O que é angina?

Angina de peito é a sensação produzida em parte por um pobre suprimento de sangue no coração. Em latim, asfixia ou angina significa estreiteza. Angina é realmente uma dor esmagadora, uma sensação de peso opressivo, ou uma sensação de aperto no centro do peito por trás do esterno (a área do laço), às vezes no lado esquerdo do peito, e, menos freqüentemente, à direita.

A dor da angina pode irradiar para um ou ambos os braços, mas mais frequentemente o esquerdo, e às vezes pode se sentir como um peso ou dormência no ombro ou no braço. Este sentimento, por vezes, estende-se desde o cotovelo até os dedos, especialmente o dedo mindinho. Em casos raros, angina pode ser experimentada no pescoço, garganta, mandíbula e dentes inferiores, orelhas, estômago, ou entre as escápulas (lâminas). Ao fazer um esforço físico pacientes com angina  também enfrentam dificuldade para respirar, enquanto a dor ou opressão.

Angina ocorre principalmente nas seguintes circunstâncias:

  • Exercícios físicos (caminhada rápida, por exemplo, ou transferência de peso de um lugar para outro).
  • Estresse psicológico.
  • Frio extremo (especialmente se está ventando também).
  • Refeições.

Quando estas ações (gatilhos) param, a dor muitas vezes diminui rapidamente, geralmente dentro de 10 minutos.

O que causa uma angina?

Na maioria dos casos, a causa da angina é a aterosclerose (acúmulo de gordura e perda de elasticidade) das artérias coronárias que transportam o sangue e, portanto, oxigênio e nutrientes para o músculo cardíaco. Aos poucos, o espaço interno do estreitamento coronário, e suas paredes torna-se mais rígido. A conseqüência deste fenômeno é um fluxo reduzido de sangue ao músculo cardíaco.

Normalmente, a aterosclerose coronária mostra quando o músculo cardíaco precisa fornecer mais sangue, como durante o esforço físico. Nesta circunstância, o coração submetido ao esforço e recebe pouco oxigênio, e dor anginosa origina. Em casos graves, podem ser encontrados sintomas de angina em repouso, com as mesmas características descritas acima.

Existem outras causas?

A angina pode ser agravada em algumas das seguintes condições:

  • Aceleração sustentada na freqüência cardíaca (taquicardia).
  • Anemia (baixa de pigmento vermelho do sangue que contêm hemoglobina, que transporta oxigênio por todo o corpo, incluindo o músculo cardíaco).
  • Doença valvar, estenose aórtica especialmente grave (estreitamento da válvula aórtica).
  • Hipertrofia do músculo cardíaco, que ocorre ao longo do tempo em pacientes hipertensos que não tratada adequadamente.
  • Menos comumente, angina devido a espasmos das artérias coronárias, o que pode ocorrer mesmo em pacientes nos quais não há significativa arteriosclerose coronariana.

Quais são os fatores de risco?

Nos países desenvolvidos, a arteriosclerose (endurecimento das artérias aterosclerose causas progressistas) afeta muitas pessoas. Aterosclerose coronária pode começar nas primeiras décadas de vida, e aumenta com a idade. Há muitos fatores de risco que estão associados com o desenvolvimento da aterosclerose:

  • A história familiar de aterosclerose
  • Hipercolesterolemia (colesterol no sangue aumento do colesterol, principalmente LDL chamado)
  • Hipertensão (aumento excessivo da pressão arterial)
  • Fumante
  • Ser do sexo masculino
  • Diabetes tipo 1 e tipo 2
  • Obesidade
  • Estresse
  • Desacostumados com o exercício regular

Como evitar a angina?

Em geral, tente eliminar os fatores de risco mencionados acima. Muitas dessas dicas são geralmente recomendados para todas as pessoas, incluindo aqueles que não têm um risco particularmente elevado cardiovascular. É importante:

  • Ter uma dieta saudável, variada e algumas gorduras animais, incluindo legumes, cereais, produtos ricos em fibras e óleos vegetais. O azeite é altamente recomendado cru, em ensopados, e para fritar.
  • Parar de fumar.
  • Perca peso se você tem excesso de peso.
  • Fazer mais exercícios (caminhada de meia hora cada dia é muito melhor do que não fazer nada).
  • Se você tem diabetes tipo 1 ou tipo 2, ou hipertensão, é importante o tratamento adequado desses transtornos e seguir o conselho do seu médico.
  • Tomando ácido fólico alimentos ricos (frutas e legumes), e cereais matinais fortificados com ele. Em pessoas com fatores de risco, pode valer a pena tomar um suplemento diário de ácido fólico (ver este fim com o seu médico).

Como é angina diagnosticada?

Muitas vezes o diagnóstico é baseado na presença de sintomas típicos, a história clínica, e o alívio rápido dos sintomas de angina quando se coloca  sob a língua uma pílula ou um spray de nitroglicerina.

Quando possível, é também útil  realizar um eletrocardiograma (ECG) antes de ceder a dor. Em qualquer caso, o eletrocardiograma é um exame necessário antes de qualquer suspeita de angina de peito.

Em muitos casos, ser submetido a um teste de estresse, o que envolve a realização de um eletrocardiograma enquanto caminha em uma esteira ou bicicleta de pedais fixos que permitem graduar a intensidade do exercício. Este teste ajuda a determinar se a dor se origina no músculo cardíaco, e, geralmente realizada por um cardiologista em um serviço especializado.

Às vezes é necessário analisar as artérias coronárias pela angiografia coronariana, que envolve a injeção de um meio de contraste radiológico para o sangue através de um tubo plástico que é inserido na artéria femoral logo abaixo da virilha . Então visualize as artérias coronárias por raio-X Geralmente, para este teste são necessários menos de 12 horas da admissão.

Que medidas podem tomar o seu clínico geral e cardiologista?

O papel do clínico geral é muito importante, é identificar fatores de risco, aconselhar os seus pacientes sobre a forma de combatê-los, e decidir quando outros tratamentos são necessários para o colesterol ou pressão arterial elevados não respondem às mudanças no estilo de vida e dieta. Em muitos casos, o clínico geral que detecta angina, solicitou um teste ECG e sangue, e drogas de prescrição originalmente prescritos para aliviar a dor e para reduzir o risco cardiovascular. Normalmente, o clínico geral envia os pacientes com suspeita de angina ao cardiologista , em antecipação a exames especializados que podem ser necessários para melhor avaliação.

Por seu turno, o cardiologista irá realizar os testes específicos necessários para cada evento, além disso, avaliar se é indicado dilatar a artéria coronária (angioplastia), operação realizada através de uma ponta do cateter que leva um balão inflável, e às vezes, nós adicionamos a inserção cônica de uma seção de tubo que se expande (stent). O cardiologista também irá avaliar a necessidade de cirurgia de revascularização, que é juntar   uma artéria no tórax ou veia da perna para a artéria coronária afetada, salvando o trecho dele que tem um fluxo menor de sangue e retornando uma contribuição aceitáveis ??de sangue ao músculo cardíaco mal irrigado. Em muitos casos, angioplastia ou cirurgia de bypass pode melhorar significativamente o prognóstico dos pacientes. O cardiologista também pode ajudar a refinar o tratamento de pacientes com angina, especialmente em situações complexas, quando os pacientes usam vários medicamentos e, quando ele está gravemente doente ou instável.

Como a doença é?

Os depósitos de gordura que estreitam a luz das artérias coronárias são chamados de placas arterioscleróticas. Quando as placas são expostas ao sangue que circula através de uma fenda, a trombose coronária pode ocorrer, o que levará a uma síndrome coronariana aguda. Esta pode ser uma angina instável (angina intensa, prolongada, ou ocorre em repouso), ou infarto do miocárdio (obstrução de uma artéria coronária provoca danos ao músculo cardíaco).

Drogas anti-anginosa

Prevenção de complicações:

A aspirina em doses baixas, reduz a capacidade de um pequeno glóbulo e plaquetas, se colarem umas às outras. Através deste mecanismo, a aspirina ajuda a prevenir coágulos sanguíneos (trombos).

Tratamento da angina de peito:

  • Nitroglicerina por via sublingual (embaixo da língua) comprimidos ou spray para dilatar as artérias coronárias, diminui a carga de trabalho do coração e é útil para aliviar sintomas de angina aguda.
  • Preparações de ação prolongada de nitratos ou nitroglicerina foram usadas para reduzir a freqüência de ataques de angina.
  • Beta-bloqueadores bloqueiam o efeito da adrenalina, e, portanto, os batimentos cardíacos tornam-se mais lentos e diminui a pressão arterial. Isto reduz a necessidade de oxigênio do coração e melhora o fornecimento de sangue ao músculo cardíaco. Beta-bloqueadores também são indicados para proteger o coração após infarto do miocárdio (músculo cardíaco).
  • Bloqueadores dos canais de cálcio relaxam as paredes das artérias coronárias e dilatam de modo que o sangue circula melhor dentro deles. Essas drogas também relaxam ligeiramente o músculo do coração e levam à diminuição da demanda de oxigênio do coração e a pressão sanguínea.

Em numerosas ocasiões, é necessário combinar vários medicamentos para controlar os sintomas de angina, para deter a progressão da doença e minimizar os efeitos secundários que tendem a produzir essas drogas em doses elevadas. É importante adaptar a dose de medicação para as necessidades de cada paciente, evitar padrões rígidos tratamento indicado e tudo o que tem que fazer quando sugir uma crise de angina. Devem ser instruídos sempre no correto uso de nitroglicerina sublingual, e lembrar de renovar os comprimidos ou spray de nitroglicerina com freqüência, uma vez que normalmente o prazo de validade expira dentro de um ano.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa tarde! Cada caso é um caso. Dependendo do caso, os medicamentos ajudam muito na melhora do sintoma não sendo necessário colocação do stent. Já o cateterismo, pode-se fazer outros exames…

Olá, se for nas primeiras semanas após o implante podem ser normais, contudo um médico deve ser contactado para acompanhar e tratar de maneira correta estas situações incômodas.

O eletrocardiograma pode indicar diversas alterações cardíacas, como arrimtias, distúrbios da condução cardíaca, sinais de aumento das câmaras cardíacas e infarto prévio.

Olá. Devemos ter sempre muito cuidado com dor no peito. A presença de fatores de risco como hipertensão e dislipidemia aumentam a probabilidade desses sintomas estarem relacionados sim a aterosclerose.…

A dor anginosa pode ser desencadeado por vários níveis de dores e varia de paciente Lara paciente e o Grau de acometimento nas artérias do coração. Então pode haver desde paciente que só tem…

Procurar atendimento médico novamente para investigação dos seus sintomas.
Dificil te orientar de maneira diferente sem conhecer melhor a sua história e os exames que já deve ter realizado.

Existem várias medicações para controle de angina, porem o uso delas depende de diversas características do paciente. Ainda mais importante que o controle da angina é o tratamento preventivo…

Os sintomas que relata podem estar altamente associados a Angina Pectoris, e preceder uma quadro de IAM. Pare imediatamente de realizar exercícios, e procure um cardiologista com esse relato.…

Olá! Ambos os exames são importantes em uma avaliação cardiológica, dependendo das hipóteses diagnósticas. Pode-se até mesmo haver isquemia e ambos os exames estarem completamente normais. Na…