e a Estressores: Transtorno de Estresse Pós-traumático; Transtorno de Estresse e Transtornos de Adaptação.
- Transtornos de ANSIEDADE: Transtorno de Ansiedade de Separação; Fobia Específica: Ambientais; Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social) e por desempenho; Transtorno de Pânico; Agorafobia; Transtorno de Ansiedade Generalizada e Outro Transtorno de Ansiedade Especificado.
- Transtornos Depressivos (DEPRESSÃO): Com sintomas ansiosos; Com características melancólicas; Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor e Transtorno Depressivo Persistente (Distimia).
- Transtornos da PERSONALIDADE: Paranoide; Esquizoide; Esquizotípica; Antissocial; Borderline; Histriônica; Narcisista; Evitativa; Dependente ou Obsessivo-compulsiva.
- Transtorno BIPOLAR;
- Transtorno Obsessivo-compulsivo e Transtornos Relacionados: Relacionado a tique; Transtorno Dismórfico Corporal; Transtorno de Acumulação; Tricotilomania (Transtorno de Arrancar o Cabelo) e Transtorno de Escoriação (Skin-picking).
- Transtorno de Sintomas Somáticos: Com dor predominante; Transtorno de Ansiedade de Doença e Transtorno Conversivo (Transtorno de Sintomas Neurológicos Funcionais).
- Transtornos Alimentares: Anorexia Nervosa; Bulimia Nervosa e Transtorno de Compulsão Alimentar.

Outras Condições que Podem ser Foco da Atenção Clínica:
- Problemas de Relacionamento: Problemas Relacionados à Educação Familiar; Problema de Relacionamento entre Pais e Filhos e familiares em geral; Criança Afetada por Sofrimento na Relação dos Pais .
- Problemas Conjugais (Casamento; Casal): Sofrimento na Relação com o Cônjuge ou Parceiro Íntimo; Ruptura da Família por Separação ou Divórcio; Nível de Expressão Emocional Alto na Família; Luto sem ou com Complicações.
- Abuso e Negligência: Problemas de Maus-tratos e Negligência Infantil, de Pessoas Vulneráveis, com Limitações em alguma dimensão importante ou incapazes do autocuidado; Abuso Físico Confirmado ou Suspeitado; História pessoal (história anterior) de abuso físico; Abuso Sexual Confirmado ou Suspeitado; História pessoal (história anterior) de abuso psicológico ou Violência Física de Cônjuge ou Parceiro.
- Complicações e Adaptações em situações institucionais: Problema Acadêmico ou Educacional; Problemas Profissionais; Problema Relacionado a Morar Sozinho; Dificuldade de Aculturação; Exclusão ou Rejeição Social; Alvo de Discriminação ou Perseguição Adversa (Percebida); Problemas Relacionados a Outras Circunstâncias Psicossociais, Pessoais e Ambientais e
Exposição a Outras Hostilidades; Os processo psicoterapêuticos tem como perspectiva de acompanhamento para a elaboração de processos e estratégias individuais preventivas do não agravamento dos prejuízos em todas as dimensões da vida, para tanto trabalha-se nos atendimentos:

- orientação ao autodesenvolvimento e ampliação de recursos adaptativos em situações adversas;
- enfrentamento de condições impeditivas da autorealização;
- habilidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com os outros;
- qualidade em todas as possíveis dimensões existenciais de expressão;
- estreitamento limitantes dos recursos de comunicação, socialização.

A minha Especialidade: SITUAÇÕES DE CRISES
A minha especialidade está voltada para situações ou mudanças que produzem estresse significativo nos envolvidos que são interpretadas como crises. A situação de crise é um conjunto de eventos e vivências marcadas por instabilidade e a possibilidade de mudança para uma condição mais caótica referente a condição inicial.

As pessoas podem vivenciar situações de crises quando estão enfrentando fases da vida marcada por experimentação de papéis, mudanças, violências, conflitos ou surgimento de novos valores. Pode-se citar como exemplo de situações de crise, experiências de vida significativas como: desastre, catástrofe, tragédia, divórcio, casamento, perda de um emprego, mudança de carreira ou morte de um membro da família, ou seja, experiências iminentes que produzem estresse e necessita de ajustamentos importantes e da capacidade de responder apropriadamente a situações modificadas ou em modificação. Situações traumatogênicas podem ser resultadas de experiências de violência (seja moral, social ou física), desastre, catástrofe, tragédia, crise e emergência, as pessoas que passam por essa experiência, podem vivenciar sintomas emocionais como: raiva, irritabilidade, ataques de ansiedade, insônia, pesadelos e tendência ao isolamento; sintomas com repercussões comportamentais: perda de interesse na vida, apatia, dificuldade para relaxar, dificuldade de concentração, abuso de substancias químicas; sintomas físicos: dores de cabeça, cansaço, dor e tensão muscular, dores abdominais, taquicardia, perda de apetite e náuseas; sintomas nas relações interpessoais: discussões, tensões nas relações, dependência para tomar decisões, dificuldade de integração social e profissional. Alguns desses sintomas são naturalmente esperados que sejam experimentados logo após o evento, caso se estenda por mais de dois meses, é imprescindível que se busque apoio de um profissional para oferecer suporte.

As respostas a uma vivência de crise, de emergência ou traumatogênicas são individuais e singulares, mas estão sempre integradas em um contexto, podendo causar reações coletivas. O suporte psicológico ofertado por minha clínica, através de uma cuidadosa assistência, vem colaborar para que a pessoa consiga retomar a sua capacidade de coexistir eficientemente, possibilitando que ela consiga fazer avaliações mais precisas do seu dia-a-dia, saindo de uma condição de perplexidade e passando a atuar com a retomada de sua autonomia.

- Hipnose e Hipnoterapia

Eu tenho formação em hipnoterapia pela ACT Institute que possui certificações internacionais em hipnose Ericksoniana pela Milton H. Erickson Foundation (Fundação Milton H. Erickson), American Board of Hypnotherapy – ABH (Conselho Americano de Hipnoterapia), Internacional Hypnosis Association – IHA (Associação Internacional de Hipnose), The American Society of Clinical Hypnosis -ASCH (Sociedade Americana de Hipnose Clínica), The Internacional Society of Clinical Hypnosis - ISH (Sociedade Internacional de Hipnose Clínica) e National Board for Certified Clinical Hypnotherapists (Conselho Nacional de Certificação de Hipnoterapia Clínica). A minha formação foi dirigida diretamente pelo PhD em Psicologia e Pós-doutor em Estresse pós-traumático Stephen Paul Adler, autoridade e ministrante nas Universidade de Nova Iorque, New School for Social Research, National Psychological Association for Psychoanalysis e no National Institute for Psychotherapies; e atuou como diretor internacional da New York Milton H. Erickson Society for Psychotherapy and Hypnosis.

A hipnoterapia ou hipnose clínica consiste em aplicações técnicas de indução de estados hipnóticos com a intenção terapêutica de promover reabilitação, estabilização e bem-estar no que tange saúde mental.

A hipnose é aprovada e regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia pela resolução de número 023/2000 como recurso técnico que pode ser manifestado na atuação do profissional psicólogo.

A hipnoterapia é regimentada e referendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela comunidade científica Internacional e pelo Ministério da Saúde frente a política Nacional de Saúde como práticas integrativas à intervenção psicoterapêutica. Por estratégias que tem como horizonte uma abordagem breve e voltada para a resolutividade focal, o processo de atendimento é orientado por uma perspectiva interventiva de Milton Erickson, percursor de uma clínica que se diferencia da hipnose clássica. A hipnose Ericksoniana se expressa por um percurso cooperativo e colaborativo entre o hipnoterapeuta e a pessoa atendida, em outras palavras, se distingue de sugestões autoritárias proposta pela hipnoterapia tradicional. As estratégias Ericksonianas visam estimular uma auto-regulação que seja promissora através de um instigar das articulações complexas do inconsciente para co-criar recursos que já são familiarizados às pessoas que estão requerendo o suporte psíquico.

Através de narrativas desenvolvidas pelo profissional, o foco está para além de meras revelações íntimas da vida psíquica, e sim um acesso sintetizado de recursos de própria autoria que são mobilizados a favor do paciente.

O psicólogo não se coloca como alguém que pretende ter acesso privilegiado ao universo inconsciente, mas sim alguém que contempla de forma legítima a multiplicidade de sentidos inconscientes e aproveita o potencial para aderir reconhecimento do que já pertence ao paciente. O transe hipnótico é percebido como processo possível para qualquer pessoa que se dispõem a uma concentração, atenção seletiva em atividade mínima para criar um contexto favorável para um engajamento ao processo, ou seja, o discernimento de resistência ao fenômeno não é impeditivo para se beneficiar da interação. A vivência do transe na clínica Ericksoniana que evoca a hipnoterapia supera e contrapõem qualquer crença mística e sensacionalista que se utiliza em apresentações de shows e palco. É um procedimento seguro, eficaz e sem contra-indicação, desde que realizado por profissional habilitado. Espaços Alternativos de Atendimento Psicológico: Clínica sem muros e em Movimento. O apoio psicoterapêutico, geralmente, ocorre em um consultório clínico, ou no domicílio da pessoa a ser atendida, quando essa está incapacitada para locomover-se por se encontrar com a saúde debilitada. Respeitando o momento e a vontade de escolha, a pessoa em tratamento
pode optar ou não para dar continuidade ao processo de atenção em um modelo de atendimento chamado clínica sem muros e em movimento, caso contrário o tratamento permanece no ambiente inicial. Uma clínica sem muros e em movimento, faz da vivência de se experimentar o passear pelo espaço urbano ou pela natureza, um convite do corpo para se deslocar entre o que já é familiar e o que é novo. O processo terapêutico em espaços abertos públicos ou privados permite favorecer um pacto social. O espaço aberto é entendido como restauração do vínculo da pessoa com o mundo circundante. Dessa forma, é possível acolher diversas representações singulares de se estar no mundo, proporcionando ao encontro entre o psicólogo e a pessoa em sofrimento um experimentar do novo e do inusitado, ampliando o compromisso com uma política cotidiana de apreço à vida, dissolvendo-se os limites entre interior e exterior, fazendo com que a pessoa deixe de ser estrangeira para si mesma, ao perceber os detalhes que se revela no percurso, situando-se e construindo um possível para si. A clínica sem muros pode ocorrer em parques, cafés, trilhas em meio a natureza, caminhadas nos espaços urbanos e outros contextos, conforme o projeto terapêutico.
mais Sobre mim

Pacientes que trato

Adultos
Crianças

Formatos de consulta

Presencial Ver locais (5)
Consulta por vídeo

Destaques

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Consultórios (6)

Disponibilidade

Número de telefone

(11) 93489...
Ampliar o mapa abre num novo separador
PADMA | Psicologia Aplicada - Barueri

Alameda Grajaú, 614 | Sala 1401, Alphaville Industrial, Barueri 06454-050

Disponibilidade

Número de telefone

(11) 93489...
Ampliar o mapa abre num novo separador
Ampliar o mapa abre num novo separador
Padma Saúde Mental - Osasco

Av. Hilário Pereira de Souza, Industrial Autonomistas, Osasco 06010-170

Disponibilidade

Número de telefone

(11) 93489...
Ampliar o mapa abre num novo separador
Ampliar o mapa abre num novo separador
Padma Saúde Mental - Jaguariúna

R. Egas Bueno - Centro, Jaguariúna - SP, Centro, Jaguariúna 13820-000

Disponibilidade

Número de telefone

(11) 93489...
Ampliar o mapa abre num novo separador
Ampliar o mapa abre num novo separador
Padma Saúde Mental | Avenida Paulista

Avenida Paulista, Jardim Paulista, São Paulo 01310-928

Disponibilidade

Número de telefone

(11) 93489...
Ampliar o mapa abre num novo separador
Ampliar o mapa abre num novo separador
Padma Saúde Mental - Sorocaba

Rua Miranda Azevedo, Centro, Sorocaba 05027-000

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Número de telefone

(11) 93489...
Ampliar o mapa abre num novo separador

Serviços e preços

  • Atendimento Online em Psicoterapia

    Consultar valores

  • Consulta Psicologia


  • Primeira consulta psicologia


  • Teleconsulta


  • Atendimento em Psicologia


42 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • F

    A minha experiência com a Dra Cláudia foi espetacular. Além da escuta cuidadosa, me deu recursos e caminhos pra seguir em frente diante a maior dificuldade emocional que eu já havia passado, e foi literalmente curando todos os sentimentos de todos os aspectos, um a um, até que resolveu me dar alta, o que eu por mim mesma não queria rsrs.

    Profissional competente e dedicada. Ela realmente ama o que faz e sabe o que está fazendo.

     • Padma Saúde Mental | On-line Atendimento Online em Psicoterapia  • 

  • A

    Claudia super atenciosa e irá ajudar muito nessa minha reconstrução.

     • Padma Saúde Mental | On-line  • 

  • G

    Eu amei ter a experiência de ter a Dra Claudia me acolhendo!!! Que mulher incrível! Obg Dra, por tudo!!!!

     • Padma Saúde Mental | On-line  • 

  • V

    Iniciei meu tratamento com a Valois no meio da pandemia em 2020, em um momento muito critico para mim, após passar por vários psicólogos com diferentes abordagens e ao contrario do meu medo inicial, não me arrependi de dar mais uma chance a psicoterapia.

    A Claudia me acolheu desde a primeira sessão, com uma escuta atenta, trazendo suas observações sempre aliadas com proposições e provocações para transformar o quadro em que me encontrava.

    Com sua ajuda, consegui encontrar respostas, trabalhar meu comportamento perante a depressão e ansiedade, sai da automedicação e pude construir minha individualidade, independência e me reconectar com minha rede de afetos, voltar a sair de casa e viver.

    Ela é uma profissional excepcional, suas referências, modo de enxergar o processo terapêutico criou a conexão necessária para que eu pudesse evoluir, por isso sou muito grata e recomendo de olhos fechados o seu trabalho.

     • Padma Saúde Mental | On-line  • 

  • D

    Foi uma ótima primeira consulta, ansioso para continuar o tratamento.

     • PADMA | Psicologia Aplicada - Barueri  • 

  • C

    Foi a minha primeira consulta, mas me senti super confortável para me abrir.
    Ela conseguiu me acolher e mostrar que vai me ajudar.
    Profissional excelente.

     • PADMA | Psicologia Aplicada - Barueri  • 

  • I

    Eu realmente adorei a primeira consulta. Vamos ver as próximas

     • Padma Saúde Mental | On-line  • 

  • B

    Há quase um ano atrás, eu estava com problemas sérios de ansiedade, estava se escalando para um nível muito maior e decidi procurar um profissional para iniciar meu tratamento e foi onde encontrei a Cláudia, aqui mesmo do Doctoralia.

    Gostei muito de todo o processo, principalmente em nossa primeira consulta, foi acima do esperado, então decidi continuar com ela e foi a melhor escolha que eu fiz.

    A Claudia é uma profissional incrível, meu tratamento tem tido grandes efeitos, sou uma pessoal totalmente diferente comparada a minha primeira consulta e agora.

    O que eu mais gosto nela, é a atenção aos detalhes, ela sempre mantém a ética, o profissionalismo na frente, pesquisas e dados e não é enviesada por crenças e religiões de senso comum, ela te da abertura para falar, desabafar, ser você mesmo e ela vai tratando cada ponto com calma em cada consulta.

    Ela é incrível.

     • Padma Saúde Mental | On-line  • 

  • J

    Claudia é uma profissional excelente, com uma sensibilidade e atenção ao paciente que eu nunca vi antes. Após quase 2 anos passando com ela me sinto finalmente a pessoa que tanto quis ser. Conseguimos juntas cavar fundo os mais extremos territórios dentro do meu ser e subir de volta com todas ferramentas que eu precisava pra encarar a minha extrema ansiedade e outros problemas. A cada sessão eu ficava impressionada em como eu saía com vários insights e ideias, e como ia me transformando a cada dia. O autoconhecimento que obtive das sessões esta me fazendo ir cada dia mais longe, tanto profissionalmente quanto pessoalmente em meus relacionamentos. Serei eternamente grata pelo tanto que a terapia com a Claudia me fez bem e ainda esta fazendo. Ah eu faço todas as sessões online e super funciona e garanto que são efetivas, sendo então um meio de iniciar imediatamente. Eu sempre digo que quem puder fazer terapia, faça, você ira se surpreender o quanto isso vai mudar sua vida para melhor!

     • Padma Saúde Mental | On-line  • 

  • H

    A pessoa que entrou no consultório da Dra Cláudia em 2019 era bem diferente da pessoa que sou hoje. Ao longo desses três anos de terapia, aprendi a lidar muito melhor com a minha insegurança, além da depressão e da ansiedade. Ela é uma pessoa super atenciosa, ótima em entrar no mundo do paciente mas sempre conseguindo nos deixar confortáveis durante o atendimento. Sem dúvidas mudou minha vida, recomendo demais

     • Padma Saúde Mental | On-line Outro  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

17 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Dependência química

Olá, boa noite!
No ano passado descobri que minha filha de 25 anos está fazendo uso de cocaína. Propus a ela a internação, mas ela é muito resistente. Começamos a fazer um tratamento com psiquiatra, mas ela não demonstra nenhum interesse em mudar o seu comportamento, nem deixar o vício. Estou desesperada pois ela está cada dia com uma aparência mais debilitada e emagreceu muito nos últimos 3 meses. Qual o procedimento que devo fazer?

O suporte para a sua filha deve ser construído de forma específica e com um manejo cuidadoso. Esta construção é complexa e pede revisões de várias dimensões para conseguir potencializar ao máximo a atenção que poderá ser ofertada. Exemplifico, deve ser levada em conta todo o contexto que ela está inserida, ou seja, trabalho, família, socialização e etc. Como sua filha se recusa neste instante a ceder ao cuidados integrais eu sugiro que você, mãe, se coloque em acompanhamento psicológico para que um profissional consiga ofertar intervenções sistematizadas com o fim de pensar todos os detalhes envolvidos que o processo exige. É importante também para que assim seja avaliado o como as relações estão estruturadas e o quanto esta condição também coloca você em sofrimento, exigindo assim o seu próprio cuidado. Vivências como estas criam expectativas nebulosas, a exaustão e os afetos exacerbados podem tirar a clareza do como enfrentar e encontrar recursos condizentes. Não fique só, procure apoio.

 Claudia Valois dos Santos

Pergunta sobre Transtornos de ansiedade

Fui abusada pelo meu pai durante três anos e em alguns episódios na adolescência (dos meus 9 aos 12 aproximadamente). Comecei a encarar quando fui embora de casa pra estudar, aos 19. Desde os 17 tomo antidepressivo e ansiolítico e sofro de muitas fobias. Minha pergunta é relacionada a ansiedade noturna, mas que me afeta o tempo todo. Me assusto com muita facilidade. Sonho que estou brigando com ele. ou que estou transando voluntariamente com ele. Chutando ele. Gritando, correndo... Isso a anos. Não aguento mais. Essa situação de pânico me persegue e quando acho que estou melhorando meu corpo me mostra que não. Taquicardia, dor no peito, acordar encharcada de suor. Estou com a sensação de que não vou melhorar. Qual o tratamento eu posso fazer pra terror noturno (alguma forma de amenizar)?

Há percurso importante de tratamento psicoterapêutico a ser realizado frente a tamanho sofrimento. Priorize e formalize um acompanhamento o mais breve possível. Profissionais de psicologia irão conduzir um acolhimento e um processo de apoio que irá propiciar uma reabilitação psíquica referenciada às suas vivências traumatogênicas. Adiar a receber este olhar trará consequências de permanecer imersa num quadro angustiante e você merece potencializar novas perspectivas de enfrentamento e possibilitar dias mais promissores.

 Claudia Valois dos Santos
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes