Artrite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é artrite?

Artrite significa inflamação de uma articulação. Existem diferentes tipos de artrites inflamatórias e a maioria são, mas também pode ocorrer, ocasionalmente, inflamação articular em doenças degenerativas das articulações, tais como osteoartrite.

Como você sabe que você tem artrite?

Artrite pode ser precedida ou acompanhada de cansaço e fraqueza. Para o tipo mais comum de artrite crônica, artrite reumatóide, a dor nas articulações normalmente começa nas mãos, muitas vezes simultaneamente em ambas, afetando principalmente os dedos.

Além disso:

  • As articulações estão inchadas, vermelhas, duras e dolorosas, devido à reação inflamatória.
  • Pode haver períodos de melhora seguidos por recaídas.
  • A artrite reumatóide pode afetar todas as articulações do corpo, é impossível prever quantos e quais inicialmente podem ser afetados.

Quem corre mais risco de artrite reumatóide?

A causa da artrite reumatóide, embora haja uma teoria, é desencadeada por uma infecção. Isso nunca se foi capaz de provar. Você pode ter um componente hereditário e é três vezes mais comum em mulheres que em homens. A artrite pode ocorrer em qualquer idade, incluindo crianças, mas a artrite reumatóide aparece geralmente entre 30 e 35 anos de idade.

Como é a artrite reumatóide?

O curso da doença é imprevisível e difícil de tratar, mas agora há muitos medicamentos que podem aliviar a dor e retardar a progressão da doença e os danos que ela causa.

Você tem que ajustar periodicamente a medicação, por isso é importante manter contato com o médico.

O tratamento da artrite reumatóide deve ser feito por médicos experientes, porque é diferente para cada pessoa. Portanto, é muitas vezes necessário ser tratado por um especialista.

Se, apesar de medicação e tratamento de fisioterapia produzir permanentes deformidades articulares pode-se utilizar cirurgia ortopédica.

Como podemos melhorar os sintomas?

Seguindo o conselho da Sociedade Espanhola de Reumatologia, recomendamos o seguinte:

  • Evite, se possível uma vida agitada, tanto física como psicologicamente.
  • É conveniente dormir 10/08 horas por noite e acompanhado por um cochilo de 30 minutos.
  • É bom começar o dia com um banho de água quente, ajudará a diminuir a rigidez.
  • Se você pode escolher a atividade de trabalho é bom evitar aquelas atividades que exigem esforço físico, movimentos repetitivos das articulações ou estar de pé muito tempo.
  • Trabalho doméstico; é necessário evitar esticar as mãos (não torcer a roupa lavada, não pegar baldes, etc).
  • Não é apropriado esportes de contato físico ou onde confrontos são freqüentes. Sim, é conveniente nadar e caminhar.
  • Em repouso é aconselhável manter uma postura adequada. Devem ser evitados manter a tensão nas articulações. Deve-se colocar travesseiros sob os joelhos tentando manter braços e pernas estendidas. É aconselhável colocar uma placa embaixo do colchão e um travesseiro baixo.
  • Ao comprar sapatos deve olhar para a qualidade, evitando-se sapatos de plástico ou material sintético. No sapato, o dedo do pé deve ser largo e peito do pé alto o suficiente para evitar o atrito no seu pé. Converse com seu reumatologista sobre a necessidade de usar algum tipo de órteses.
  • A obesidade aumenta o estresse sobre as articulações e é desejável manter um peso saudável.
  • Lembre-se que uma articulação inflamada deve ser mantida em repouso por que não seguir o conselho de amigos e parentes que "o exercício para evitar anquilose". O uso excessivo de uma articulação inflamada provoca danos irreversíveis para os ossos na articulação. Haverá tempo, uma vez passada a fase de inflamação, de exercer movimentos. É desejável para fortalecer os músculos em torno de uma articulação inflamada através dos chamados exercícios isométricos. Estes são para colocar tensão sobre os músculos ao redor da articulação, sem este movimento, por exemplo, para a mesma tensão durante 20 segundos 10 vezes por dia.
  • Você pode usar aparelhos que mantêm a posição correta dos dedos durante a noite (talas), e embora sejam um pouco desconfortável ajuda a prevenir deformidades.

Previsões

Não existe um tratamento padrão para artrite reumatóide. Alguns médicos podem fazer recomendações dietéticas, mas não há evidências de que mudanças na dieta por si só poderia parar o desenvolvimento da artrite.

É importante para pacientes com artrite receberem a ajuda necessária para manter a amplitude de movimentos das articulações e função dos músculos e ter uma vida mais normal possível. Ambos os fisioterapeutas, para ajudar a manter a capacidade física dos pacientes, tais como terapeutas ocupacionais que prestam ajuda e aconselhamento, incluindo utensílios especialmente adaptados às limitações que podem apresentar os pacientes, têm um papel importante em tornar a vida mais fácil para pacientes com artrite.

Nos últimos anos houve progressos no tratamento de artrite, especialmente com o uso de articulações artificiais. No entanto, ainda é possível substituir todas as juntas cirurgicamente, de modo que algumas pessoas ainda têm de conviver com o desconforto produzido pelas articulações deformadas.

Especialistas em artrite

Encontre um especialista em Artrite na sua cidade:
Emerson Gimenez

Emerson Gimenez

Reumatologista

São Paulo

Iuri Jivago Leite Guterres

Iuri Jivago Leite Guterres

Médico clínico geral

Canguçu

Tiago Nardi Amaral

Tiago Nardi Amaral

Médico clínico geral, Reumatologista

Campinas

Sergio Eduardo Arone Filho

Sergio Eduardo Arone Filho

Reumatologista

Bauru

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Médico clínico geral

Rio Branco

Thiago Cesar Rocha Azevedo

Thiago Cesar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Artrite

Nossos especialistas responderam a 27 perguntas sobre Artrite

Dr. Milton da Silveira Pedreira Neto
Dr. Milton da Silveira Pedreira Neto
Médico clínico geral, Reumatologista
Salvador
Sim , é normal! O que pode ocorrer são vários fatores, o próprio frio da sala, o nervosismo para o exame, e a resposta adrenergica que propicia mais vasoconstrição nas extremidades, mas também…
1 respostas

Boa noite. A Bupropiona não costuma interferir de forma direta com artrites. Grande abraço.
2 respostas

Dr. Alexandre Geranutti Serafim
Dr. Alexandre Geranutti Serafim
Médico clínico geral, Reumatologista
Sorocaba
O diagnóstico da artrite reumatoide depende de sua queixa, exame físico, exames laboratoriais e imagem. Então, dependendo de sua queixa e exame físico, mesmo com exames de sangue normais, achados…
1 respostas

Especialistas falam sobre Artrite

Artrite significa inflamação da articulação, logo a junta dói, incha, fica quente e vermelha. Diversos reumatismos se manifestam através de artrite, mas cada reumatismo tem uma "preferencia" por algumas articulações do corpo. Diante de um quadro de artrite, é necessária a investigação das causas, diagnóstico diferencial e tratamento das artrites para prevenção das deformidades, assim como acompanhamento com exames periódicos e ajustes nos medicamentos. Teremos um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas, orientações, e emissão de requisições e laudos primando pela excelência, rapidez e eficiência nas respostas e condutas.

Otávio Augusto Gomes Da Paz

Internista, Reumatologista, Médico clínico geral

Belém

Agendar uma visita

Inflamação de uma ou mais articulações, causando dor e rigidez que podem piorar com a idade.

Margareth Liez Saad

Médico clínico geral, Reumatologista

Balneário Barra Do Sul

Agendar uma visita

As artrites são inflamações nas juntas. Apresentam-se na forma de edema/inchaço nas articulações, às vezes com calor (aumento da temperatura da articulação), além de vermelhidão local. É muito importante que seja avaliada por um médico treinado pois algumas causas de artrites podem ser doenças graves e/ou com limitações futuras ao funcionamento articular caso não tratadas e acompanhadas adequadamente.

Rafael Emerich

Reumatologista

Vitória


Inflamação e rigidez das articulações pode ser por infecção:inflamação trauma,cristais como a gota e psoríase.

Vincenzina Santangelo

Reumatologista

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

A artrite é uma das causas mais comuns de dor nas articulações. Existem muitos tipos de artrite, mas a maioria começará com sintomas semelhantes. Esses sintomas podem piorar com o tempo, e embora existam etapas que você pode tomar para evitar a progressão da artrite, você tem que saber que é artrite que está causando sua dor. O sintoma mais comum da artrite é a dor nas articulações. Inchaço de uma articulação pode ocorrer com muitas condições, mas a causa mais comum de inchaço nas articulações é artrite. As pessoas que têm artrite quase sempre sentem rigidez nas articulações. Você pode verificar seu movimento articular comparando-o à articulação no lado oposto.

Mestre Sammy

Quiropraxista, Terapeuta complementar

São Paulo

Agendar uma visita

Dor, edema, calor e vermelhidão são algumas das manifestações da AR, principalmente na mãos e punhos. As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e o paciente pode desenvolver deformidades e incapacidade para praticar atividades diárias que já esta acostumado.

Quais profissionais tratam Artrite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.