Perguntas sobre Artrite

O que é artrite?

Artrite significa inflamação de uma articulação. Existem diferentes tipos de artrites inflamatórias e a maioria são, mas também pode ocorrer, ocasionalmente, inflamação articular em doenças degenerativas das articulações, tais como osteoartrite.

Como você sabe que você tem artrite?

Artrite pode ser precedida ou acompanhada de cansaço e fraqueza. Para o tipo mais comum de artrite crônica, artrite reumatóide, a dor nas articulações normalmente começa nas mãos, muitas vezes simultaneamente em ambas, afetando principalmente os dedos.

Além disso:

  • As articulações estão inchadas, vermelhas, duras e dolorosas, devido à reação inflamatória.
  • Pode haver períodos de melhora seguidos por recaídas.
  • A artrite reumatóide pode afetar todas as articulações do corpo, é impossível prever quantos e quais inicialmente podem ser afetados.

Quem corre mais risco de artrite reumatóide?

A causa da artrite reumatóide, embora haja uma teoria, é desencadeada por uma infecção. Isso nunca se foi capaz de provar. Você pode ter um componente hereditário e é três vezes mais comum em mulheres que em homens. A artrite pode ocorrer em qualquer idade, incluindo crianças, mas a artrite reumatóide aparece geralmente entre 30 e 35 anos de idade.

Como é a artrite reumatóide?

O curso da doença é imprevisível e difícil de tratar, mas agora há muitos medicamentos que podem aliviar a dor e retardar a progressão da doença e os danos que ela causa.

Você tem que ajustar periodicamente a medicação, por isso é importante manter contato com o médico.

O tratamento da artrite reumatóide deve ser feito por médicos experientes, porque é diferente para cada pessoa. Portanto, é muitas vezes necessário ser tratado por um especialista.

Se, apesar de medicação e tratamento de fisioterapia produzir permanentes deformidades articulares pode-se utilizar cirurgia ortopédica.

Como podemos melhorar os sintomas?

Seguindo o conselho da Sociedade Espanhola de Reumatologia, recomendamos o seguinte:

  • Evite, se possível uma vida agitada, tanto física como psicologicamente.
  • É conveniente dormir 10/08 horas por noite e acompanhado por um cochilo de 30 minutos.
  • É bom começar o dia com um banho de água quente, ajudará a diminuir a rigidez.
  • Se você pode escolher a atividade de trabalho é bom evitar aquelas atividades que exigem esforço físico, movimentos repetitivos das articulações ou estar de pé muito tempo.
  • Trabalho doméstico; é necessário evitar esticar as mãos (não torcer a roupa lavada, não pegar baldes, etc).
  • Não é apropriado esportes de contato físico ou onde confrontos são freqüentes. Sim, é conveniente nadar e caminhar.
  • Em repouso é aconselhável manter uma postura adequada. Devem ser evitados manter a tensão nas articulações. Deve-se colocar travesseiros sob os joelhos tentando manter braços e pernas estendidas. É aconselhável colocar uma placa embaixo do colchão e um travesseiro baixo.
  • Ao comprar sapatos deve olhar para a qualidade, evitando-se sapatos de plástico ou material sintético. No sapato, o dedo do pé deve ser largo e peito do pé alto o suficiente para evitar o atrito no seu pé. Converse com seu reumatologista sobre a necessidade de usar algum tipo de órteses.
  • A obesidade aumenta o estresse sobre as articulações e é desejável manter um peso saudável.
  • Lembre-se que uma articulação inflamada deve ser mantida em repouso por que não seguir o conselho de amigos e parentes que "o exercício para evitar anquilose". O uso excessivo de uma articulação inflamada provoca danos irreversíveis para os ossos na articulação. Haverá tempo, uma vez passada a fase de inflamação, de exercer movimentos. É desejável para fortalecer os músculos em torno de uma articulação inflamada através dos chamados exercícios isométricos. Estes são para colocar tensão sobre os músculos ao redor da articulação, sem este movimento, por exemplo, para a mesma tensão durante 20 segundos 10 vezes por dia.
  • Você pode usar aparelhos que mantêm a posição correta dos dedos durante a noite (talas), e embora sejam um pouco desconfortável ajuda a prevenir deformidades.

Previsões

Não existe um tratamento padrão para artrite reumatóide. Alguns médicos podem fazer recomendações dietéticas, mas não há evidências de que mudanças na dieta por si só poderia parar o desenvolvimento da artrite.

É importante para pacientes com artrite receberem a ajuda necessária para manter a amplitude de movimentos das articulações e função dos músculos e ter uma vida mais normal possível. Ambos os fisioterapeutas, para ajudar a manter a capacidade física dos pacientes, tais como terapeutas ocupacionais que prestam ajuda e aconselhamento, incluindo utensílios especialmente adaptados às limitações que podem apresentar os pacientes, têm um papel importante em tornar a vida mais fácil para pacientes com artrite.

Nos últimos anos houve progressos no tratamento de artrite, especialmente com o uso de articulações artificiais. No entanto, ainda é possível substituir todas as juntas cirurgicamente, de modo que algumas pessoas ainda têm de conviver com o desconforto produzido pelas articulações deformadas.

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 27 perguntas sobre Artrite

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Perguntas sobre Artrite

Dr. Milton da Silveira Pedreira Neto
Dr. Milton da Silveira Pedreira Neto
Médico clínico geral, Reumatologista
Salvador
Sim , é normal! O que pode ocorrer são vários fatores, o próprio frio da sala, o nervosismo para o exame, e a resposta adrenergica que propicia mais vasoconstrição nas extremidades, mas também…
1 respostas

Boa noite. A Bupropiona não costuma interferir de forma direta com artrites. Grande abraço.
2 respostas

Dr. Alexandre Geranutti Serafim
Dr. Alexandre Geranutti Serafim
Médico clínico geral, Reumatologista
Sorocaba
O diagnóstico da artrite reumatoide depende de sua queixa, exame físico, exames laboratoriais e imagem. Então, dependendo de sua queixa e exame físico, mesmo com exames de sangue normais, achados…
1 respostas

Ambos têm como princípio ativo antiinflamatórios não esteroidais (diclofenaco no tandrilax e cetoprofeno no artrosil). O ideal seria procurar atendimento médico especializado para descobrir a…
2 respostas

Dr. Alexandre Geranutti Serafim
Dr. Alexandre Geranutti Serafim
Médico clínico geral, Reumatologista
Sorocaba
Observe se não está escrito "Uso contiuno" na receita. Se estiver ele deve querer que use até voltar com ele. Mas ligue no consultório dele e pergunte. Tenho certeza que ele lhe esclarecerá.
2 respostas

Olá, internauta! O Dolamin Flex é a combinação de um anti-inflamatório chamado Lisina, com um relaxante muscular chamado ciclobenzaprina. Essa medicação pode trazer um bom alívio para suas dores,…
3 respostas

A artrite idiopática juvenil necessita de tratamento especializado o mais rápido possível para que não piore ou cause sequelas . Procure um reumatologista pediátrico o mais rápido possível .…
1 respostas

Olá, além do que o Dr. Otávio mencionou, acrescento que o estilo de vida, como ficar muito tempo sentado, levantar pesos sem os devidos cuidados, tensão psicológica, e posturas erradas devem…
2 respostas

Prof. Ricardo Azêdo de Luca Montes
Prof. Ricardo Azêdo de Luca Montes
Médico clínico geral, Reumatologista
Rio de Janeiro
Dúvida comum.

A artrite é um sinal percebido pelo médico no exame físico que denota inflamação da articulação.

Alguns sintomas podem estar presentes, o mais comum…
3 respostas

Dra. Amanda Donner Maliki
Dra. Amanda Donner Maliki
Pediatra, Reumatologista
Rio de Janeiro
Olá! O mais provável é que isso seja apenas uma anemia por falta de ferro! Pode ser pela própria doença que também causa anemia. Não fique mostrando os exames do seu filho para outras pessoas…
2 respostas