O autismo é um transtorno genético do desenvolvimento neurológico que é detectado na infância, quando a criança é incapaz de produzir habilidades sociais: comportamentos verbais e não verbais, interação com os outros, bem como criar emoções e ideias. Especificamente, os especialistas recomendam que tem que se deve estar atento ao progresso da criança entre 18 e 36 meses.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Não sei o que chama de "critérios informais". Pessoas com transtorno do espectro autista apresentam, basicamente, grandes dificuldades de comunicação social e comportamentos rígidos…

Dra. Nathalia Correia Krause Santos
Geneticista, Pediatra
Rio de Janeiro
Para cálculo da possibilidade do risco de recorrência é necessário saber outros fatores : se há causa genética conhecida no irmão, se há fatores de risco adicionais para transtorno do espectro…

Dra. Maria Luiza Gazeau de Moraes Rizzo
Homeopata, Pediatra, Nutrólogo
Atibaia
Olá. Entendo sua preocupação com a alimentação da pequena. O autismo requer tratamento multidisciplinar, com o pediatra, terapeuta especializado em ABA, neuropediatra por vezes TO , depende…

Dr. Lázaro Inácio Araújo Rodrigues
Pediatra, Neurologista pediátrico
Salvador
Sim, uma criança de 3 anos pode ser hiperativa e autista ao mesmo tempo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem coexistir, o…

Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Boa tarde, Eliana. Entendo sua preocupação e estou aqui para ajudar.

Para obter o laudo médico do seu filho autista, é importante seguir algumas orientações baseadas na Resolução…

Dra. Ana Carolina Esposito
Geneticista
Rio de Janeiro
Olá! Seria importante vocês procurarem consulta com médico geneticista para aconselhamento genético e orientações quanto ao risco de ocorrência de possíveis doenças nas futuras gestações.

 Bianca dos Santos Scheifer
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
Olá! É muito nobre da sua parte querer ajudar seu vizinho autista a se socializar e desenvolver sua mente. Existem diversas estratégias que você pode utilizar para ajudá-lo nesse processo. Aqui…

Olá! Apesar da codificação F84.0 no CID-10 ser denominada "Autismo infantil" também pode ser utilizada para adultos diagnosticados tardiamente com o que hoje é denominado TEA (Transtorno…

Olá! Sim, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA - sigla do termo em inglês) é o tratamento mais indicado para pessoas com autismo, sejam elas crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

 Marcelo Santos
Psicanalista, Psicólogo
Recife
Olá! Cada criança é única e reage de maneira diferente a novos ambientes e rotinas. A piora temporária no comportamento é algo comum em muitas crianças durante períodos de transição, como o início…