O que é um ataque de asma?

A asma é uma doença crônica das vias aéreas  alternando dificuldade respiratória e tosse causada pela inflamação dos brônquios, com períodos relativamente normais. As crises podem ser leves, moderadas ou graves, com uma duração variável de alguns minutos a vários dias, e podem ocorrer a qualquer momento.

Durante um ataque de asma, a inflamação das membranas mucosas que revestem as vias aéreas há a contração ou espasmo dos músculos dos brônquios causando uma diminuição do calibre destas vias, causando falta de ar e chiado.

Quais são os sintomas de asma em crianças?

Os sintomas básicos a suspeitar de asma são: falta de ar, tosse e respiração difícil. No entanto, as crianças podem ter algumas peculiaridades.

Em crianças pequenas, 0-3 anos, os sintomas podem incluir:

  • Ruído (chiado) para respirar o ar
  • Tosse, falta de ar, chiado ou sibilância com o exercício
  • Tosse prolongada, especialmente à noite ou que pioram à noite, não causada por um resfriado
  • Mal-estar
  • Constipações e repetição, que demoram a melhorar.

Em crianças dos 3 aos 15 anos, os sintomas são:

Assobio ruído quando expirar (expulsar) o ar
  • Tosse prolongada, especialmente à noite ou de manhã cedo
  • Noite de vigília com tosse
  • Inatividade, falta de vontade de participar em jogos ou exercícios que exijam esforço físico.

Você sabia que ...

  • 50% das crianças atingidas são curadas com a idade?
  • é a doença crônica mais comum na infância?
  • até 20% das crianças sofrem de algum distúrbio respiratório, mas não desenvolvem asma?

Como é que desencadeia a asma em crianças?

A asma é a doença crônica mais comum em crianças, de modo que entre 1 e 2% das crianças sofrem de ataques de asma na infância, e entre 15 e 20% das crianças sofrem de um ataque de dificuldade de respirar e chiado no peito, mas não desenvolvem asma. No entanto, cerca de 50% de crianças diagnosticadas com asma são curadas ao atingir a idade adulta.

Geralmente, as crianças têm ataques de asma durante os resfriados virais, irritantes e alergia também pode causar-lhe, tais como:

  • Árvores ou o pólen da grama
  • Caspa na pele, cabelo e animal
  • Alimentos como o leite ou ovos
  • Poeira, ácaros
  • Fungos microscópicos.

O que é piora a asma na infância?

Há um número de substâncias irritantes que existem no ambiente que contribuem para a piora da asma.

  • Exposição a substâncias você é alérgico
  • Fumaça (cigarro ou cachimbo)
  • Resfriados comuns
  • Poluição e poeira
  • Esforços e exercício (isso não significa que eles não devem se exercitar, mas antes deve-se aplicar uma medicação específica).

Quando consultar um médico?

Os pais devem levar seus filhos ao médico na mera suspeita que tenham asma, de acordo com os sintomas descritos acima. Se seu filho já está diagnosticado, e a medicação não funciona ou parece torná-lo pior, não hesite em contactar o seu médico, e se há alguma infecção do trato respiratório.

Você deve consultar o médico com urgência se:

  • A criança tem dificuldade em respirar
  • A pele ou lábios mudam de cor e tornam-se muito pálidos ou azulados
  • Falta de ar piora dramaticamente
  • A asma é muito pior do que o habitual.

Como o médico faz o diagnóstico de asma em crianças?

O médico pode diagnosticar através de sintomas que dizem os pais e a criança, bem como ouvir o peito. É útil  medir a capacidade pulmonar através de um medidor de vazão (medidor de fluxo de pico), um dispositivo simples que mede a velocidade com que a criança expele o ar de seus pulmões. Esta medida pode ser feita no escritório e em casa, e é particularmente eficaz em casos muito raros, onde intermitente ou desencadeada pelo exercício ou que se manifestam durante a noite.

No entanto, a melhor ajuda para o diagnóstico é um teste de boa resposta do tratamento é muitas vezes prescritos para sintomas.

Medicação para a asma

Muitas vezes, é necessário administrar medicação para a criança:

  • Eliminar os sintomas, permitindo a reintegração social através de jogos e exercícios
  • Reduzir reações alérgicas no organismo e aliviar a inflamação das vias aéreas
  • Reduzir ou eliminar efeitos a longo prazo de inflamação nos pulmões, permitindo o desenvolvimento normal.

Medicamentos para a asma são, basicamente, aqueles usados ??em adultos, com algumas particularidades. Eles são classificados em dois grupos:

Broncodilatadores

Impacto rápido, relaxa os músculos dos brônquios e aliviam os sintomas, como tosse, chiado e falta de ar. Eles são parte do tratamento de emergência de um ataque de asma aguda.

Anti Inflamatório

Ou profiláticos, que atuam no longo prazo, reduzem a inflamação das vias aéreas.

Ambos os grupos podem ser combinados.

Broncodilatadores

Existem três tipos de drogas:

Beta-agonistas:

agem sobre os receptores nos músculos dos brônquios de pequeno porte, produzindo relaxamento. Ação pode ser curta, 3-4 horas, como o salbutamol ou terbutalina, ou um efeito mais duradouro, como o salmeterol, atingindo até 12 horas e é muito útil para a asma induzida pelo exercício e sintomas noturnos embora não seja adequado para crianças menores de 4 anos. Estas drogas (e em geral todos os administrado por inalação) dependendo da dose inalada,  as crianças são obrigadas a usar os dispositivos e adaptadores que facilitam a administração (câmaras de inalação). Recomenda-se que a enfermeira e / ou o médico recomende o mais adequado para sua idade.

Anticolinérgicos:

como ipratrópio, bloqueam o efeito dos nervos, impedindo que os músculos se contraiam como resultado da estimulação do nervo, o que permite a abertura das vias aéreas. O efeito é pequeno, tão raramente utilizado em crianças como de costume.

Teofilina:

é administrado por via oral, mas por causa de seus efeitos colaterais são preteridos.

Inflamatório

Corticosteróides:

reduzem a inflamação das vias aéreas, e a tendência de contrair o problema. São normalmente inalados, embora nos casos mais graves são usados ??por via oral. Eles são muito eficazes, mas por causa de sua potência e efeitos colaterais devem avaliar bastante bem o seu uso.

Cromonas:

Cromolyn e Nedocromil; também atuam reduzindo a inflamação dos brônquios, e são particularmente adequados na asma leve e em crianças. Eles são administrados por inalação e bem tolerados, mas não têm efeito imediato, assim  não podem ser usados ??em crises.

Receptor antagonistas de leucotrienos:

montelucaste e zafirlukast. São relativamente novos. Bloqueiam a inflamação que causa a contração dos pulmões. No entanto, devido à sua comercialização e uso recente não foram testados em crianças menores de 6 e 12 anos respectivamente, então eles tem pouca utilidade no campo pediátrico.

Quais são as perspectivas de longo prazo?

Como já mencionado no início, 50% das crianças diagnosticadas com asma livram-se da doença à medida que envelhecem, e parece que a asma mais leve é ??mais provável que cure.

Além disso, com tratamento adequado e bem controlado, permite que a criança com asma possa participar como outras crianças em jogos e exercícios normalmente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Bom dia! Pode manter o uso sim, sem nenhuma contra-indicação.

Olá!
Depende muito do grau de controle da asma. Se ele está bem, sem crises há um bom tempo, o médico assistente pode tentar tirar o corticoide inalatorio (clenil) e acompanhar a resposta…

Olá! Sugiro que seu filho seja reavaliado, os médicos específicos pela descrição do caso acima, seriam pneumologista pediátrico e otorrinolaringologista.

Deve perguntar aos seus médicos. Nao e possível nem permitido dar orientações sobre tratamentos, sem conhecer pessoalmente seu caso. E so tome medicaçoes por prescrição medica e, sempre que for…

Não é reação esperada do medicamento., pode estar associado a outros fatores ou outros medicamentos que fez uso também.

O quadro agudo de bronquite, como qualquer outro quadro infeccioso, altera os hábitos da criança. Dentre eles: apetite e o sono. Com a boa evolução da bronquite (melhora), provável que melhore…

o aerolin só vai fazer efeito se estiver em broncoespasmo pq ele é um broncodilatador. caso contrário, ele não vai melhorar a tosse.

Olá! O aerolin pode provocar um pouco de agitação mesmo, não temos como evitar esse efeito colateral relativamente comum. De qualquer maneira teria que se avaliar a dose da medicação e talvez…